Cultura - Teatro

CENTRAL DAS ARTES AGENDA DA SEMANA

8 de Dezembro de 2015

7/12- FREEDOM BIG BAND –BIG BAND DO MOVIMENTO ELEFANTES

 8/12 – RETETÉ BIG BAND (Temporada Dezembro)

9/12 – RAFA CASTRO TRIO

10/12 – LEANDRO CABRAL

11/12- ANA LUIZA E LUIS FELIPE GAMA -convidado MAURÍCIO PEREIRA

 

Dia 7 de dezembro – segunda –21h - couvert $ 20,00:FREEDOM BIG BAND – MOVIMENTO ELEFANTES

Freedom Jazz Big Band é uma big band instrumental formada em Abril de 2013.

Formada pelo incentivo do professor Daniel D'Alcantara, através de conversas com seus alunos Claudemir Alves, Wellington Garcia, Wesley Gonzaga.

Freedom Jazz Big Band é formada por 17 músicos paulistanos. Mantendo a tradicional formação,

5 Saxofones, 4 Trombones,4 Trompetes, seção rítmica formada por, guitarra, baixo, piano e bateria.

Uma curiosidade é que dos 17 integrantes , 14 já tocaram ou ainda tocam na Orquestra Jovem Tom Jobim SP (Jazzinha) sob a direção do Maestro Roberto Sion.

Objetivo da big band é divulgar ainda mais  a era do Swing, através de arranjos que marcaram as décadas de 50 a 70. A Freedom Jazz big Band como o próprio nome sugere “LIBERDADE” permite aos músicos de maneira descontraída mostrarem seus improvisos compartilhando com o público.

Suas principais, influências são: Count Basie, Sammy Nestico, Thad Jones entre outros dessa época.

Bom, isso aqui é apenas o começo da nossa história, que podemos perceber a cada ensaio, um amadurecimento coletivo, cheio de novas conquistas.

 

SAXOFONES: Erick Cardeal, Sax Alto, Gustavo Benedetti, ?Sax Alto, Thiago Souza Sax Tenor

Pedro Almeida?Sax Tenor, Felipe Nosor?Sax Barítono.

TROMBONES: Ricardo Martins(Cadola), Evandro Bezerra, Gabriel Bispo e Diego Calderoni.

TROMPETES: Wesley Gonzaga, Claudemir Alves, Welligton Garcia, Jeremias Bernado.?

GUITARRA: André Peloso. PIANO: André Repiso. BATERIA: Marcus Simon. CONTRABAIXO:

Fábio Martinez. (sujeito a alterações).

 

Dia 8 de dezembro – terça –21h - couvert $ 20,00: RETETÉ BIG BAND (Temporada Dezembro)

A Reteté Big Band, liderada pelos músicos, Thiago Alves e Paulo Malheiros, se apresenta na Central das Artes em Dezembro, às terças, nos dias 01, 08 e 15.Desde a sua fundação, em 2006, o grupo vem se destacando na cena musical paulistana, apresentando um repertório com músicas próprias, hinos tradicionais e standards de jazz, com arranjos do Paulo Malheiros, Carlos C. Iafelice, Alexandre Mihanovich e dos mestres, Thad Jones e Oliver Nelson. Fez parte do coletivo de bandas Movimento Elefantes (2009-2012), ganhou o concurso “Novos Talentos” do Savassi Jazz Festival (2012), e nesse ano, 2015, lançou seu primeiro disco, intitulado “Chama Viva”. Renomados músicos, como Sidmar Vieira, Jorginho Neto, Jota P. e Cássio Ferreira, fazem parte da banda.

 

Dia 9 de dezembro – quarta –21h - couvert $ 20,00: RAFA CASTRO TRIO

 

O mineiro Rafa Castro (compositor, instrumentista, arranjador e cantautor), destaque da música mineira, chega em 2015 ao seu quarto disco, e tem traçado um caminho de exploração do piano em todas as suas possibilidades, prezando pela liberdade de criação e consolidado sua forma composicional de forma abrangente, com forte influência da música instrumental mineira.

Apresentando um trabalho autoral inédito, além de releituras do cancioneiro popular brasileiro, o pianista Rafa Castro vem se destacando no cenário mineiro como um dos grandes nomes de sua geração. Vencedor do Prêmio BDMG Jovem Instrumentista (2011), e atração de inumeros festivais de Jazz em seu estado, lista em seu currículo shows e gravações ao lado de figuras como Carlos Malta, Márcio Bahia, o grupo Darandinos e Túlio Mourão, com quem esta em tour de lançamento do Cd e Dvd Teias - duo de pianos marcando um encontro de gerações – que foi pré selecionado ao prêmio da Música Brasileira desse ano. 

Desta vez, ao lado Igor Pimenta(Baixo Acústico) e Gabriel Altério(Bateria), músicos reconhecidos nos palcos de São Paulo, Rafa selecionou algumas de suas mais belas composições. Numa roupagem moderna e livre, embasada no jazz e na MPB, canções sem letra prometem levar o público a uma atmosfera de encantamento e descobertas.

O espetáculo, marca a estreia de parcerias e novos temas de Rafa Castro, reafirmando não só as melhores impressões apontadas a seu respeito como executante, mas deixando ver por completo a faceta de compositor da nova música brasileira.

 

https://www.youtube.com/watch?v=Ju24ry8uVxc

https://www.youtube.com/watch?v=AwOfNr94n0w

 

 

Dia 10 de dezembro – quinta –21h - couvert $ 20,00: LEANDRO CABRAL

“Sobre Tradição” é o primeiro mini-álbum de carreira do pianista e compositor Leandro Cabral. Nele, há abordagens contemporâneas para grandes clássicos da música popular brasileira e estadunidense.

As conhecidas melodias gravadas no inconsciente coletivo possibilitam uma interpretação livre na apropriação instrumental. Do piano solo de Moon river, passando pelo duo com Cássio Ferreira (sax soprano) em Eu e a brisa, chegando ao trio com Sidiel Vieira (baixo acústico) e Vitor Cabral (bateria) em Corcovado e Stella by starlight, o EP traz um agradecimento à tradição da canção de maneira inventiva e elegante.

Leandro Cabral é pianista, compositor e arranjador. Já trabalhou com grandes cantores(as) como Maria Rita, Honey Larochelle, Filó Machado e Ed Motta.

Além de grandes instrumentistas como Márcio Montarroyos, Nailor “Proveta”, Vincent Gardner, Letieres Leite, Adonis Rose, Thiago do Espírito Santo e Ed Neumeister. Desenvolve trabalho como educador no Conservatório Souza Lima - São Paulo. Faz parte do projeto instrumental de Ed Motta (Aystelum/Dwitza), do grupo Deep Funk Session, Daniel de Paula & Irmandade e Daniel Daibem Grupo.

No 2o semestre de 2015 está lançando seu primeiro mini-álbum de carreira, intitulado “Sobre Tradição”.

Começou seus estudos de piano clássico aos sete anos de idade. Seis anos depois estudou saxofone, piano popular e teoria musical na Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Concluiu em 2004, sua graduação em piano pela Faculdade de Artes Alcântara Machado – FAAM/FMU – São Paulo.

 

 

Dia 11 de dezembro – sexta –21h - couvert $ 30,00: ANA LUIZA E LUIS FELIPE GAMA Convidado MAURICIO PEREIRA

O pianista, compositor e arranjador Luis Felipe Gama e a cantora e compositora Ana Luiza têm parceria há 20 anos. Vão finalizar 2015 numa temporada de três apresentações na CENTRAL DAS ARTES dias 4, 11 e 18 de dezembro, como parte dos shows de lançamento do CD Vermelho, o mais recente trabalho e em que apostam, mais uma vez, ‘que a sensibilidade do público não está adormecida nem desinteressada por uma arte que faz refletir.

Já se apresentaram no Exterior, onde têm recebido entusiasmados elogios de publico e crítica.

Vermelho foi gravado em três dias, com todos tocando juntos, com o intuito de preservar o calor das execuções ao vivo. O baixista Alberto Luccas e o baterista Everton Barba não apenas ‘participam’ do trabalho mas ainda interagem de forma radical nos arranjos de Luis Felipe, tornando o disco realmente um trabalho de ‘conjunto. Colabora ainda para o conceito do álbum o projeto gráfico da artista plástica mineira Leonora Weissmann. Entre as parcerias, uma tem caráter especial, é A Canção do Nosso Amor, música de Luis com letra do sambista carioca Delcio Carvalho (1939-2103), autor de clássicos como Sonho Meu (com D. Ivone Lara). É a última canção de Delcio que foi gravada e que ele chegou a ouvir, ainda no hospital.

 

Ao longo dessa trajetória, Luis & Ana têm conquistado a admiração e trazido, para seus shows e discos, artistas de variadas origens e gerações como os cubanos Pablo Milanés e Marta Valdés; os portugueses Maria João, Tiago Torres da Silva e Susana Travassos; o argentino Carlos Villalba, além dos cariocas Guinga e Delcio Carvalho, do mineiro Márcio Borges e dos paulistas Rodrigo Campos e Kiko Dinnucci. Nessa lista também figuram Milton Nascimento, Chico Buarque, Ney Matogrosso e Dominguinhos.

 

Luis Felipe foi aluno do pianista Luizinho Eça e tem atuado ao lado de Robertinho Silva, Natan Marques, Chico Batera e outros. É autor, em parceria com Guinga, da música O Silêncio de Iara, que recebeu elogio público de Chico Buarque. Como diretor musical esteve à frente de produções do grupo de teatro Cia. do Latão. Em 2012 e 2013 esteve em Cuba para gravações e concertos, tendo se tornado parceiro de Pablo Milanés e gravado o CD Aguas de Mayo, ao lado de músicos cubanos do lendário grupo Irakere. Foi o arranjador de uma versão de O Que Será, de Chico Buarque, interpretada pela cantora cubana Haydée Milanés e pelo próprio Chico.

 

Ana Luiza é  intérprete de voz singular, considerada pela característica rara de reunir precisão e emoção. Em 2002, conheceu Guinga, que se tornou admirador do seu talento e a convidou para gravar no seu CD Noturno Copacabana. Em 2005, foi finalista dos dois maiores prêmios brasileiros dedicados a intérpretes vocais (Prêmio Visa Vocal e Festival da TV Cultura). Apresentou-se duas vezes com a Orquestra Jazz Sinfônica, em 2006, na montagem paulista da Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião, com autoria e regência de Francis Hime e em 2014, cantando canções de Luis Felipe Gama, arranjadas por ele especialmente para a Orquestra. Neste mesmo ano, em turnê européia apresentou-se ao lado da cantora portuguesa de jazz Maria João e do violonista clássico Fabio Zanon.

 

No repertório, estão parcerias de Luis Felipe com Wagner Barbosa (Alegria), Heron Coelho (Danos Morais), Tiago Torres da Silva (Por trás das janelas), além de versões para Llora de Marta Valdés, um dos clássicosdo ‘feelin’ cubano, e Sacramento, de Nelson Angelo e Milton Nascimento.

 

www.luisfelipegamaeanaluiza.com.br

 

CENTRAL DAS ARTES

Teatro Central das Artes – sub 3

Rua Apinajés, 1081 – Sumaré -  São Paulo - SP

Informações pelo telefone: 11- 3865 4165

Capacidade: até 70 lugares

Ar Condicionado

Recebem todos os cartões

Idade mínima: 12 anos

Estacionamento para bicicletas

Desconto especial de 10% para ciclistas

http://www.centraldasartes.com.br

https://www.facebook.com/centraldasartes.sp

Comentários
Assista ao vídeo