Notícias - Autoridades

Saiba mais sobre Fábio Wajngarten: o atual comandante da Secretaria de Comunicação de Bolsonaro

28 de Maio de 2019

O Portal Cartão de Visita News traz detalhes sobre a carreira de Fábio Wajngarten, que atualmente comanda a Secretaria de Comunicação (Secom) do governo de Jair Bolsonaro. 

Wajngarten tem aproximado muito o governo e a “mídia tradicional”. Segundo informações do site O Antagonista, a nomeação de Wajngarten tem mudado a estratégia de comunicação do presidente. 

A relação entre Bolsonaro e Wajngarten ficou mais forte no ano passado, quando o próprio presidente chegou a falar, em entrevista para a Revista Piauí/Folha, que conhececeu Fábio na comunidade israelita. Nesta estrevista, Jair disse que o empresário apoiava a sua então candidatura e que o encontro entre eles teria acontecido durante um jantar beneficente do Hadassad Brasil (hospital e instituto de pesquisa israelense que assiste judeus e palestinos), que é uma instituição apoiada pelo empresário Fábio Wajngarten.

Apesar da entrevista do presidente destacar o ano de 2018, essa amizade entre os dois existe há vários anos. Por isso, Wajngarten tornou-se aliado fiel de Bolsonaro, com quem trocava mensagens e falava com frequência ao telefone. Fazia parte do grupo que advogava pela profissionalização da campanha, com investimentos em peças publicitárias, e tentava convencer Bolsonaro a aceitar doações de apoiadores. Foi voto vencido na ocasião. Bolsonaro argumentava que a nova comunicação, via redes sociais e WhatsApp, bastaria para que fosse eleito. Agora, convocado ao governo, tem a tarefa de levar ao Planalto o jeito tradicional de se comunicar.

Jair Bolsonaro e Fábio Wajngarten 
Foto:  Reprodução/vídeo: Poder360)

Essa relação entre Fábio e Bolsonaro tem ajudado o presidente com as mídias tradicionais. Só nesta semana, Jair participou do programa Domingo Espetacular da Record TV e gravou com Danilo Gentili e Ratinho, ambos do SBT.

A entrevista para o comediante, que comanda o The Noite, vai ao ar na quinta-feira 30. A gravação com Ratinho será transmitida na próxima semana.

A aparição constante de Bolsonaro na TV aberta faz parte da estratégia do secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, que defende a exposição do presidente em veículos de massa como forma de complementar a presença consolidada nas redes sociais.

Nomeado como novo secretário de comunicação do governo, o empresário chega com a missão de aconselhar o presidente sobre como melhorar suas interações com a imprensa. A avaliação é de que o presidente deve manter a estratégia nas redes sociais, mas precisa aprimorar também suas declarações em eventos oficiais, evitando deslizes no contato com os veículos de comunicação tradicionais. Nos últimos dias, o presidente já tem aumentado o contato com a imprensa.

A decisão de convocar o empresário ao posto foi tomada por Bolsonaro no fim do mês passado. Pessoas próximas ao presidente reclamavam da desorganização, dos muitos erros nas peças publicitárias do governo e da falta de estratégia na área. Antecessor de Wajngarten, Floriano Amorim também não gostava de receber jornalistas e costumava aconselhar integrantes do governo a não falar com a imprensa.

Wajngarten, que conhecia Bolsonaro há alguns anos, tem perfil oposto e já vinha atuando informalmente na aproximação dele com executivos de emissoras como Record, Rede TV! e SBT. Sua rede de contatos no setor vem de longe. Ele trouxe ao Brasil o serviço de medição de audiência televisiva da alemã GFK e fundou uma empresa para atuar no segmento, a Controle da Concorrência.

Fábio Wajngarten
 

Sobre

Fábio Wajngarten é judeu e tem 43 anos, o rapaz deixou a carreira de advogado aos 22 anos e foi para o ramo da televisão, fundando uma empresa de monitoramento de mídia. Ao prestar serviço para o SBT TV destacou-se na análise do mercado de comunicação, agregando inteligência aos seus relatórios, o que teria auxiliado a alavancar o SBT.  

Comentários
Assista ao vídeo