Colaboradores - Casal Di Madeo

55ª FEFOL - Festival do Folclore de Olímpia-SP resgata a tradição da cultura brasileira

12 de Agosto de 2019

Por Guto Di Madeo e Drieli Fossalussa Fiorotto Di Madeo

Neste fim de semana foi realizada a 55ª FEFOL - Festival do Folclore Estância Turística de Olímpia-SP. O evento, adorado pelos olimpienses, apresentou grande estrutura e as melhores comidas típicas brasileiras.  

O Casal Di Madeo (Guto Di Madeo e Drieli Fossalussa Fiorotto Di Madeo) estiveram presentes e visitaram as barracas mais tradicionais do festival. "Ficou difícil se conter em meio a tantas delícias... cocadas, quebra queijo, pé de moleque, e teve até "milhoada", isso mesmo, a tradicional feijoada ganhou uma versão nada convencional, mas funcionou muito bem para o festival", explica o casal de jornalistas que traz as delícias da gastronomia brasileira e internacional para os internautas do Portal Cartão de Visita News | R7. Em breve, o Casal Di Madeo estará nos EUA para trazer as novidades das principais cozinhas norte americanas. 

Foto: Casal Di Madeo
 
Foto: Casal Di Madeo

O Festival do Folclore de Olímpia é o mais Tradicional do Brasil!

A Praça de Atividades Folclóricas “Prof. José Sant’anna”, área com 9,6 hectares, apresenta anualmente muitos grupos Folclóricos e Parafolclóricos de vários estados e recebe visitantes de todas as regiões do país.

O Festival do Folclore é um encontro da cultura Brasileira. Além de preservar e manter a cultura popular o Festival fomenta o comércio, o turismo e os serviços na cidade e em toda região noroeste do Estado de São Paulo. Olímpia mantém e incentiva durante todo o ano grupos folclóricos locais, os quais hoje são 15 (quinze) Folclóricos e 3 (três) Parafolclóricos. O estudo de folclore no município faz parte do currículo escolar nas escolas públicas e privadas e para o futuro é almejada a criação da Universidade Livre de Folclore.

José Sant’anna, criador dos Festivais do Folclore, durante sua atividade pedagógica em meados da década de 50, se descobriu com vocação ao estudo do folclore brasileiro, tornado-se desde então um atuante de denodado folclorólogo. Ao elaborar pesquisas e exposições acerca do assunto, empreendidas com auxílio de seu alunado e restritas ao âmbito escolar, o professor as transcendeu ás ruas olimpienses realizando assim em 1965, o 1º Festival do Folclore de Olímpia, evento que é hoje detentor de alto prestígio e que em razão de tais méritos tornou-se de projeção nacional, ensejando à Olímpia o consagrado título de “Capital do Folclore”.

Identificação do Festival

Objetivos e Metas
Como nas demais edições, resgatar e preservar as manifestações da Cultura Tradicional de todas regiões do nosso país proporcionando a interação entre todos os integrantes nos alojamentos, no refeitório e no local de confraternização.

A troca de informações e oportunidades de pesquisas que ocorrem durante o festival é de grande importância para o crescimento e fortalecimento dos grupos que aqui se encontram vindos de norte a sul do país.

Formar a consciência para a Cultura e Paz.

Contribuir para o fomento da capacidade econômica local.

Justificativa

Anualmente Olímpia se transforma na Capital do Folclore Brasileiro.

Estudiosos, pesquisadores e amantes da cultura encontram nos festivais, condições para execução de seus trabalhos acadêmicos, na busca por resultados positivos e esperados em suas pesquisas.

Em decorrência de muitas manifestações folclóricas estarem em vias de extinção, a sobrevivência de muitos destes grupos folclóricos encontram no Festival de Olímpia motivação para manterem-se vivos, atuantes e desta forma a tradição e a cultura popular se mantém preservadas.

Milhares de estudantes de todos os níveis escolares encontram no Festival do Folclore fonte de pesquisa e desenvolvem o espírito de cidadania e civismo através de conhecimento de suas raízes.

A economia local e regional é fortalecida com a realização do evento.

Cronograma de Atividades

Apresentação de grupos Folclóricos e Parafolclóricos
Pontos de Danças em vários lugares no Recinto.
Música e Dança de todas as regiões brasileiras são mostrados ao público que passa pelo Festival diariamente.

Peregrinação Folclórica
Através de apresentações os grupos Folclóricos e Parafolclóricos que visitam estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, agências bancárias, os quais levam o festival a toda comunidade.

Seminários de Estudos Sobre Folclore
Palestras ministradas por especialistas em Folclore com a participação de educadores, estudantes e pesquisadores.
Temas expostos e debatidos em mesa redonda.
Organização: Comissão Paulista de Folclore e Secretaria Municipal de Educação.

Campeonato Malha Bocha e Truco
É tradição dentro da programação a realização desses campeonatos.

Gincana de brinquedos tradicionais infantis
Proporcionar às crianças a oportunidade de participar e vivenciar as brincadeiras da infância, de forma que o resgate destas atividades estimule a brincarem durante todo o ano nas suas residências e nos pátios das escolas.
Participam estudantes locais e das demais cidades visitantes.

Oficina Folclorança
Atividades que desenvolvem a criatividade e habilidade na confecção de brinquedos para as brincadeiras infantis (papagaios/pipas, bitu, pião, arco...) a partir de sucata e material reciclável.
Participam crianças da comunidade e os demais visitantes.

Mostra de Artesanato
Participação de artesãos locais, da região do estado de São Paulo e outros estados.

Exposição e Concurso de Artes
Amostra de pintura e escultura, tendo com o tema o folclore, com participação de artistas locais e regionais, incluindo outros estados do país.

Noites típicas: Música, Dança e Culinária típica
Num espaço próprio, os grupos presentes no Festival confraternizam com o público divulgado a sua música, a sua dança e a sua culinária típica.

Recitação de poemas, versos e contos
Estimular a pesquisa, estudo e produção/criação de textos sobre o folclore nacional e desenvolver a oralidade e expressões artísticas.

Oficina de Literatura
Desenvolver a escrita, leitura e criação de textos sobre o folclore nacional com produção em diferentes tipologias.

Oficina de folguedos folclóricos
Estimular os alunos a pesquisar e estudar os folguedos folclóricos.

Oficina de Artesanato
Artesões Olimpienses em esquema de revezamento fazem o repasse de suas técnicas, gerando o desenvolvimento auto-sustentável para família de baixa renda,

Desfile Apoteótico
Apresentação de coreografia, enredos e ritmos, realizando a confraternização com todos os grupos folclóricos. Desfilam pelas avenidas da cidade aproximadamente 70 grupos totalizando cerca de 3.000 pessoas.

Museu de História e Folclore Maria Olímpia
Visita ao rico acervo com apresentação e integração de grupos Folclóricos dentro do Museu promovendo e divulgando o folclore nacional.

Mini-festival do Folclore
Um dos eventos diários do Festival é apresentado por crianças das escolas da rede pública, que durante todo o ano letivo em horários alternativos aos das aulas, estudam e praticam as tradições folclóricas do Estado homenageado.

Visita aos Distritos
Apresentação de danças folclóricas para os moradores dos Distritos de Olímpia que recebem a visita de grupos folclóricos participantes do festival.

Missa de Ação de Graças
Apresentação de grupos de violeiros Mensageiros de Cristo e a participação de Grupos Folclóricos e Parafolclóricos.

Olimpex
Exposição filatélica cujo tema é Folclore Brasileiro, com o apoio de colecionadores e da Agência de Correios Brasileira.
TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS

Rally do Folclore
Competição esportiva de carros ou motos, em várias modalidades realizadas em lugares de percuso difícil.

Comentários
Assista ao vídeo