Cultura - Teatro

Sucesso em SP e RJ, Mulheres de Shakespeare, estrelado por Ana Guasque e Suzy Rêgo

21 de Agosto de 2019

No ar com a novela Órfãos da Terra, na TV Globo, a premiada autora Thelma Guedes reestreia a peça Mulheres de Shakespeare, com direção do encenador inglês Luke Dixon, no Teatro Itália, em São Paulo. A peça é estrelada pelas atrizes Ana Guasque e Suzy Rêgo. O espetáculo fica em cartaz de 06 de setembro a 27 de outubro, com apresentações às sextas e aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 18h.

Na trama, duas atrizes se encontram em um teatro para uma reunião de elenco, quando são surpreendidas por um temporal. Enquanto esperam pelo diretor e o restante da equipe, deparam-se com as mulheres de Shakespeare, memórias femininas que perpassam os séculos. E esse encontro faz com que se voltem para si mesmas, revendo e questionando os próprios conflitos.

A peça reúne as personagens femininas de Shakespeare em um mosaico multifacetado e leve, alternando momentos dramáticos com humor, com textos que transitam entre a transgressão, a submissão, a ambição e o amor. Mulheres decididas e autoconfiantes, mulheres submissas, castas, doces, apaixonadas, ousadas, enigmáticas, loucas, santas, trágicas, cômicas, únicas compõem esse painel colorido e cuidadosamente selecionado.

A montagem é baseada em uma extensa pesquisa realizada pela atriz e bailarina Ana Guasque sobre as figuras femininas na obra de William Shakespeare (1564-1616). A encenação surgiu da necessidade de dar voz a essas personagens criadas há cinco séculos, uma época em que as mulheres não possuíam espaço na sociedade e sequer podiam subir ao palco – elas eram interpretadas por homens mais jovens que possuíam a voz mais aguda. 

Sobre Luke Dixon - diretor

O diretor Luke Dixon é natural de Londres, na Inglaterra. Ele dirigiu espetáculos para companhias mundialmente consagradas como Berliner Ensemble, em Berlim, na Alemanha; e Theatre Brotoswska, em Praga, na República Tcheca. Também já trabalhou como encenador na Eslováquia, Irlanda, Canadá, África do Sul, França, EUA, entre outros. 

Foi diretor no The Globe, teatro criado pelo próprio William Shakespeare. Dirigiu por 20 anos a inglesa Cia. Theatre Nomad, assinando a encenação de cerca de 29 espetáculos, a maioria sobre Shakespeare, além de 147 performances e workshops. É criador do método Play-Acting Shakespeare, sobre o qual dá aulas em universidades em diversos países. Tem vários livros publicados.

Sobre Ana Guasque - atriz

Atriz e bailarina, Ana Guasque participou das novelas Jesus, na TV Record, e A Força do Querer, Boogie Oogie, Sete Vidas e Haja Coração, na Rede Globo de Televisão. No teatro, atuou em “Vamos Falar de Amor, Amor?”, em cartaz no Teatro Folha. Outros trabalhos recentes foram “A Bruxa Morgana Contra o Infalível Senhor do Tempo” e “A Noiva de Cristal”. 

Formada pela EAD - USP, é natural de Porto Alegre, onde desenvolveu parte de sua carreira. Foi duas vezes indicada como Melhor Bailarina pelo Prêmio Açorianos de Dança e tem diversos espetáculos de dança e teatro no currículo. É autora do livro Victória, Uma saga italiana no interior do Rio Grande.

Sobre Suzy Rego - atriz

Suzy Rêgo é atriz, conhecida por seu trabalho na TV e no Teatro. Na Globo, atuou nas novelas Império, Rocky Story, Amor Eterno Amor, Morde e Assopra, Era uma Vez, A Viagem, Salomé, Riacho Doce, Top Model e O Salvador da Pátria; no SBT, em Amor e Ódio e Sangue do Meu Sangue; na Rede Record, em Louca Paixão; e na Band, em Floribela, Floribela 2 e Paixão Proibidas.

No teatro, atuou em Divórcio, Até que o Casamento nos Separe, O Mistério de Gioconda, Os Olhos Verdes do Ciúmes, Brasil S/A, entre outras peças.

Sobre Thelma Guedes - dramaturga

Thelma Guedes é autora da TV Globo, vencedora do Emmy Internacional por Joia Rara. Também escreveu, em parceria com Duca Rachid, as novelas Cordel Encantado, Cama de Gato e O Profeta. Além de ter colaborado na escrita de novelas de Walcyr Carrasco, como Alma Gêmea e Chocolate com Pimenta. Publicou: Cidadela Ardente (contos), “Pagu: Literatura e Revolução” (ensaio), “Atrás do Osso” (poesia) e “O Outro Escritor” (contos). Também é autora da dramaturgia do musical Garota de Ipanema, espetáculo de estreia do Teatro Riachuelo (RJ), em 2016. Está prestes a estrear Órfãos da Terra,  também em parceria com Duca Rachid, a nova novela das 18 na Rede Globo de Televisão.

FICHA TÉCNICA

Direcão: Luke Dixon

Texto: Thelma Guedes

Atrizes: Ana Guasque e Suzy Rêgo

Assistente de Direção: Kyra Piscitelli

Direção Musical: Sérvulo Augusto

Cenógrafo: Augusto Vieira

Figurinista: Silvana Carvalho

Iluminador: Mário de Castro

Coordenação de Projeto e Direção de Produção: Ana Guasque

Produção: Malu Guasque e Kyra Piscitelli

Assistente de Produção: Isadora Mazon e Denise Rossi

Assistente de Figurino e Aderecista: Alex Leandro

Monitoria de Formação de Plateias: Kyra Piscitelli

Mídias Digitais: Byah de Ferrante

Artes Gráficas: Gabriela Cima

Fotógrafo: Ary Brandi e Lu Gebara

Contabilidade: Suprema Associados

Assessoria Jurídica: Marise Gomes Siqueira

Idealização e Realização: Ana Guasque Artes & Entretenimentos

 

SERVICO

Mulheres de Shakespeare, de Thelma Guedes, com Ana Guasque e Suzy Rêgo

Teatro Itália –Av Ipiranga 344 - República - São Paulo 

Temporada: de 6 de setembro a 27 de outubro 

Às sextas e aos sábados, às 21h; e aos domingos, às 18h 

Ingressos:  R$35 (meia-entrada) e R$70 (inteira)

Informações: (11) 3255-1979 / (11) 3120-6945

Capacidade: 290 lugares

Classificação: 12 anos

Duração: 80 minutos 

 

Comentários
Assista ao vídeo