Viver - Esporte

Mulher de ferro: ultramaratonista Débora Simas é a única mulher a correr 1000k em dez dias

28 de Agosto de 2019

Quanto tempo é necessário treinar para fazer uma maratona? Depende de cada pessoa e do condicionamento físico, além do contato com a corrida. Que o diga a ultramaratonista Débora Simas, recordista Sul-Americana em esteira, percorrendo 800,61 km em sete dias. O desafio foi realizado recentemente, entre os dias 14 e 21 de julho, em Florianópolis (SC).  

 

“Eu via o pessoal correr em um grupo de assessoria esportiva e me interessei pelo esporte. No meu primeiro treino me saí bem. Fiz percursos de 5 e 10 quilômetros sem grandes dificuldades. Após observar meu desempenho minha treinadora na época disse que eu tinha resistência e perfil para correr longas distâncias. Comecei então a me preparar para a minha primeira corrida oficial, uma maratona. Três meses depois fiz a prova e fiquei em 4º lugar na categoria”, conta a atleta. Isso foi em setembro de 2004. Cinco meses depois, Débora Simas finalizava a primeira ultramaratona, de 50K, terminando a prova em 1º lugar na categoria.

A catarinense de Rio do Sul é uma das principais ultramaratonistas do Brasil e tem uma história de apenas 15 anos no esporte. Hoje, os 48 anos de vida, corre por amor e realização pessoal. É a única mulher brasileira a percorrer 1000K em dez dias. Qual a receita para tamanha resistência? Foco, ela garante. “Me preparo muito para as provas, sou extremamente focada. Inclusive durante o desafio na esteira eu não senti muitas dores, consegui colocar o corpo no piloto automático. Apenas o sono foi o meu grande inimigo”, entrega. Débora passava mais de 20 horas por dia em cima da esteira, com pausas apenas para idas ao banheiro e pequenos cochilos.

Até outubro ela está em processo de recuperação, mas já planeja os próximos desafios: correr algumas ultramaratonas e, no início de 2020, iniciar a preparação para a tentativa de quebra de recorde mundial em esteira. O objetivo será bater a marca de 833,05 km da britânica Sharon Gayter.

Foto: Eduardo Duks

Comentários
Assista ao vídeo