Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Conheça a Agaxtur Viagens: maior Operadora Brasileira

19 de Setembro de 2019

Zacarias Pagnanelli, CEO do Portal Cartão de Visita News, foi nesta quinta-feira (19/09) visitar, em São Paulo, Patty Leone, responsável pela Agaxtur Viagens na área de mídias sociais. Ele também encontrou com Aldo Leoni filho, Presidente da Agaxtur. Quem também acompanhou sua visita foi o colunista do Programa de Viagem, Marcel Takeshita. 

A empresa, que tem mais de 60 anos tradição no mercado, está totalmente relacionada com a história do turismo no Brasil, preservando sua história com excelência e oferecendo com modernidade o prazer de viajar aos seus passageiros com qualidade inigualável, fator que só a maior Operadora Brasileira poderia oferecer.

Patty Leone  e Zacarias Pagnanelli
 
Zacarias Pagnanelli, Aldo Leoni Filho e Marcel Takeshita
 

Conheça um pouco dessa história:

1953 a 1955 – O Início

Tudo começou em Santos, em 1953. Ali nascia a Agaxtur Viagens. Chamada então Agência Auxiliar de Turismo. Naquela época seu foco era oferecer excursões aos estrangeiros pelas praias de Santos e Guarujá ou a São Paulo pela estrada velha de Santos, visitando pontos turísticos da capital, como o Edifício Martinelli, o Teatro Municipal, o Monumento do Ipiranga e as grandes avenidas.

Com o passar dos anos, os grupos de estrangeiros foram se tornando maiores com a vinda de muitos argentinos, e também os roteiros se diversificaram, começando pela Bahia, onde a Agaxtur levou seu primeiro grupo de representantes da alta sociedade da época. Assim, a empresa começou a crescer, organizando outras excursões, não só para a Bahia, como também para a Argentina.

1956 a 1960 – Hora de Ganhar Novos Céus

Em 1956, a Agaxtur Viagens transferiu-se para a Rua Marconi, uma das mais elegantes do centro paulistano. Com o desenvolvimento da aviação o turismo foi revolucionado com o “encurtamento” das distâncias. Já nesta época a Agaxtur Viagens passou a realizar excursões aéreas dentro do Brasil com a Real Aerovias e para o exterior com a PanAir do Brasil – ambas posteriormente controladas pela Varig.

1961 a 1968 – Anos de Empreendedorismo

Em 1961 chegaram ao Brasil 4 navios de cruzeiro: Anna Nery, Rosa da Fonseca, Princesa Leopoldina e Princesa Isabel. Neste período Aldo Leone, fundador da Agaxtur Viagens, começava a fincar o nome da Agaxtur Viagens no turismo nacional. Então a empresa se estabeleceu em São Paulo e entrou com muita força no mercado de cruzeiros, e desde então os cruzeiros marítimos se estabeleceram no DNA da empresa, e que hoje é reconhecido por todo o trade turístico e principalmente pelos amantes de cruzeiros. Aldo Leone assinou em 1963 um contrato de milhões de cruzeiros, em valores da época, que tinham que ser pagos antes do embarque dos passageiros. Um passo arriscado na época, porém inovador outra característica que a Agaxtur Viagens mantém até hoje. Entre julho de 1963 e julho de 1968 foram realizados 16 cruzeiros marítimos com navios nacionais fretados pela Agaxtur. Essas viagens foram sinônimo de sucesso e até hoje em dia são faladas.

1969 a 1979 – Grandes Parcerias e Fretamentos

Já renomada no mercado de cruzeiros a Agaxtur fortificou ainda mais seu nome com a chegada dos navios italianos ao Brasil. A origem italiana de Aldo Leone deixou ainda mais familiar essa parceria que dura até os dias atuais. Esse pioneirismo começou a bordo do navio Andrea C da tradicional companhia italiana Costa Armatori, hoje Costa Cruzeiros. A primeira viagem foi o Réveillon de 1969 para 1970 em Buenos Aires, 13 dias de viagem. Em janeiro de 1970, as famosas viagens a Manaus foram iniciadas, cruzeiros de 26 dias em janeiro e no carnaval em fevereiro. A Agaxtur continuou fretando os navios da Costa Cruzeiros, o Franca C de 1973 e 1976.

O Sucesso dos Cruzeiros Agaxtur

O navio Itália serviu a empresa em 1982 e 1983. Foi marcante porque era muito luxuoso, moderno e confortável. O Danae foi fretado nos anos de 83 e 84. Finalmente veio o Enrico C, em 1991 e 1992. Eram promovidos cruzeiros curtos, de quatro e cinco dias, entre Santos, Parati e Angra dos Reis e outros mais longos de até 26 dias, que passavam pelo Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus. As viagens eram um sucesso, e o espírito italiano dava-lhes uma alegria especial.

O sucesso do trabalho da AGAXTUR durante tantos anos abriu caminho para a Costa Armatori, que continuou trazendo navios para o Brasil. Vieram, a partir daí, o Enrico C, o Eugenio C, o Federico C, o Costa Allegra, o Costa Marina, o Tropicale e o Costa Clássica.

A AGAXTUR foi, e continua sendo, a empresa que mais comercializa cruzeiros marítimos do Brasil, e para atender toda essa demanda, investe em tecnologia para proporcionar aos passageiros a melhor experiência.

Uma das novidades é a criação do site agaxturcruzeiros.com.br, endereço eletrônico onde o cliente pode encontrar informações sobre os navios de todas as companhias marítimas do mundo.

O Crescimento da Agaxtur

Entre 1954 e 1962, a AGAXTUR se mantinha com os departamentos de turismo receptivo e excursões pelo Brasil e na América do Sul. Realizava a temporada de julho em Buenos Aires e Bariloche. Também promovia excursões a outras estações de esqui bastante procuradas, como a de Portillo, no Chile.

Em 1973, a empresa foi a primeira agência de turismo a marcar presença na região da Avenida Paulista, onde até hoje pulsa o coração econômico da América Latina. Foi inaugurada a filial na esquina da Avenida Paulista com a Rua Padre João Manoel, nos jardins.

Em São Paulo, de 1970 a 1980, os empreendimentos mais elegantes e prósperos estavam migrando para os Jardins. A AGAXTUR adquiriu um terreno no número 884 da Avenida Europa, um dos endereços mais sofisticados da cidade.

Em 1984 teve início a construção da sede de arquitetura moderna, com estrutura em ferro, que se tornou um marco no turismo nacional. A inauguração foi em novembro de 1985, após o fechamento da primeira filial da Avenida Paulista. O novo prédio, com cerca de 2.000 metros quadrados, concentra todas as atividades e programas operados pela AGAXTUR.

 
 

Agaxtur na Argentina

Desde o início das operações da empresa, um dos departamentos que mais cresceu foi o da América do Sul, com destaque para Buenos Aires e Bariloche. Assim, em maio de 1989, a empresa inaugurou a AGAXTUR Argentina, para aperfeiçoar e personalizar ainda mais o atendimento ao fluxo crescente de brasileiros, que chegou a fazer com que Bariloche fosse apelidada carinhosamente de Brasiloche.

Localizada na esquina mais famosa de Buenos Aires – a AGAXTUR Argentina consolidou os serviços oferecidos a milhares de turistas que rumam para lá todos os anos para congressos, convenções e programas de incentivo. Além disso, em 1997, foi retomada a operação com voos fretados direto para Bariloche. A partir daí a AGAXTUR não parou mais com os fretamentos, voando com TAM, Aerolíneas Argentinas e GOL.

Para Cada Destino, Uma Solução

Com um projeto de expansão em prática, em 2009, a AGAXTUR inaugurou mais uma central de atendimento, em Campinas, que é a responsável pelas ações da operadora no interior paulista. E a partir de agosto de 2015, devido ao seu crescimento, o atendimento para Campinas e região passou a ser realizado na moderna loja do Shopping Iguatemi.

Para homenagear o pioneirismo e a importância para o turismo do país, Aldo Leone foi homenageado em Santos em 2010. O salão do terminal de passageiros do principal porto do Brasil foi batizado com seu nome.

Em 2012, a AGAXTUR seguiu expandindo sua marca e inaugurou mais duas filiais, uma em Santos, cidade onde tudo começou, e outra em São José dos Campos, que faz parte do plano de ampliação de lojas pelo interior paulista, consolidando-se como uma das principais operadoras do Brasil. No mesmo ano, a Agaxtur recebeu o prêmio de sustentabilidade da Braztoa, e Andrea Leone Bastos foi nomeada diretora socioambiental da associação.

O ano de 2013 foi repleto de motivos para comemorar, a começar pela inauguração de mais uma loja, o retorno ao coração financeiro do Brasil, a Avenida Paulista e, principalmente, pela comemoração dos 60 anos de história da mais tradicional operadora de turismo do país.

Com novos projetos, novos planos e muito investimento, a AGAXTUR iniciou 2014 mostrando que o processo de expansão é mais que uma aposta, é uma realidade. Com isso, novas unidades foram inauguradas. Em São Paulo, no Shopping Center Norte. No interior paulista, a Agaxtur chegou a Sorocaba, no Shopping Iguatemi Esplanada, e a São José do Rio Preto, no Shopping Iguatemi.

Em 2015, a AGAXTUR estreitou a relação com os fornecedores, e as novas negociações possibilitaram oferecer promoções e tarifas exclusivas aos clientes. Além disso, foram inauguradas novas lojas em São Paulo, no Shopping Eldorado, em Campinas, no Shopping Iguatemi.

A história de sucesso que começou há mais de 60 anos continua sendo escrita com participação essencial dos clientes, colaboradores, amigos e parceiros.

Comentários
Assista ao vídeo