Colaboradores - Lica Gimenes

Dicas para o ENEM

18 de Outubro de 2019

É hora de não pensar no ENEM! Isso mesmo. A hora de se preparar para o ENEM já passou, agora é apenas a hora de se organizar e colher os frutos plantados durante todo o ano de preparação.

O ENEM é Exame Nacional do Ensino Médio. Uma prova realizada em todo o Brasil para apontar como vão os processos de ensino e de aprendizagem no país. O ENEM serve também como forma para o acesso ao Ensino Superior, afinal com a nota do ENEM é possível conseguir bolsas de estudos em faculdades particulares, vagas em universidades públicas e outras possibilidades que podem favorecer sua formação superior.

Se você vai fazer a prova é bom que já tenha se preparado para ela. Não existem dicas mágicas que farão você se sair bem na prova, mas toda uma preparação que você tenha feito durante todo o Ensino Médio, e também no Ensino Fundamental (que é a base para o Ensino Médio). Se você foi um bom aluno ou aluna, dedicou-se aos estudos e aprendeu bastante coisa dos conteúdos ensinados, fique tranquilo, as chances de tudo correr bem são grandes.

Mas claro, há algumas dicas que podem ajudar antes e na hora da prova.

Antes da prova há muita coisa que você pode fazer. Além de estudar o ano todo, busque todas as informações sobre o exame, entenda como funciona, a quantidade de questões, as áreas, os conteúdos que serão cobrados. Há um edital da prova com todas as informações. Assim você estará bem informado sobre a estrutura e o funcionamento do exame.

Faça as provas dos anos anteriores. Isso pode te ajudar a ter uma noção de como será o ENEM esse ano. Mas claro, podemos ter surpresas!

O ENEM é famoso por trabalhar muito com interpretação de textos. Assim, é importante que você seja um leitor. Se você leu bastante nos últimos anos isso irá ajudar muito! A redação, elemento de grande importância da prova, quase sempre apresenta um tema de relevância atual. Esteja por dentro do que está acontecendo no Brasil e no mundo. Na hora de escrever sua redação não se prenda a uma verdade única, lembre-se de construir um texto que mostre o quão inteligente você é, buscando respeitar os direitos e a dignidade de todos os seres humanos, argumentando e discorrendo sobre o tema e ainda apresentando e defendendo uma proposta de intervenção social para o problema abordado. Pratique a redação antes. Escreva sobre diversos temas e continue lendo MUITO sobre notícias da atualidade, mas também romances, poesias, contos, crônicas...

Saber gerenciar o tempo durante a prova é algo importante! Distribua seu tempo de acordo com o número de questões e considere que cada área do conhecimento necessita de tempos diferentes. E quem determina o tempo de cada área é você considerando seu desempenho em cada uma delas. Assim autoconhecimento é fundamental.

Na véspera da prova é hora de descanar. Estude durante todo o ano, mas não na véspera do ENEM. Pois é hora de concentrar sua energia para o momento do exame. Esteja bem. Lembre-se que a prova do ENEM é extensa, assim é essencial que você esteja descansado e confiante para que o resultado da sua prova possa realmente representar seus conhecimentos construídos e habilidades desenvolvidas ao longo de sua vida escolar!

JOSÉ URBANO JR.
Coordenador do curso de Pedagogia da Estácio Ribeirão Preto

 

Comentários
Assista ao vídeo