Colaboradores - Lica Gimenes

Simpósio Internacional Sobre Formas Alternativas de Exposição ao Tabaco

18 de Outubro de 2019

No dia 28 de outubro, das 8h30 às 15h, especialistas estarão reunidos, na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, para o I Simpósio Internacional Sobre Formas Alternativas de Exposição ao Tabaco, organizado pela Sociedade Brasileira de Toxicologia -- SBTox. O evento é aberto ao público e destinado aos profissionais das diversas áreas da saúde e afins, bem como estudantes de graduação e pós-graduação, interessados em explorar o tema. 

Assuntos atuais e polêmicos, pertinentes ao uso de produtos derivados de tabaco, como cigarros eletrônicos, formas alternativas existentes e seus impactos na iniciação e cessação do tabagismo farão parte da programação. Na ocasião, será apresentada a análise de riscos associados às formas alternativas de uso de tabaco e os resultados do primeiro estudo brasileiro independente, com tabaco aquecido, que avaliou, de forma experimental, os efeitos sobre a artrite reumatoide.
 

As discussões do simpósio permearão as abordagens sociais, científicas e experiências clínicas internacionais. Entre os palestrantes estão Hayden McRobbie, da Queen Mary University of London, e Dr. Kamamaru Hiroya, vice-diretor da AOI Universal Hospital Japan, além de representantes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Fundação do Câncer e AMB.
 

Na Mesa-Redonda, com o tema “Como o uso das formas alternativas do uso do tabaco pode induzir o vício, como evitar a iniciação por jovens, e estabelecer uma regulamentação que não retroceda os avanços do Brasil na implementação da Convenção-Quadro?”, os especialistas, Dra. Tania Cavalcante (Inca e Conicq), Dr. João Paulo Lotufo (Associação Médica Brasileira - AMB) e Dr. Luiz Augusto Maltoni (Fundação do Câncer), discutirão os seguintes temas, respectivamente: “Avanços do Brasil com a implantação da Convenção”, “O que é vício. Como está o jovem em relação ao tabagismo” e “Políticas para redução de danos no tabagismo”.
 

As inscrições podem ser feitas no site da SBTox - www.sbtox.org/inscricoes - e a programação está disponível no link: www.sbtox.org/ciclo .
 

Sobre a Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox)
 

Fundada em agosto de 1972, a Sociedade Brasileira de Toxicologia (SBTox) foi instituída como uma sociedade científica com o intuito de congregar docentes, profissionais, empresas e organizações interessadas no desenvolvimento da Toxicologia no Brasil. A entidade dedica-se ao desenvolvimento contínuo de conhecimento técnico-científico para o aprimoramento e garantia da saúde humana, assim como para a segurança de todos os organismos vivos e da proteção do seu ambiente.
 

Serviço
 

Data: 28 de outubro de 2019
 

Horário: 8h30 às 15h
 

Local: Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP
 

Endereço: Av. Prof. Lineu Prestes, 580 - Butantã, São Paulo -- SP, Bloco 13-A, Auditório “Maria Aparecida Campos Pourchet”
 

Valor: Profissionais R$ 50,00 | Estudantes R$ 25,00
 

Informações: www.sbtox.org/inscricoes | www.sbtox.org/ciclo
 

Programação
 

8h30 -- 9h - Credenciamento
 

9h -- 9h30 - Aspectos sociais, econômicos e de saúde do tabagismo no Brasil - Profa. Dra. Tania Cavalcante - Médica do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq).
 

9h30 -- 9h50 - Diferenças entre as formas alternativas do uso do tabaco para redução de danos - Dr. Marcus da Matta -- CEO Lisam Ecoadvisor Systems.
 

9h50 -- 10h10 - Estudo experimental da exposição ao tabaco aquecido sobre a artrite reumatoide - Dra. Sandra Farsky -- Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.
 

10h10 -- 11h - Experiência clínica do uso do tabaco aquecido no Japão - Dr. Kamamaru Hiroya -- Vice-Diretor of AOI Universal Hospital Japan.
 

11h -- 11h40 - Uso do cigarro eletrônico como alternativa para cessação do uso do tabaco - Hayden McRobbie -- Queen Mary University of London.
 

11h40 -- 12h - Discussão
 

13h -- 15 - Mesa-Redonda -- Como o uso das formas alternativas do uso do tabaco pode induzir o vício, como evitar a iniciação por jovens, e estabelecer uma regulamentação que não retroceda os avanços do Brasil na implementação da Convenção-Quadro?
 

13h -- 13h30 -- Dra. Tania Cavalcante -- Avanços do Brasil com a implantação da Convenção-Quadro Médica do Instituto Nacional do Câncer (Inca) e secretária-executiva da Comissão Nacional para Implementação da Convenção - Quadro para o Controle do Tabaco (Conicq).
 

13h30 -- 14h - Dr. João Paulo Lotufo -- O que é vício? Como está o jovem em relação ao tabagismo? - Coordenador do projeto antitabágico do Hospital Universitário da USP e responsável do Projeto antitabágico Dr. Bartô.
 

14h -- 14h30 - Políticas para redução de danos no tabagismo - Dr. Luiz Augusto Maltoni -- Diretor Executivo da Fundação do Câncer.
 

14h30 -- 15h - Discussão.

Comentários
Assista ao vídeo