Colaboradores - Lica Gimenes

Metade dos sobreviventes de ataques cardíacos não controlam níveis de colesterol

18 de Outubro de 2019

Pesquisa realizada pela KRC Research mostrou que 44% dos sobreviventes a um ataque cardíaco não monitoram regularmente o nível sanguíneo do colesterol ruim, o LDL. Outro dado alarmante relacionado a esse grande fator de risco cardiovascular chamou a atenção: um a cada três pacientes não sabe quais são as quantidades adequadas dessa substância no sangue. 

De acordo com o diretor Médico da MedLevensohn, Alexandre Chieppe, altos níveis de colesterol causam agressões às paredes das artérias, já que a gordura adere ao local, dificulta a passagem do sangue, podendo obstruir ou rompê-las. “Portanto, amplia as chances de infarto nos pacientes”, afirma o especialista. Ainda segundo o estudo, quase 90% das pessoas com colesterol alto não associaram esta condição a um risco de outro evento cardiovascular. A pesquisa foi realizada com 3.200 pessoas, das quais 250 são brasileiras.

Manter os níveis de colesterol e glicemia controlados no sangue, realizando-se monitoramento com aparelhos confiáveis e certificados, e adotar práticas de vida saudáveis, como fazer atividade física, adotar boa alimentação, não fumar e diminuir o estresse, são as melhores maneiras de se evitar uma complicação cardiovascular.

Alexandre Chieppe
Divulgação

Diabetes


A grande quantidade de açúcar no sangue também pode causar problemas nos vasos sanguíneos, olhos, rins e nervos. Como consequência direta ao coração, a diabetes pode gerar infarto. Existem dois tipos da doença, o 1, que normalmente aparece na infância ou na adolescência, e o 2, que se manifesta, geralmente, em pessoas acima dos 40 anos.

Por ano, no Brasil, ocorrem cerca de 360 mil óbitos associados a doenças cardiovasculares. “Segundo o DataSUS, a quantidade de mortes por Infarto Agudo do Miocárdio saltou de uma média de 55.900 casos em 1996 para 92.657 em 2017”, explica Dr. Chieppe. “Os bons hábitos de vida, além de reduzir as chances de problemas no coração, auxiliam a combater a depressão e a ansiedade”, finaliza.

Tecnologia para monitorar os vilões
Uma das soluções mais inovadoras para se medir os valores de colesterol e diabetes no sangue é o Luna Duo. O aparelho, comercializado pela MedLevensohn, consegue monitorar com precisão e rapidez os dois vilões do coração. “Com uma simples picada no dedo, ele realiza o cálculo dos valores de colesterol e glicemia no sangue, sendo possível observar esses dois importantes fatores de risco para problemas cardiovasculares”, afirma Frederico Theobaldo, gerente do projeto de Assistência Farmacêutica da companhia.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo