Viver - Mundo Pet

Enriquecimento ambiental, deixe seu cãozinho mais feliz!

28 de Outubro de 2019

Por Adriana Lauretti

Nossos cães, mesmo que fortemente domesticados, ainda mantem diversos comportamentos naturais, que precisam ser estimulados para manter a saúde física e mental do seu querido. Deixá-lo em casa sozinho por horas e sem atividade, pode leva-lo a apresentar alguns comportamentos de destruição, lambeduras, latidos excessivos, estresse, uivos, dentre outros.    O enriquecimento ambiental vem para auxiliar neste processo, mantendo seu cachorro mais equilibrado, calmo e feliz.

Existem cinco tipos de enriquecimento ambiental:

  1. Alimentar: consiste em converter a alimentação em um desafio;
  2. Físico: usando objetos e adaptando o local com espaço adequado para cada animal, com esconderijos, obstáculos, locais para escaladas, cordas, etc...
  3. Social: interação com outros animais da mesma espécie ou de outras espécies;
  4. Cognitivo: estímulo da parte intelectual (concentração, raciocínio e memoria)
  5. Sensorial: oferecer recursos e situações que agucem os cinco sentidos (olfato, paladar, visão, tato e audição)

Você pode estar achando complicado ou caro aplica-los em seu dia a dia, mas não é nada disso. Algumas simples mudanças de atitudes fazem toda a diferença: ao invés de oferecer a ração em pote, use brinquedos funcionais (Kongs, redondog, Bonequinha pet games) que liberem a ração aos poucos. Os petiscos podem ser colocados dentro de caixas, garrafas pet, embrulhados, tudo que torne difícil o acesso direto. Esconder petiscos ou brinquedos pela casa, estimulam os comportamentos de caça e são desafiadores. Gelos com petiscos podem ser ótimas saídas para dias quentes. Tapetes com diferentes texturas também são ótimas opções sensoriais. Mordedores de nylon são bastante duráveis e eles amam, assim como alimentos naturais (cenouras). Passeios, mesmo que curtos, promovem socialização e estimulam praticamente todos os sentidos.

Foto: Animais de Barcelos              
 
Foto:  Petgames

Mas lembre-se que cada cachorro tem um comportamento e muitas vezes, o que funciona para um, não funciona para outro. Procure sempre brinquedos seguros e petiscos para animais. Monitore sempre a interação do seu cachorro. Se você tiver mais de animal, cada um deve ter o seu brinquedo e procure mantê-los afastados no momento da interação, jamais deixe brinquedos com alimentos para eles sozinhos, pois pode gerar competição/brigas pelo alimento.

Comentários
Assista ao vídeo