Viver - Saúde

Acupuntura pode reduzir gravidade e frequência das ondas de calor da menopausa

27 de Novembro de 2019

Um estudo recente concluiu que apenas o tratamento por acupuntura pode ajudar a reduzir alguns dos sintomas mais desagradáveis da menopausa

Para algumas mulheres, a menopausa e os anos que a antecederam podem ser um período de sintomas emocionais e físicos preocupantes. Os sintomas da menopausa são comuns e, dependendo de sua gravidade, podem ter um grande impacto na qualidade de vida, saúde e bem-estar. Ondas de calor são um dos sintomas mais comuns e podem durar vários anos. Outros sintomas comuns incluem transpiração intensa, vulnerabilidade emocional, distúrbios do sono, fadiga, dor nas articulações e desejo sexual reduzido.

A terapia de reposição hormonal pode amenizar sintomas como ondas de calor e alterações de humor, mas não é adequado para todas as mulheres. Uma nova pesquisa dinamarquesa publicada este ano na BMJ Open sugere que - para algumas mulheres pelo menos - a acupuntura pode trazer alívio.

"A acupuntura para sintomas da menopausa é uma opção realista para mulheres que não podem ou não desejam usar terapia hormonal para aliviar as ondas de calor, problemas de sono ou alterações de humor", de acordo com o Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico especialista em acupuntura do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Segundo os autores, a acupuntura é procedimento seguro, barato e simples, com muito poucos efeitos colaterais relatados pelas mulheres. "As mulheres que procuram tratamento com acupuntura para sintomas da menopausa devem ser informadas das evidências atuais e de suas limitações, para que possam tomar uma decisão", segundo o médico.

Como o estudo foi feito?

A acupuntura é um tratamento derivado da medicina chinesa antiga, onde finas agulhas são inseridas em certos pontos do corpo. Os pesquisadores avaliaram 70 mulheres com sintomas de menopausa moderados a graves.

Este grupo foi então dividido em dois. O primeiro grupo, o grupo controle, não recebeu acupuntura até a sexta semana do estudo. O segundo grupo de intervenção recebeu tratamentos de acupuntura semanais de médicos locais experientes.

Cada participante então preencheu um questionário para auto-avaliar seus sintomas em três e seis semanas.

Por seis semanas, as mulheres no grupo de acupuntura registraram melhorias moderadas em todos os sintomas em comparação com o grupo que não tinha acupuntura.

Um total de 80% das mulheres nos grupos de acupuntura também disseram sentir que as sessões os ajudaram.

A Sociedade Norte-Americana da Menopausa sugere o uso de acupuntura para reduzir as ondas de calor e melhorar os padrões de sono em mulheres na pós-menopausa, embora as recomendações afirmam que "os ensaios clínicos ainda são preliminares".

O tratamento com acupuntura para sintomas da menopausa é uma opção para mulheres que não podem ou não desejam usar a terapia de reposição hormonal", acrescenta o Dr. Marcus.

Comentários
Assista ao vídeo