Cultura - Teatro

Musical com músicas do Rouge é sucesso no Rio de Janeiro

29 de Novembro de 2019

Em cartaz até 16 de dezembro o musical “Brilha la Luna”, que tem inspiração nas músicas do grupo Rouge, é sucesso em solo carioca. A peça, uma produção da Lab Cultural com apoio da Aventura Entretenimento, faz suas últimas semanas no Teatro Prudential (RJ),

O espetáculo tem texto de Juliano Marceano, direção de Pedro Rothe (Elis - A Musical), direção musical de Tony Lucchesi (vencedor do Prêmio Bibi Ferreira por Bibi - Uma Vida em Musical) e coreografias de Victor Maia (Meu Destino é Ser Star). Os figurinos são assinados pela estreante Ana Elisa Schumacher (M.O.T.I.M).

A ideia, segundo os idealizadores, nasceu antes mesmo da volta do grupo em 2013.

- A ideia surgiu faz tempo. Uma das minhas melhores amigas, que é atriz e estava fazendo novela comigo na época, viveu em uma comunidade hippie até seus 16 anos sem acesso algum a tecnologia ou cultura pop. Aquela história ficou tanto na minha cabeça que comecei a rascunhar a ideia de uma peça sobre essa garota que passa a vida em uma aldeia afastada da cidade e cai de paraquedas no mundo frenético da televisão. No café onde eu escrevia o nome das primeiras personagens, tocou Ragatanga. Foi ali que me ocorreu que "Aserejé" é um nome ótimo para uma comunidade alternativa e que esse tal "Diego" que vira a esquina podia ser um mochileiro que apresenta todo esse universo a essa garota. Me juntei com o Juliano (Marceano, autor do texto) e começamos a desenvolver a dramaturgia em cima do repertório que a gente conhecia de cor: éramos fãs da banda de dormir na porta do estádio para ir no show! – completa Diego Montez, um dos idealizadores do espetáculo.

A história tem como base a personagem Luna, que dá nome ao espetáculo, uma jovem que viveu toda sua vida na Comunidade de Aserejé, um refúgio hippie criado por seus pais escondido das grandes metrópoles. Ela vive uma vida tranquila, mas ao completar 18 anos, se vê órfã e sente que falta algo em toda aquela perfeição. É aí que ele vira a esquina: Diego um mochileiro de passagem e toda a história começa...

O espetáculo passou pelo aval das integrantes do Rouge em 2017 e foi aprovado de cara.

- Foi um dos momentos mais tocantes da trajetória da peça. Apresentamos em 2017 uma leitura para elas e foi um momento muito lindo de troca. Elas se emocionaram, agradeceram o carinho e homenagem e se demonstraram muito abertas na época. Ter a bênção das cinco foi essencial – diz Diego.   

Uma das razões do Rouge ser a escolha para o espetáculo foi que, além de ser um dos maiores grupos pop do Brasil, é também o motivo que torna tão fácil escrever uma dramaturgia sobre: elas falavam para todos e por todos.

- Todos se identificavam com os temas dos hits que iam desde baladas apaixonadas a verdadeiros hinos de empoderamento. Em seu retorno, o grupo se aprofundou mais nas discussões sobre a importância de se valorizar, respeitar o próximo e espalhar o amor. Além do mais...todos, inclusive você que está lendo, já dançaram uma boa Ragatanga em alguma festa! – ressalta Montez.

O espetáculo tem como premissa convidar a família toda, fãs do grupo e fãs de musical a refletir de maneira leve sobre sonoridade, diversidade e o poder dos sonhos. Tudo que as meninas passaram em suas músicas e a que são causas tão urgentes hoje em dia. A maioria dos hits do Rouge estará presente em 1h40 de espetáculo.

O elenco de “Brilha la Luna” é alternante, ou seja, cada personagem é interpretado por dois atores que dividem as sessões do musical. Sendo assim, os 9 personagens da peça são vividos por 18 atores e um elenco diferente em toda sessão!

Estão no elenco: Carol Botelho (Peter Pan) e Marcella Bartholo (Aconteceu de Acontecer Assim), que dão vida a Luna, a personagem Lilith é vivida pelas atrizes Myra Ruiz (Wicked) e Bel Lima (Pippin). Robson Lima (Isso Que É Amor) e André Sigom (60! Doc Musical) serão Diego. Pedro, o melhor amigo, é vivido por Léo Bahia (Bibi Ferreira - Uma Vida em Musical) e Tauã Delmiro (70! Doc Musical). Calíope, a bailarina que tenta se provar apesar dos padrões é interpretada por Lyz Ziese (O Frenético Dancing Days) e Julia de Aquino (Calabar). Carol Vanni (Hoje é Dia de Rock!) e Amanda Doring (70! Doc Musical) dão vida a mimada Tiffany. Dois atores se alternam para viver a drag Queen Thalia: Diego Martins (O Despertar da Primavera) e Victor Maia (Company). Dinho, o tímido e confuso assistente é interpretado por Daniel Haidar (Isso Que é Amor) e Luiz Gofman (O Homem de La Mancha) e Helga Nemetik (Company) e Fernanda Gabriela (Merlin e Arthur - Um Sonho de Liberdade) dão vida a misteriosa e energética Theodora. Completam o elenco: Deborah Marins (70! Doc Musical) Raí Valadão (Man in The Mirror), Adam Lee (Ayrton Senna - O Musical), Yasmin Lifer (Se Meu Apartamento Falasse), Lucas Becerra (Musical Popular Brasileiro) e Luiza Cesar (Mambembe).

Sinopse:

A história tem como base a personagem Luna, que dá nome ao espetáculo, uma jovem que viveu toda sua vida na Comunidade de Aserejé, um refúgio hippie criado por seus pais escondido das grandes metrópoles. Ela vive uma vida tranquila, mas ao completar 18 anos, se vê órfã e sente que falta algo em toda aquela perfeição. É aí que ele vira a esquina...

Diego, um mochileiro que está de passagem pela comunidade encanta Luna levando ela acreditar que finalmente encontrou a última parte que precisava pra completar a vida perfeita.

Quando Diego parte de Aserejé, ela descobre que o endereço do garoto na cidade grande é o mesmo estampado em cartas que seu pai, então líder da comunidade, recebia enquanto vivo. Luna decide segui-lo atrás de respostas com a ajuda de Pedro, seu melhor amigo secretamente apaixonado por ela.

Ao chegar na cidade grande ela acaba participando por engano da seleção de um show de talentos televisivo que irá revelar a nova estrela pop do Brasil. No programa, Luna conhece um grupo de garotas que irão se tornar suas novas amigas: Calíope; uma excelente bailarina que não liga para os que a acham fora do padrão de peso; Tiffany, que tenta a todo custo fugir do estereótipo da menina rica e mimada; Thalia, uma drag queen fabulosa que tem uma queda por Dinho, o assistente de direção – “hétero” - do programa, e Lilith, uma tímida caipira que parece ser muito mais do que uma “boa menina”. Theodora a poderosa dona do programa, também vê em Luna um brilho especial que ainda não entende se pode ser uma faísca de grande talento ou um eco de seu passado misterioso.

Luna continuará em busca de respostas sobre quem ela realmente é ou irá se esquecer de tudo para se tornar a nova estrela da música? 

Brilha La Luna

Gênero: Musical

Temporada: 2 de novembro a 16 de dezembro

Sessões: Sábados às 16h, Domingos às 16h e Segundas às 19h

Preço: R$ 25 a R$ 75 reais

Teatro Prudential

Rua do Russel, 804 – Glória (RJ)

Telefone: (21) 2558-3862

Lotação: 359 lugares

Venda online: https://bileto.sympla.com.br/event/62786/d/74277

Ficha Técnica:

IDEIA ORIGINAL: Diego Montez

TEXTO: Juliano Marceano

DIREÇÃO GERAL: Pedro Rothe

DIREÇÃO MUSICAL: Tony Lucchesi

COREOGRAFIAS: Victor Maia

FIGURINOS: Ana Elisa Schumacher

CENÁRIOS: Vinícius Lugon

DESENHO DE SOM: Lucas Couto

DESENHO DE LUZ: Alexandre Farias

DIREÇÃO RESIDENTE: Theodora França

DESGINER: Eduardo Ekermann

PRODUÇÃO EXECUTIVA: José Vinicius Toro

PRODUÇÃO: Thay Blois e Paula Serra

ASSESSORIA DE IMPRENSA: MercadoCom / Ribamar Filho

PRODUÇÃO: Lab Cultural

APOIO: Aventura Entretenimento

ELENCO: Carol Botelho, Marcella Bartholo, Myra Ruiz, Bel Lima, Robson Lima, André Sigom, Léo Bahia, Tauã Delmiro, Lyz Ziese, Julia de Aquino, Carol Vanni, Amanda Doring, Diego Martins, Victor Maia, Daniel Haidar, Luiz Gofman, Helga Nemetik, Fernanda Gabriela, Deborah Marins, Raí Valadão, Adam Lee, Yasmin Lifer, Lucas Becerra, Luiza Cesar.

Instagram: https://www.instagram.com/brilhalalunaomusical/

 

Comentários
Assista ao vídeo