Colaboradores - Lica Gimenes

Liberação Miofascial faz mudanças profundas na musculatura

2 de Dezembro de 2019

Atletas - profissionais ou não - que treinam intensamente, pessoas com desvios posturais, problemas na musculatura ou mesmo dores causadas pelo stress podem se beneficiar com a Liberação Miofascial. A técnica consiste em uma massagem que aplica pressão em alguns pontos do corpo, eliminando os pequenos nódulos e cordões de tensão. Isso relaxa e alonga os músculos, promovendo maior liberdade e deslizamento entre eles e a fáscia, tecido esbranquiçado e altamente elástico que os recobre. 

Quando a dor surge em pontos específicos, limitando os movimentos nas articulações, muitas vezes se trata da fáscia tensionada que faz um "garrote" no músculo de áreas como pernas, glúteos, braços, ombros, costas e até no diafragma. Com a liberação da tensão, o "lixo orgânico" acumulado é eliminado, e um oxigênio novo repleto de nutrientes chega a região afetada, aliviando as dores, liberando movimentos antes restritos e realinhando o corpo.
 

A Liberação Miofascial tem esse nome devido a junção de mio (músculo) e fáscia (tecido conjuntivo) e é aplicada de duas maneiras: a manual, que envolve somente técnicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamento, percussão e vibração; e uma segunda que conta com instrumentos, como rollers e bolas massageadoras que aliviam a carga sobre a mão do terapeuta e também para alcançar áreas que a mão não alcançaria.
 

Você pode até se perguntar se dói, mas acredite: a pressão feita no ponto causa uma "dor boa", isso porque ela acaba com aquela ruim causada por tensões musculares, te ajudando a viver melhor. Além disso, aumenta a flexibilidade, melhora a circulação, amplia o raio de ação dos músculos, libera articulações "travadas" e com a amplitude de movimento reduzidos, evitando, assim, as lesões por esforço repetitivo. Ajuda, inclusive, no tratamento de enxaqueca.
 

Por isso, embora essa técnica já seja bem difundida no meio esportivo, vale destacar sua importância para pessoas de qualquer idade que queiram se livrar das dores e desconfortos, melhorar postura e saúde no geral. 

Gislaine Milena Marton

 

Comentários
Assista ao vídeo