Viver - Saúde

Microdissecção testicular, por Glauco Guedes

16 de Dezembro de 2019

“Esse procedimento é muito interessante. Com o auxílio do microscópio cirúrgico, que aumenta a visão em até 25 vezes. O médico cirurgião retira os túbulos testiculares mais dilatados (os possuem uma maior chance de conter espermatozoides) espermatozoides, que serão usados em procedimentos e fertilização in-vitro. (...); em geral, os pacientes recebem alta no mesmo dia e voltam às atividades normalmente em menos de uma semana”, destaca Dr. Glauco Guedes, urologista. 

A microdissecção testicular nada mais é do que o procedimento cirúrgico indicado para o tratamento de azoospermia – uma causa comum de infertilidade masculina. Por definição, a azoospermia é a ausência de espermatozoides no sêmen.

Para entender esse procedimento, é preciso entender um pouco sobre o testículo – um órgão masculino composto por cerca de 200 pequenos túbulos, nos quais normalmente são produzidos cerca de 200 milhões de espermatozoides por dia. Todos os homens que sofrem de azoospermia não-obstrutiva possuem uma falha grave na produção de espermatozoides. No entanto, é sabido que mais ou menos metade desses homens ainda conseguem produzir espermatozoides, mas que devido a baixa quantidade, muitas vezes não são encontrados no exame chamado espermograma.

 O objetivo dessa cirurgia – microdissecção testicular – é procurar túbulos testiculares que ainda produzam espermatozoides, e retirá-los para serem usados na fertilização in-vitro – uma técnica que consiste na coleta dos gametas para que a fecundação seja feita em laboratório e depois na transferência desses embriões de volta para o útero materno. A microdissecção testicular, por sua vez, é realizada com anestesia geral ou raquidiana. 

“Esse procedimento é muito interessante. Com o auxílio do microscópio cirúrgico, que aumenta a visão em até 25 vezes. O médico cirurgião retira os túbulos testiculares mais dilatados (os possuem uma maior chance de conter espermatozoides) espermatozoides, que serão usados em procedimentos e fertilização in-vitro. Em geral, os pacientes recebem alta no mesmo dia e voltam às atividades normalmente em menos de uma semana”, destaca Dr. Glauco Guedes, urologista. 

Dr. Glauco Guedes - médico urologista - atende na cidade de Brasília, Distrito Federal. Quem quiser mais informações, ou tiver curiosidades sobre o trabalho dele, pode acompanhar o Instagram @guedes.glauco

Para mais informações:

Clínica Evoluccy - Instituto de medicina:

Unidades Asa Sul - (61) 3532-5560/ 3532-5643

Unidades Asa Norte - (61) 32638100/ 3263-8051

Comentários
Assista ao vídeo