Viver - Saúde

Cirurgia plástica no verão: mitos e verdades sobre os procedimentos estéticos realizados na estação

4 de Janeiro de 2020

O Brasil ocupa seu lugar de destaque no ranking mundial das cirurgias plásticas, estando atrás apenas dos Estados Unidos. A valorização da aparência é um dos principais pontos para a procura dos procedimentos estéticos. A mamoplastia de aumento está em primeiro lugar, seguida pela lipoaspiração, cirurgia das pálpebras e rinoplastia.

Contudo, há uma época do ano que seja melhor para tais cirurgias?

Descubra os mitos e verdades sobre os procedimentos estéticos realizados no verão:

A melhor estação do ano para cirurgia plástica: TODAS

Sim, qualquer época é propícia para um procedimento estético. E é óbvio que o verão é bem-vindo! Os termômetros não devem servir como resposta, quem precisa estar bem é o paciente. Qualquer dia é uma boa data para se agradar, para ser feliz.

E se o calor é a pauta da vez, principalmente em relação ao processo de cicatrização, o cirurgião plástico Dr. Cássio Miura esclarece: “O calor não atrapalha a cicatrização e o resultado final de nenhuma plástica. Alguns tipos de cirurgia requerem cintas pós-cirúrgicas, mas o verão não é um fator que impede o uso.”

Orientação médica: eis a melhor resposta

Seja em qualquer estação do ano, a paciente deve seguir a orientação pós-operatória. E isso vai muito além dos medicamentos. “É preciso repousar, procurar pela melhor posição ao se sentar ou deitar, se haverá o uso de cinta ou não, fazer ou não a drenagem, andar ou não, permanecer mais em lugares de sombra... E tudo isso quem aponta é o médico cirurgião.” Destaca o Dr. Cássio.

Portanto, uma boa conversa com seu cirurgião evitará qualquer problema.

É claro que, em dias mais quentes, a incidência do sol pode interferir na qualidade de qualquer que seja o repouso. Procurar por locais mais frescos e se prevenir dos raios solares ajuda inclusive a evitar outros tormentos como queimaduras na pele, desidratação, e insolação. Portanto, não existe contraindicação quando a questão é somente a cirurgia plástica e o calor.

“Muito mais importante do que a época, bom relacionamento com o médico se torna imprescindível.” Finaliza o cirurgião plástico. 

Comentários
Assista ao vídeo