Viver - Saúde

Dr. Thales Dchincariol explica como se recuperar no pós-festas e eliminar os quilinhos extras

6 de Janeiro de 2020

As festas de fim de ano ficaram para trás, porém, o peso na consciência com os exageros na comilança e bebidas permanece.

Eis que bate aquele desespero. “Será que ganhei quilinhos extras?” ou “Como farei pra eliminar todo esse inchaço?”.

A seguir, as dicas do nutrólogo Dr. Thales Schincariol dissiparão toda a culpa de quem exagerou na virada de ano, e o foco será na reestruturação do metabolismo para um ano novo saudável.

Festas de fim de ano: o problema está nesses 10 dias ou nos 12 meses que os antecederam?

É normal, nas festas de fim de ano, as pessoas exagerarem na comilança, mesmo as mais regradas. Só que durante o ano, a pessoa não fez uma alimentação correta e balanceada, não teve a periodicidade nas atividades físicas, não fez um acompanhamento médico. Ou seja, provavelmente já existam alguns transtornos metabólicos que possam facilitar o ganho de peso exacerbado no período de festas.

“A grande dificuldade desses dez dias de final de ano é a construção que já vem antes. O problema está entre o Ano Novo e o próximo Natal, e não entre o Natal e o Ano Novo.” Aponta o nutrólogo.

Na realidade, o corpo tem que entender o alimento e fazer seu processamento dando os destinos finais a ele. A cada grande grupo (carboidratos, proteínas e gorduras) o organismo percebe o que fazer com ele. Se a pessoa já vem com um transtorno metabólico ao longo do ano, uma carga de estresse e ingere uma quantidade maior de alimentos, o corpo se perde nesse processamento e retarda a metabolização dos alimentos. Isso facilita a retenção maior de líquidos e a alteração significativa na balança.

Pode-se dizer, então, que a pessoa ganhou peso nesse tempo? “Sim, acumulou em forma de gordura.” Explica o Dr. Thales. Ele continua: “Para os pacientes que já são mais organizados, têm boa alimentação e fazem exercícios físicos, há apenas uma elevação natural do peso e ele perde consequentemente nos próximos dias, porque ele vai voltar com a dieta regular. Volta também a fazer exercícios físicos, a se hidratar. O corpo já sabe o que fazer com aquele excesso de comida.”

Reorganizar o estilo de vida: eis a questão

Se a pessoa deseja mudar, no primeiro momento faz-se necessário um objetivo para 2020, ou seja, uma reorganização, uma ressignificação da vida. Não há necessidade de hábitos e dietas restritivas. Elas não são compatíveis com a vida. “Uma dieta focada num resultado agudo, a pessoa esquece os outros momentos e fica no efeito sanfona. Isso gera mais estresse, mais transtornos metabólicos, do que mudar os hábitos.” Garante o nutrólogo. Ou seja, a pessoa que não tem uma alimentação regrada e não faz exercícios físicos, uma dieta dita ‘milagrosa’ jamais irá eliminar definitivamente o peso. Somente um novo estilo de vida para alcançar bons resultados.

Uma boa dica para a pessoa sedentária: a caminhada. Ela é o primeiro grande passo. E também ingerir muito líquido nessa época do ano. Estamos no verão, e a água ajuda a reduzir essa sensação de saciedade e inchaço. Portanto, opte por frutas, troque a carne vermelha pela branca, desista do álcool (ele é um fator inflamatório e pode piorar a situação).

Ah, procure por um especialista! Ele terá a orientação adequada para cada pessoa. E programe-se ao longo do ano pra melhorar a alimentação e o estilo de vida.

Aos adeptos de uma vida saudável: como proceder?

Para a pessoa que já mantém uma disciplina tudo fica mais fácil. É reiniciar com a dieta, os exercícios, não protelar. Seguir as mesmas regras. Importante ter uma boa higiene do sono, dormir bem. Se hidratar mais ainda. Os exercícios físicos precisam ser de três a quatro vezes por semana, mas exercícios leves.

Em relação à alimentação, opte por legumes verdes, brócolis, couve, frutas (quanto mais ácida ela for, melhor a digestão, a função intestinal, e a ajuda na perca de peso). Limão, abacaxi, acerolas, todas essas frutas têm baixo índice glicêmico (pouco açúcar) e ajudam naturalmente a perder peso. Retire a carne vermelha no primeiro momento. E evite farinhas, açúcares, doces e alimentos industrializados. Metabolicamente o corpo passa a ficar mais ativo.

O Dr. Thales Schincariol encerra apontando os quatro pilares de uma dieta plena: “Alimentação saudável, hidratação, atividade física e descanso. Isso serve para todas as pessoas”.

Comentários
Assista ao vídeo