Viver - Saúde

O verão chegou, Dr. Guidi dá dicas e explica um pouco sobre protetor solar

17 de Janeiro de 2020

Rejuvenescer não é tão fácil como parece, muito menos buscar a saúde de volta. Já diziam os mais velhos, “prevenir é melhor do que remediar”.

“Precisamos SIM de proteção solar, isso se você quiser ter uma pele saudável e jovem por mais tempo”. Afirma o médico Dr Thiago Guidi (CRM-130225-SP).

Questionado sobre a rigorosidade no uso do protetor solar, Dr Guidi diz: “Eu concordo que precisamos sim de sol, produzir vitamina D, gerar bem-estar, relaxar, e é pensando nisso que sou um pouco flexível com meus pacientes em relação à proteção solar. Agora não usar nunca é que está muito errado. Use pelo menos de manhã e meio-dia, e com mais rigor em dias de praia e muito sol.”

Então vamos para as dicas. Protetor Solar não é só ter FPS igual ou acima de 30. Isso se refere apenas à proteção aos raios UVB, o bloqueio aos raios UVA é diferente. Segue abaixo alguns tópicos importantes e no final alguns protetores indicados pelo Dr Guidi e que combinam com a pele dos brasileiros.

FPS: fator de proteção solar. Essa é a sigla mais antiga de todas, e refere-se à proteção UVB que é maior causador de câncer de pele. Maior que 30 já está bom demais;

PPD: persistent pigment darkness. Sigla mais recente e é um indicado de proteção UVA, que é o raio que mais causa envelhecimento. Maior que 8 é ótimo;
Às vezes vem escrito apenas “alta proteção UVA”, ou “UVA+++”. Desconfie desses, pois não estão informando à proteção exata para UVA;

Protetores com textura mais sequinha geralmente vem escrito: “dry touch”, ou “matte”, ou “toque seco”, ou “airlicium”. São indicados para usar no Brasil, e bons pra usar antes da maquiagem;

A consistência é muito variada: fluido, gel, gel-creme, aquagel, creme, spray, entre outros. Escolha gel-creme ou fluido para o rosto, creme para o corpo no dia-a-dia, spray para praia, e gel (alcoólico) para homens que tem muito pelos.

INDICAÇÕES:
▫️Normalize Matte 50;
▫️Ideal Soleil 50 toque seco;
▫️Anthelios Arlicium 30;
▫️Isdin Gel Cream Dry Touch 50.

Mulheres gostam muito COM COR, e de fato protegem sim um pouquinho mais. Porém é bom lembrar que o pó-compacto não substitui o protetor normal.
▫️Normalize Color 30;
▫️Isdin Active Unify 99 Color (melasma);
▫️Episol Color 70;
▫️Adcos Fluid Tonalizante 40;
▫️Shiseido Protect Liquid 43.

Informações sobre Dr Thiago Guidi (CRM-130225-SP)

Contato: “Instituto Guidi”, Rua Borges Lagoa,1070, São Paulo-SP, (11)9-4166-2188

Comentários
Assista ao vídeo