Business - Agronegócio

Nordeste ultrapassa Índia na produção de soja

10 de Setembro de 2023

O Nordeste atingiu novo patamar no ramo do agronegócio com a produção elevada de soja.  De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a região vai produzir 15 milhões de toneladas de soja em 2023, 3 milhões a mais que a Índia, país localizado na Ásia e que tem a quinta maior safra do grão de soja do mundo. Entre os motivos pelo bom resultado, estão fatores climáticos do Nordeste, além da utilização de uma infraestrutura tecnológica que possibilitou o desenvolvimento do agro no interior nordestino.

Segundo a Conab, Bahia, Maranhão e Piauí compõem o top 3 dos Estados do Nordeste líderes na produção de soja. O trio compõe a região Matopiba, junção do Maranhão, Tocantins (estado localizado geograficamente no Norte do Brasil), Piauí e Bahia.

Os agricultores baianos vão colher cerca de 7,7 milhões de toneladas, enquanto o Maranhão estima uma colheita de 4 milhões, já o Piauí terá uma produção de aproximadamente 3.5 milhões.

Para Surama Geleilate, diretora da plataforma digital G3 Direto, esse resultado mostra cada vez mais a força do Nordeste. "Esse resultado foi possível graças a junção da capacidade tecnológica e estrutural do produtor rural nordestino em conjunto com a força de vontade do nosso povo. Na prática, os piauienses, baianos e maranhenses mostram que o caminho do progresso veio para ficar em nossa região", frisa.

Apesar de ter estimado uma colheita menor que a Bahia e o Maranhão, o Piauí é o Estado o qual os produtores rurais têm a mais perspectiva de crescimento: o setor espera colher uma safra de soja 18% maior em 2023. 

Para acompanhar a situação do preço da soja, os empresários do agronegócio têm a opção de utilizar o aplicativo G3 Direto para monitorar minuto a minuto os valores desta mercadoria, bem como ofertarem a commodity. Na plataforma, há cadastros de produtores e compradores, e todos passam por uma avaliação para obterem a verificação necessária para poder ofertar o produto.

A soja é uma oleaginosa de grande importância para o agronegócio no Brasil e no mundo. Isso se deve principalmente pelo retorno econômico e versatilidade, que pode ser utilizado pela indústria veterinária, indústria alimentícia, indústria farmacêutica, cosméticos, tintas, adesivos e plásticos.

Sobre a G3 Direto

G3 Direto é uma plataforma digital que foi idealizada e criada pela Geleilate Corretora, que tem expertise de 33 anos de atuação no agronegócio na região Nordeste. O objetivo é facilitar o negócio, onde o produtor e o comprador vão trocar informações com o intuito de otimizar o tempo com negociações seguras e eficazes.

O comprador tem acesso às ofertas de grãos, fertilizantes, clima, frete, câmbio, cotação das bolsas e principais notícias do mercado.

O aplicativo foi lançado durante a última edição do PECNordeste, evento especializado em agronegócio, realizado em junho, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O aplicativo "G3 Direto" está disponível para download nos sistemas Android e IOS.

Comentários
Assista ao vídeo