Colaboradores - Tânia Voss

Feriadão recheado de novidades e opções culturais

11 de Outubro de 2023

Maria Gadú celebra 20 anos de carreira com show em São Paulo

Celebrando 20 anos de carreira e em turnê com seu quarto álbum de estúdio, “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor”, Maria Gadú desembarca em São Paulo, para uma única apresentação no Tokio Marine Hall, dia 20 de outubro.

No show, a cantora reverencia a música popular brasileira em um espetáculo onde realiza interpretações de canções que marcaram a sua vida. Acompanhada de sua banda, a cantora e compositora apresenta as regravações de grandes nomes da MPB, como Caetano Veloso, Gonzaguinha, Marisa Monte, Rita Lee e Renato Russo, além de cantar seus grandes sucessos como Shimbalaiê, Dona Cila e Bela Flor.
O disco “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor” conta com doze faixas produzidas por Gadú, nas quais ela interpreta e toca todos os instrumentos das canções, comprovando sua versatilidade e pluralidade tanto como intérprete quanto como musicista.

Informações e vendas: https://www.eventim.com.br/

Maria Gadú | Foto: Divulgação
O Pink Floyd dá sequência à celebração do 50º aniversário do clássico álbum "The dark side of the moon" lançando um novo filme de 30 minutos que documenta o recente eclipse na Austrália.
 
Intitulado "Eclipse", o lançamento exclusivo no YouTube segue um grupo de sortudos fãs do Pink Floyd que voaram para a Austrália Ocidental para ouvir "The Dark Side Of The Moon" enquanto testemunhavam um fenômeno raro e extraordinário de eclipse solar total. O documentário será lançado exclusivamente no canal do YouTube da banda (aqui) como parte das "Sextas do Floyd" em 13 de outubro.

Em 20 de abril de 2023, a sombra da lua tocou a ponta da Austrália Ocidental, enquanto viajava sobre uma das áreas mais belas do mundo - o Parque Marinho Ningaloo em Exmouth, listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Sob a supervisão do longo consultor criativo do grupo e co-fundador da Hipgnosis, Aubrey 'Po' Powell, o Pink Floyd deu a oito fãs australianos (chamados de "The Astronome Domine Eight") a oportunidade exclusiva de visitar este local cênico especial na região para ouvir "THE DARK SIDE OF THE MOON" na íntegra. A épica e arrebatadora última música do álbum, "Eclipse" (com os versos finais " But the sun is eclipsed by the moon…"), foi cronometrada para coincidir com o momento exato do eclipse total.
 
O documentário, criado por Powell e sua equipe, o diretor Benny Trickett e a produtora Fiz Oliver, segue "The Astronome Domine Eight" enquanto ouviam com fones de ouvido ao lado de uma pirâmide especialmente construída em uma praia deserta. Ele traça a jornada deles desde a inscrição para a viagem até seus sentimentos emocionais depois. Moradores da região e milhares de outras pessoas que também fizeram a viagem histórica a Exmouth para fazer parte da experiência também foram entrevistados como parte do documentário. 
Pink Floyd | Foto: Divulgação
Evinha recebe seus irmãos do Trio Esperança e dos Golden Boys em duas apresentações no Sesc Pinheiros

Espetáculo tem direção musical do pianista e maestro francês Gérard Gambus

Com mais de 60 anos de trajetória artística, os irmãos começaram suas carreiras muito jovens. Por volta de 1958, os primeiros a estrear oficialmente na música foram os irmãos Ronaldo, Roberto e Renato juntamente com o primo Valdir. Surgia então os Golden Boys, que começaram a carreira cantando versões em português para baladas e rocks internacionais conhecidos do grande público em programas de calouros nas rádios do Rio de Janeiro. Conforme a Jovem Guarda assumia posição de destaque na música brasileira, o grupo aumentava seu prestígio. Os Golden Boys também tiveram nobre participação nos Festivais, excursionaram por países da América do Sul e gravaram diversos discos.

Mas a família é grande... e os irmãos mais novos Mário, Regina e Evinha observavam atentamente tudo que acontecia com muito brilhantismo com seus irmãos mais velhos dos Golden Boys. Foi aí que em 1961, o Trio Esperança iniciou também a sua carreira. O sucesso veio com "Filme Triste", versão brasileira de "Sad Movies". Em seguida, outros hits do trio vocal como “O Passo do Elefantinho”, “Festa do Bolinha”, “Gasparzinho” estiveram à frente das rádios e programas de tv da época.

No fim da década de 60, Evinha partiu para carreira solo, sendo substituída por sua outra irmã, a caçula Mariza, ou Marizinha como é conhecida. Com a nova formação, o grupo lançou outros discos de sucesso. Após sua saída do Trio Esperança, Evinha começou mais uma bela trajetória. Seu primeiro sucesso foi “Casaco Marrom”. Em 1969, conquistou o primeiro lugar no IV Festival Internacional da Canção com a música "Cantiga por Luciana", conquistou também o segundo lugar no Festival da Música em Atenas (Grécia) e foi finalista do Festival Yamaha em Tóquio (Japão). Juntamente com suas irmãs, gravou músicas brasileiras em um disco de Paul Mauriat em 1977, excursionando com o maestro francês pelo Japão e pela China. Casou-se com Gérard Gambus, pianista e diretor musical da orquestra de Paul Mauriat, e passou a viver na França.

Com o término do Movimento Jovem Guarda, o Trio Esperança também chegou ao fim. Mário se tornou empresário do ramo de educação e as duas irmãs Mariza e Regina também foram morar na Europa. Por lá, junto à Evinha, voltaram a cantar e criaram uma nova formação do Trio Esperança, gravando 5 álbuns que geraram 3 discos de ouro e sempre com muito sucesso de público e crítica, Paralelamente Evinha continua sua carreira solo e lançou em 2016 com o marido Gérard o álbum “Uma voz, um Piano” . Este disco faz parte dos 100 melhores albuns do ano de 2016. Já o grupo Golden Boys nunca parou de cantar e faz shows por todo o Brasil. Além disso, compuseram hits que foram cantados não só por ícones da Jovem Guarda, mas também por nomes atuais como Roupa Nova (canção “Anjo”), Xuxa (canção “Doce Mel”), Alcione (“Pode Esperar”), Fábio Jr (também a canção “Anjo”), entre outros artistas. Recentemente o irmão mais novo, Mário Correa (Trio Esperança) passou a caminhar oficialmente com o grupo, ocupando o lugar do saudoso e amado irmão Roberto Correa.

O repertório do show traz todos sucessos da carreira solo de Evinha, como “Cantiga por Luciana”, “Teletema” e “Que bandeira”, como também do Trio Esperança (“Festa do Bolinha”, Filme Triste”, “Passo do Elefantinho”) e dos Golden Boys (“Alguém na multidão”, “Erva Venenosa” e “Pensando nela”).
 
Sesc Pinheiros
Evinha convida Marizinha e Regina (Trio Esperança) – dia 14/10 - 21h
Golden Boys – dia 15/10 - 18h
Evinha | Foto: Divulgação
Péricles lança regravação de “Uni Duni Tê”, com sua filha e MC Divertida, estrela das redes

Dono da maior voz do samba, Péricles está lançando essa releitura, já disponível em todas as plataformas via ONErpm, em comemoração ao Dia das Crianças

Comemorando o Dia das Crianças ao lado de sua filha, Maria Helena, de 3 anos, o cantor Péricles lança sua própria versão de “Uni Duni Tê”, clássico do grupo infantil Trem da Alegria. Disponível a partir desta quinta-feira (12), a regravação também conta com a presença de MC Divertida, youtuber estrela da internet e dos memes.

A faixa, já disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm, é uma revisitação a esse clássico para as crianças da década de 80, mas, também foi escolhida pois, na casa de Péricles, “Uni Duni Tê” ainda é um sucesso. De acordo com o rei da voz, essa foi uma escolha fácil por “era uma música que Maria Helena já ouvia em casa”.

“‘Uni Duni Tê’ é um clássico infantil e, por isso, era uma música que a Maria Helena já ouvia em casa. Então, quando surgiu a ideia de realizarmos essa releitura para o Dia das Crianças, não tive dúvidas na hora de escolhê-la. É uma música leve, divertida e gostosa de cantar”, conta Péricles.

A participação de MC Divertida, a jovem Maria Clara, também foi resultado dos gostos de Maria Helena, que apresentou a youtuber para o pai. Com mais de 13 milhões de inscritos e 5.4 bilhões de visualizações, a MC conheceu Maria Helena quando fez um show em São Paulo e a filha de Péricles estava na primeira fila.

Além da MC Divertida participar desse nosso trabalho, eu participo também de um trabalho dela, então, eu estou muito feliz em poder fazer esse projeto com a minha filha, com a MC Divertida e sua turminha (Henrique Cauã, Jéssica Souza e João Pedro). Trabalhar rodeado de crianças é gostoso demais!”, afirma o rei da voz sobre esse lançamento.

Sobre a participação direta de sua filha, ele acrescenta: “Toda vez que eu posso fazer um trabalho junto com a Maria Helena, eu tento deixá-la bem à vontade e com total liberdade para ela ser a menina feliz que é. Apesar de ela ter uma desenvoltura musical muito bonita, a gente não quer forçá-la a ser uma musicista, mas ela vive nessa atmosfera e encara tudo com muita naturalidade”.

Finalizando: “O mais importante de todo esse processo é que ela se divertiu muito, tanto no estúdio, colocando a voz, quanto na gravação do clipe. Tenho certeza de que criamos uma linda memória afetiva que vamos sempre lembrar com muito carinho”.

O lançamento também vem acompanhado de um videoclipe estrelado por Péricles, Maria Helena e toda a turma da MC Divertida. Combinando perfeitamente com a energia de “Uni Duni Tê”, o vídeo está disponível no canal de Péricles a partir do meio-dia da quinta (12/10).
Foto: Divulgação
Um dos maiores ícones do ilusionismo, mágico mascarado volta à cena e apresenta seus números de maior sucesso em São Paulo

Ingressos para as apresentações a partir de 4 de novembro estão disponíveis em sympla.com.br

Prepare-se! Mister M, o “Paladino Mascarado”, está de volta aos palcos do Brasil e fará em grande estilo uma curta temporada em São Paulo, no Teatro Procópio Ferreira – a partir do dia 4 de novembro.
Ingressos para a temporada paulista de Mister M Experience já podem ser adquiridos em sympla.com.br. Confira as informações em SERVIÇO abaixo.

Não é mistério para ninguém que Val Valentino, pseudônimo artístico de Leonard Montano, parou o Brasil nos anos 90 quando passou a ser conhecido por Mister M, com um quadro semanal no programa Fantástico que logo o transformaria em fenômeno de audiência e popularidade.

Ouvir “Mister M….” na voz de Cid Moreira, arrepiava qualquer um, era o chamado para que as famílias e as crianças se reunissem na frente da televisão para ver o ilusionista revelar truques famosos de mágicos de todo mundo.

Conhecido internacionalmente como “Masked Magician”, após o sucesso do especial “Quebrando o código dos mágicos” da FOX, que chegou a quase todos os países do mundo, a vida de Val assumiu uma dimensão que talvez nem o próprio estivesse preparado para lidar.

Feito pólvora, a imagem do mágico mascarado popularizou-se nos quatro cantos do planeta, tornando-o um verdadeiro fenômeno capaz de quebrar paradigmas.

Em países do Oriente Médio, onde culturalmente a mágica era vista como bruxaria e até um simples truque com cartas poderia virar crime, sua fama ajudou a compreender que o ilusionismo se tratava de uma arte performática.

Na China, onde o governo proibia manifestações de mágica, o sucesso de seu programa acabou criando uma Escola para Mágicos. Na Indonésia, chegou a receber honrarias do Governador e da Família Real nas escadarias do Palácio do Governo.

No entanto, a década seguinte ao sucesso colossal, quando foi disputado por emissoras de TV, com apresentações em Las Vegas e em grandes palcos do mundo, foi bastante difícil.
O artista perdeu sua mãe, foi perseguido profissionalmente, sofreu um acidente que o deixou entre a vida e a morte, e recebeu diagnóstico de um câncer, junto com o prognóstico de que teria apenas um ano de vida.

Em 2020, decide vir ao Brasil, duas semanas antes da pandemia, quando o mundo parou e, impossibilitado de voltar aos EUA, acabou sendo operado e concluindo seu tratamento no país.

Em 2023, curado, decide retornar à cena em palcos nacionais e também fazer um trabalho junto à classe de mágicos do Brasil.
Mister M | Foto: Divulgação
Nuria Lança O Álbum “Atemporal”

Nuria estreia sua carreira solo com o lançamento do álbum “ATEMPORAL”. O projeto surge do encontro entre o artista e o produtor musical Renato Lellis. O show apresenta as 12 faixas do álbum como: “Deixa”, “Olhar”, “Mami Disse”, “Uma Só Chance”, “Vai BB”, “Pista Bompton” e “Obrligation”, além de versões como “These Are The Songs ( Tim Maia ) e “Me Libertei” ( Toni Tornado ).

Nuria e Os Querendodengo é composta por Renato Lellis (bateria e voz), Pedro Dona (contrabaixo e backing vocal), Emerson Martins (guitarra e backing vocal)e NURIA (vocal e performance).

Estreia como produtora musical no álbum autoral “Atemporal “. Em sua trajetória como cantora, a artista fez parte de produções como a Ópera Tosca no teatro São Pedro ( 2010 ), o concerto Carmina Burana na Sala São Paulo ( 2009 ), e Virada Cultural ( 2010 ), além de diversos espetáculos no teatro Olido, Theatro Municipal, Teatro Frei Caneca, entre outros . Em 2017, foi convidada a participar do projeto que uniu o coro do Coralusp Mulheres ao grupo Ilú Obá de Min.

Aos 18 anos NURIA foi convocada pelo produtor Xuxa Levy a integrar como crooner da Big Band Orquestra Jabaquara, cantando ao lado de nomes como Marisa Orth, André Abujamra, Tulipa Ruiz, Max de Castro, entre outros. Em 2018, foi a voz escolhida para gravar duas das principais faixas da trilha sonora da série da Netflix “Coisa Mais Linda”
Nuria | Foto: Divulgação
Luís Martins lança "Muher" e vem com novidades

O cantor e compositor baiano Luís Martins comemora um mês do lançamento do single “Mulher”, disponível em todas as plataformas digitais, e que veio acompanhado do primeiro videoclipe da sua carreira musical. A canção é um samba autoral e estará no seu próximo álbum de inéditas, “Caminhos”, o quinto trabalho a ser lançado em outubro, pela produtora Arroz de Hauçá.

Neste álbum, Luís se juntou a um time de músicos de primeira linha da MPB. O pianista Cristóvão Bastos assina a direção musical e participaram também Jamil Joanes (baixo), Jurim Moreira (bateria), João Lyra (violão) Rui Alvim(clarinete), Armando Marçal (percussão) e Dirceu Leite (flauta), entre outros que fazem história em gravações clássicas da MPB.

Inspirado nos clássicos da MPB, este single “Mulher” conta também, entre estas feras da música brasileira, com a participação nos vocais de Cynara, do Quarteto em CY, grupo vocal brasileiro formado em 1964, considerado o maior quarteto vocal feminino do Brasil, além de o mais antigo, que participou dos áureos tempos da Bossa Nova e da MPB. Este, inclusive, foi o último registro, em estúdio, da cantora, que morreu em abril deste ano.

Gravado em Salvador, na Bahia, o videoclipe também foi produzido pela Arroz de Hauçá e contou com a direção, roteiro e atuação de Luísa Martins, filha do artista. “Esta gravação foi diferente, porque tem a minha filha como diretora; isso me inspirou mais ainda. Eu divido e contraceno com ela. Vivo cercado por mulheres e é sobre isso que a música fala, a mulher pode, deve e tem que conseguir seu espaço. Foi muito gostoso”, observa Luís.

Sobre este novo trabalho, Cristóvão Bastos conta. “Gravar esse álbum com Luís Martins foi extremamente prazeroso, numa convivência boa com grandes músicos no estúdio e um profissionalismo impressionante. E na faixa “Mulher”, particularmente, a gente teve no coro a presença da Cynara, do Quarteto em Cy - uma das últimas coisas que ela gravou. É um registro importantíssimo”.
Luís Martins já tem quatro álbuns gravados: “Sou Músico” (2018), “Seis Meses” (2019), “Sonho Live” (2020) e o Projeto “Studio Session: Luís Martins” (2023), todos já disponíveis nas plataformas digitais. 

Natural de Salvador, filho de sanfoneiro – teve o pai como principal responsável por aproximá-lo da música – Luís é empreendedor, músico, compositor, poeta, escritor e cantor. Empresário de sucesso no ramo de tecnologia há mais de 25 anos, em 2018 iniciou sua carreira musical, quando então criou a sua própria produtora e editora musical, a Arroz de Hauçá, para gerenciar sua carreira e novos projetos de entretenimento. É também apresentador e entrevistador em mais um de seus projetos, o programa “Fortuna Crítica”, onde extrai de maneira leve e descontraída histórias divertidas dos seus convidados.
 
Luís Martins | Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo