Cultura - Teatro

Bandalheira do Bem chega ao Teatro Municipal de Ribeirão Preto

17 de Outubro de 2023

Apresentação gratuita e aberta ao público será na próxima quinta-feira (19 de outubro), a partir das 9h30. Projeto voltado às crianças mescla música popular brasileira, dança, teatro e artes circenses

Dando continuidade à temporada 2023 pelo interior paulista, a trupe da Bandalheira do Bem retorna na próxima quinta-feira (19 de outubro) a Ribeirão Preto, com apresentação gratuita e aberta ao público em geral, a partir das 9h30, no Teatro Municipal (praça Alto do São Bento, s/n). Antes, no dia 9 de outubro, a trupe se apresentou na cidade para alunos de escolas públicas em duas sessões no Centro Cultural Palace.  Cerca de 300 estudantes participaram e interagiram com os artistas do grupo.

A proposta do projeto é levar a cada cidade da turnê, espetáculos que colocam o público diante da música popular brasileira, da dança, das artes circenses e do teatro. “Essa é sempre a nossa intenção, levar muita música, circo, dança, oferecer arte para crianças e sempre de maneira gratuita”, explica Dimi Zumquê, idealizador, coordenador e diretor artístico do projeto.

Este é o quinto ano da Bandalheira do Bem e a atual temporada começou em agosto, percorrendo neste ano cidades como Santa Adélia, Ariranha, Luiz Antonio, São Simão, Serrana e Jardinópolis e agora Ribeirão Preto. Ao todo, em 2023, nove municípios são atendidos e também está prevista a realização de uma live com propagação do trabalho do grupo sem limites geográficos.

“Por onde passamos, as crianças demonstram muito interesse e identificação com os integrantes da trupe, resultando em muita interação e num contato afetuoso, que nos motiva muito a investirmos no nosso trabalho”, comenta Dimi Zumquê. Além dele, atualmente o grupo é formado pelos músicos Alessandra Freire, Eder Bortolato, Tales Gonzales, Michael Toro, Erick Ferreira, Pedrinho Brown, “Tio Pita”, Leonardo Freitas, as jovens cantoras Luisa Farias e Julia Lilás, e a multiartista Ju Cadeco, que usa sua experiência em teatro para incrementar o repertório de músicas populares como “O sapo não lava o pé”, “Sítio do Pica-pau Amarelo”, “Pintinho Amarelinho”, “Eu vou pegar o trem” e outras, como “Baby Shark” e “Onda Onda”. 

A expectativa da coordenação é que as apresentações atraiam mais de 7 mil pessoas de forma presencial, além do público da internet na transmissão da live que integra a temporada. “Temos vivenciado momentos incríveis e constatado que, todo estímulo artístico do projeto inspira as crianças e os adolescentes a entenderem o processo artístico como uma forma de expressão libertadora, criativa e muito alegre”, acrescenta Dimi Zumquê.

Escolas e instituições da cidade podem participar da apresentação do próximo dia 19 de outubro gratuitamente. As vagas são limitadas ao espaço do teatro e seguem o critério por ordem de confirmação dos participantes. Mais informações sobre vagas pelo telefone: (16) 981052188, com Luisa.

Histórico do projeto

A origem da Bandalheira do Bem é associada a ações voluntárias de seus integrantes em hospitais e asilos, o que trouxe uma importante experiência ao grupo. Com apresentações desde 2017, a trupe faz um resgate da cultura popular brasileira – tendo como palco praças públicas, centros culturais e ainda   apresentações especiais em teatros, auditórios e centros culturais.

O projeto é uma realização da Zumquê Produções, com o apoio do ProAC-ICMS, lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo e conta com patrocínio do Grupo Imediato.

Serviço

Bandalheira do Bem

Data: 19 de outubro (quinta-feira), às 9h30

Local: Teatro Municipal de Ribeirão Preto (praça Alto do São Bento, s/n)

Entrada gratuita e aberta ao público em geral

Mais informações pelo Instagram: @bandalheiradobem

Comentários
Assista ao vídeo