Cultura - Educação

Premiada dramaturga Silvia Gomez lança duas peças montadas internacionalmente em livro bilíngue

17 de Outubro de 2023

Publicada pela Editora Javali, obra reúne as peças “Mantenha fora do alcance do bebê” e “Neste mundo louco, nesta noite brilhante”, com tradução para o espanhol. Lançamento acontece no dia 19 de outubro, às 19h, no Espaço CPT_SESC, com bate-papo e leitura dramática. Participações das atrizes Débora Gomez e Yara de Novaes, do crítico e curador teatral Kil Abreu e do editor Assis Benevenuto

A dramaturga Silvia Gomez reúne em livro as peças “Mantenha fora do alcance do bebê” e “Neste mundo louco, nesta noite brilhante”. Publicada pela Editora Javali em edição bilíngue, com tradução para o espanhol, a obra ganha lançamento dia 19 de outubro, às 19h, no Espaço do Centro de Pesquisa Teatral (CPT), no Sesc Consolação, local de formação e afetivo na carreira de Gomez, que celebra 20 anos desde sua primeira peça encenada. Com entrada aberta ao público, o evento contará com leitura dramática e bate-papo com a autora, o jornalista e crítico Kil Abreu, a diretora e atriz Yara de Novaes, que assinam o prefácio e posfácio do livro, respectivamente, a atriz Débora Gomez e o editor, Assis Benevenuto, da Editora Javali.

A edição de “Mantenha fora do alcance do bebê; Neste mundo louco, nesta noite brilhante”, integrante da Coleção Teatro Contemporâneo da Editora Javali, aproxima dois textos reconhecidos da dramaturgia de Silvia Gomez, peças que tiveram montagens no Brasil e também fora dele, em países como Argentina e México. A versão bilíngue, com traduções de Carolina Virgüez e Iozé Peñaloza, revisão de Maria Fernanda Moreira e Ibi Monte, nasce dessa experiência e do desejo de promover ainda mais a aproximação entre o teatro brasileiro e a produção hispânica, especialmente a latino-americana. Formalmente, as peças partem de situações limite para investigar uma poética que transita entre o real e sua porção de absurdo, tema de seu mestrado em dramaturgia na USP. “Me interessa essa construção em uma espécie de lúcido-delírio, linguagem que tenta elaborar a perplexidade que sentimos diante das questões do nosso tempo. Afinal, escrever teatro é, de alguma forma, propor a discussão pública de determinado impasse”, diz Gomez.

O crítico Kil Abreu, que assina o prefácio da edição, destaca que, na obra da dramaturga, “o que se pode perceber facilmente é que assuntos e poéticas são orquestrados por uma imaginação notável. Ordenar de um jeito único pensamento e forma é um trabalho recorrente, afirmado a cada nova história contada por essa autora já fundamental à cena brasileira. Uma dramaturgia que limpa nossos olhos para que vejamos, entre o espanto e a ternura, o combalido coração da época.”

Além disso, para Gomez, publicar dramaturgia é uma contribuição para a expansão desse ofício. “É importante notar que, embora a leitura de dramaturgia ainda possa ter pouco alcance em nosso país, fico feliz de observar um aumento no número de editoras dedicadas a esse gênero nos últimos anos. Isso é um passo positivo para incentivar a apreciação e o estudo da dramaturgia, assim como a formação de novos autores e autoras”, conclui.

AS PEÇAS

Em “Mantenha fora do alcance do bebê”, uma mulher é entrevistada por uma profissional como parte de um processo de adoção. Porém, durante a conversa, as coisas fogem de controle. Fora dali, uma superpopulação de lobos toma ruas, calçadas e linhas de metrô. A obra estreou em junho de 2015, na Sala Jardel Filho, abrindo a primeira edição da “Mostra de dramaturgia em pequenos formatos cênicos” do Centro Cultural São Paulo (CCSP), na qual foi premiada. A montagem teve direção de Eric Lenate e, no elenco, Débora Falabella, Anapaula Csernik, Jorge Emil e Diego Dac. A encenação fez ainda outras temporadas em São Paulo e no Rio de Janeiro. A dramaturgia foi indicada ao Prêmio Shell e venceu os prêmios APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e Aplauso Brasil, no mesmo ano. Também em 2015, a peça teve leitura na Escócia como parte do projeto Curioso, residência de dramaturgia e intercâmbio cultural Brasil-Escócia organizada pelo Playwrights’ Studio em parceria com o British Council. No final de outubro, o texto estreia na Bolívia e, em 2024, em Portugal. Atualmente, a obra está em processo de adaptação e roteiro para o cinema, prevista em um longa com direção de Débora Falabella.

De acordo com a autora, a dramaturgia se vale de uma situação absurda para refletir sobre como a ideia de consumo pode contaminar mesmo nossos sentimentos mais preciosos.

Em, “Neste mundo louco, nesta noite brilhante”, enquanto aviões decolam e aterrissam em várias partes do mundo, a rotina da Vigia do KM 23 daquela rodovia brasileira é alterada pela presença de uma garota que delira, largada no asfalto após ser violentada nesta noite cheia de estrelas. Esse texto teatral foi escrito em 2018 e estreou em agosto de 2019, no Sesc Consolação, em São Paulo. A montagem do Grupo 3 de Teatro teve direção de Gabriel Fontes Paiva, com Débora Falabella e Yara de Novaes no elenco, além da presença da banda boliviana Las Majas, composta por Isis Alvarado, Lucia Camacho, Lucia Dalence, Mayarí Romero e Marvin Montes.

A encenação fez ainda outras temporadas em São Paulo e uma leitura anterior, em abril de 2019, na Bolívia. Em 2022, participou do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto. A dramaturgia foi indicada ao Prêmio Shell São Paulo 2019 e teve leituras durante a XVII Semana Internacional de la Dramaturgia Contemporánea, em 2019, no México, onde depois foi encenada, em dezembro de 2021, sob direção de Mahalat Sanchez, da Centinela Teatro, com tradução de Carolina Virgüez. Em 2022, a mesma tradução estreou na Argentina, no projeto Temporada Fluorescente, sob direção de Nayla Pose.

Segundo a dramaturga, “Neste mundo louco, nesta noite brilhante” “nasceu de uma profunda inquietação diante do aumento dos relatos de casos de estupro no Brasil. Também experimentando o delírio da linguagem, a obra olha para o encontro entre duas mulheres em uma situação limite, buscando nessa metáfora fazer perguntas acerca da violação também como sintoma coletivo, espelho de um sistema que avança esgotando os corpos e o meio ambiente”. 

SOBRE A AUTORA

Silvia Gomez é jornalista, dramaturga e roteirista, autora das peças teatrais “Mantenha fora do alcance do bebê” (ganhadora dos prêmios APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, na categoria de melhor dramaturgia, e Aplauso Brasil, em 2015), “Neste mundo louco, nesta noite brilhante” (indicação à dramaturgia no Prêmio Shell paulistano, em 2019), “A Árvore” (Editora Cobogó, 2021) e “Gesto” (indicação à dramaturgia no APCA 2022). Suas peças foram traduzidas para o alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, mandarim e sueco, tendo sido encenadas e lidas em países como Argentina, Escócia, Espanha, Inglaterra e México. Desde 2017, dá aulas de dramaturgia, passando por instituições como o Centro de Pesquisa Teatral (CPT-SESC) e o Núcleo de Dramaturgia SESI-SP. Mestranda na Escola de Comunicações e Artes na Universidade de São Paulo (USP). Entre suas dramaturgias transformadas em filmes, estão “A Árvore” (direção Ester Laccava e João Wainer, com Alessandra Negrini), “Partida de vôlei à sombra do vulcão” (direção Clarissa Campolina e Fernanda Vianna, com Grupo Galpão; seleção 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes e FestCurtasBH 2023) e “Mantenha fora do alcance do bebê” (roteiro em desenvolvimento, direção Debora Falabella, Biônica Filmes; semifinalista no Prêmio de Roteiro Longa Ficção do Cabíria Festival 2023).

SERVIÇO

Lançamento do livro Mantenha fora do alcance do bebê; Neste mundo louco, nesta noite brilhante, de Silvia Gomez, com bate-papo, leitura dramática e sessão de autógrafos.

Participações das atrizes Débora Gomez e Yara de Novaes, do crítico e curador teatral Kil Abreu e do editor da Editora Javali, Assis Benevenuto

Data: 19 de outubro, quinta-feira

Horário: 19h

Local: Espaço CPT_SESC - Sesc Consolação (R. Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque, São Paulo – SP)

Classificação: 16 anos

Entrada gratuita, com ingressos limitados à capacidade do espaço (50 lugares)

Sesc Consolação      

Rua Doutor Vila Nova, 245, São Paulo – SP       

Metrô Higienópolis-Mackenzie       

Telefone: (11) 3234 3000       

Facebook, Twitter e Instagram: /sescconsolacao        

Site: sescsp.org.br/sescconsolacao      

Horário de funcionamento         

Terça a sexta, das 10h às 21h30         

Sábados, das 10h às 20h      

Domingos e feriados, das 10h às 18h

Comentários
Assista ao vídeo