Colaboradores - Tânia Voss

Cultura e famosos agitam a cidade

19 de Outubro de 2023

“O Lado Escuro da Rua”, single inédito da Blitz, chega às plataformas digitais.

A faixa integra o álbum Supernova, que chega em novembro

Chega às plataformas de música o novo single da Blitz, “O Lado Escuro da Rua”, que precede o lançamento do álbum Supernova, previsto para novembro. O projeto marca a estreia da banda de Evandro Mesquita & Cia na gravadora Biscoito Fino e traz a personalidade inconfundível da Blitz, com novos e antigos parceiros, além de convidados especiais.

Parceria de Evandro Mesquita e Ricardo Barreto, “O Lado Escuro da Rua” imprime a assinatura musical característica da Blitz, da letra ao arranjo, passando pelos vocais. Formada no verão carioca de 1982, a banda atravessou décadas renovando o seu público, fato que nos remete aos primeiros versos da nova canção: “Não sou de ficar parado”.

"Pensando no passado”

A música fala sobre o prazer de continuar na estrada, com novas paisagens e desafios. De manter a chama acesa e não cair na armadilha de ser cover da gente mesmo. É muito bom ter vários sucessos que a gente gosta de cantar com o público, mas também é bom mostrar coisas novas, canções inusitadas”, pontua Evandro Mesquita, que assina as 14 canções de Supernova, sozinho e com parceiros.

Ainda sobre a o repertório, Evandro conta que ele foi ganhando forma durante a pandemia: “Eu e Billy (Forghieri) fizemos uma prazerosa produção, com participações maravilhosas, e as canções foram aparecendo e nos surpreendendo. Até acharmos que tínhamos um ótimo material para um disco”, conta Evandro.

O timaço de convidados reúne artistas como Frejat, João Suplicy, Conecrew Diretoria e Papatinho, além do cantor Fagner. Tudo a ver com o liquidificador de influências musicais da banda: “A gente sempre misturou pitadas de Moreira da Silva, Bob Marley, Roberto e Erasmo, Adoniran, Beatles: no final, sai com a cara da Blitz. É sempre muito bom ter a participação espontânea desses amigos queridos nessa aventura sonora que é o Supernova”, conclui.

Com 14 faixas, algumas delas já lançadas como singles, Supernova é o primeiro álbum de inéditas da Blitz desde “Aventuras II”, lançado em 2017, e indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

O projeto inédito trará a formação atual da Blitz, reunida há cerca de sete anos (com três CDs e dois DVDs lançados), composta por Evandro Mesquita (vocal, guitarra e violão), Billy (teclados), Juba (bateria), Rogério Meanda (guitarra), Alana Alberg (baixo), Andrea Coutinho (backing vocal) e Nicole Cyrne (backing vocal).

Blitz | Foto: Ale Ruaro

Em mais uma releitura icônica, Faa Morena lança “Gostoso Demais” nesta sexta-feira, dia 20

Cantora regrava clássico de Maria Bethânia, que chega nas plataformas de áudio e YouTube

Faa Morena vem surpreendendo cada vez mais os fãs e nos presenteando com diversas canções que fazem parte do projeto “Faa Canções”. O próximo lançamento da cantora, que recentemente realizou um lindo show em São Paulo, é o clássico de Maria Bethânia, “Gostoso Demais”, marcado para a próxima sexta-feira (20/10), quando estará disponível em todas as plataformas digitais. A releitura feita pela artista é uma experiência sensorial que vai além das expectativas, combinando elementos modernos e influências clássicas de forma harmoniosa, de um jeito que só Faa sabe fazer.

Todas as músicas do projeto são canções que marcaram minha vida, e ‘Gostoso Demais’ não é diferente. Uma letra tão bonita e intensa que é literalmente gostoso demais de cantar (risos). Maria Bethânia é uma das maiores artistas brasileiras e me sinto muito feliz em poder interpretar uma das tantas músicas que se tornaram sucesso na voz dela!”, declara Faa.

A faixa e o videoclipe foram gravados no estúdio Filtro, em Belo Horizonte/MG, com Murilo Barbosa ao piano e direção geral do coach musical e amigo da artista, Cadu de Andrade. Direção de cena e fotografia de Elias Martins, edição de Eric Wildmarck, masterização de Cadu de Andrade e mixagem de Marcelo Magalhães e Cadu.

Recentemente a cantora lançou o “Faa – EP 1 e 2”, em todas as plataformas de áudio, além dos singles “Saúde” e “Tomara”. Todas as faixas fazem parte do projeto “Faa Canções”, para o qual Faa escolheu 16 canções especiais para cantar e interpretar. As gravações aconteceram de uma só vez, todas com direito a videoclipe, que estão sendo divulgados aos poucos.

Faça o pré-save de “Gostoso Demais”: orcd.co/faamorena-gostosodemais

Faa Morena | Foto/Créditos: Andrea Dallevo

Décima edição da feijoada e troféu Sebah Vieira

Com homenagens, música e entretenimento, a famosa feijoada cultural vem com a presença de vários artistas.

Considerado um dos maiores eventos culturais do estado de SP, o Troféu Cultural vem realizando ao longo dos anos grandes homenagens, diversão e encontros de diversidade cultural com a música, teatro, cinema entre outros.

No próximo dia 22 de outubro de 2023, em sua décima edição, será preparado uma grande festa de comemoração.

Após o sucesso das edições anteriores, o evento, reconhecido como uma grande festa cultural da cidade de São Paulo, receberá 500 convidados entre empresários, artistas, influenciadores digitais e imprensa.

O evento vai apresentar um momento muito especial de homenagem e reconhecimento dos talentos e artes que contribuíram com o enriquecimento cultural do nosso país e conjunto de obras.

Nomes como Almir Guineto, Laura Cardoso, Demônios da Garoa, Norma Blum, Sarajane,  ngela Maria, Maurício Mattar, Lucélia Santos, Jorge Vercillo, Neusa Borges, Cantora Rosana, Negritude Junior, Grupo Soweto, Sem Resenha, Jean Paulo, Cauby Peixoto, Matheus Nachtergaele, Maria Alcina, Faa Morena, Jogador Richarlyson, Fat Family, Léo Áquila, Originais do Samba, Zé Henrique e Gabriel, Zezé Motta, Hugo e Tiago, Katinguelê, Rappin Hood entre outros artistas já receberam homenagens nas edições anteriores.

A Feijoada Cultural ganhou visibilidade ao longo do tempo e, hoje, é um dos momentos mais esperados em São Paulo. O evento conta com uma superprodução de luxo e, todo ano, apresenta homenagens de pessoas que fazem história na cultura brasileira.

O diretor, ator, produtor e cantor Sebah Vieira ao longo dos anos vem prestigiando artistas e encontros que marcam gerações. Conhecido e respeitado por elaborar projetos que fogem do óbvio, pela veia festeira que o acompanha há mais de 25 anos e por sua alegria contagiante.

Entre alguns homenageados estão a cantora Wanderléa, Biafra, Caju e Castanha, Rosi Campos, entre outras estrelas do setor cultural.

Feijoada do Sebah | Foto: Divulgação

Mais um lançamento da Família MVN: Quem É Original Não Treme

Rap e Trap nacional em destaque. Conheça o drama e a força do cantor Clayton até chegar nos EUA. O rapper brasileiro da periferia de São Paulo chegou a ser preso na fronteira.

No próximo 5 de novembro tem mais lançamento da Família MVN, o videoclipe do Soldado Kauan com a música “Inimigos ao Chão”

Rap e Trap nacional em destaque. Conheça o drama e a força do cantor Clayton até chegar nos EUA. O rapper brasileiro da periferia de São Paulo chegou a ser preso na fronteira.

Ser favelado ou quebrada não foi uma escolha, sim opção. Aqui me fez ser forte, tem muitas pessoas que lutam por dias melhores e eu sou um deles”, afirma soldado Kauan.

O grupo de rap está sempre atento, alertando e incentivando os menores para uma vida melhor longe da violência, do crime e das drogas. A FMVN mostra que tudo é possível através das letras e força do rap. “O importante é não se perder na caminhada porque as consequências são irreversíveis”, diz Clayton.

Já para Kauam, "a música traz alternativas, vida e sonhos". Clayton sabe o que diz e com sua experiência e vivência, passa sua mensagem aos mais jovens para que não entrem em um mundo sem volta.

Confira: 

Família MVN | Foto: Divulgação

Aniversário de 40 anos do Madame

40 anos da inauguração do “Madame Satã”

Neste sábado, 21 de outubro de 2023, o Casarão completa 40 anos desde a inauguração do icônico "Madame Satã". Além da presença dos nosso DJs residentes, contaremos com a apresentação da clássica banda de post-punk/psicodélico, Violeta de Outono. Um dos principais nomes do rock nacional underground dos anos 80, o Violeta foi uma das primeiras bandas a se apresentarem na casa nos anos 80.

40 anos da abertura do Casarão. A abertura do clube Madame Satã em 21 de outubro de 1983 marcou um momento significativo na cena cultural e musical de São Paulo. Sua importância em proporcionar um espaço de expressão livre, onde artistas pudessem se apresentar e experimentar novas formas de arte.

Madame Satã rapidamente se tornou um epicentro da música alternativa, sendo palco para várias bandas que ajudaram a moldar a cena musical dos anos 80. Bandas icônicas, como Titãs, Capital Inicial, As Mercenárias, Voluntários da Pátria, Zerø, Plebe Rude e Ira!, se apresentaram no clube, contribuindo para a disseminação do new wave, punk, pós-punk, darkwave, e outras vertentes da música independente.

O ambiente inclusivo e diversificado do clube permitiu que a música underground florescesse, influenciando não apenas as bandas locais, mas também a cultura musical da cidade como um todo. A cena do Madame Satã abriu portas para artistas emergentes e colaborações inovadoras, criando um legado duradouro na história da música brasileira.

Através de suas portas abertas para a expressão artística não convencional, o Madame Satã desempenhou um papel fundamental na construção de uma identidade cultural vibrante e progressista para São Paulo, ao mesmo tempo em que se tornava um símbolo de resistência e celebração da diversidade cultural.

DJs Gé Rodrigues / Zauber / Clarck / Luminati / Escudeiro. PERFORMANCE: Pandora Stardust • Sarah Amethyst • Venus Doom • Dayeah Khalil • Sweetlayla Entrada: 40,00 ou 100,00 consumação. Os aniversariantes da semana não pagam para entrar. Todos os aniversariantes têm direito a UM acompanhante.

40 anos da inauguração do “Madame Satã” | Foto: Carol mendonça

Gonzaguinha

“Tudo vai bem, tudo legal/ Cerveja, samba, e amanhã, Seu Zé/ Se acabarem teu carnaval?”

Quando Gonzaguinha lançou o álbum “Luiz Gonzaga Jr.” em 1973, os incisivos versos de uma das faixas já eram conhecidos pelo público. Gravado em um compacto no ano anterior, o samba “Comportamento geral” ganhou notoriedade ao ser taxado de subversivo em um programa de TV.

Como resultado, o compacto vendeu o bastante para que Gonzaguinha finalmente gravasse seu primeiro LP, com dez faixas. A valsa “Sempre em teu coração” roda melancólica e abre o caminho para a amorosa “Minha amada doidivana”, um quase bolero, gênero musical que Gonzaguinha visitava com frequência. O clima muda radicalmente em “Página 13”, forte relato de uma tragédia que parece ter saído das páginas policiais.

O autor de futuros sucessos amorosos pergunta em “Romântico do Caribe”: “Há quanto tempo a gente não dança um bom bolero, à meia luz?” O ritmo marcial de “Sim quero ver” embala o sonho da volta da democracia. A esperança permanece na tropicalista “A felicidade bate à sua porta”, mas a cortante “Palavras” aponta para a necessidade de se lutar por ela. O arranjo de “Moleque”, autorretrato do carioca criado no Morro de São Carlos, remete às raízes nordestinas do filho de Luiz Gonzaga. A já citada “Comportamento geral” põe o dedo no conformismo, enquanto “Insônia” fala das noites dos que sonham acordados por dias melhores.

Entre críticas ácidas e sensíveis momentos de amor e saudade, Gonzaguinha concebeu este importante álbum da MPB, que a Universal Music relança agora em vinil.

Confira aqui: https://www.umusicstore.com/gonzaguinha

Gonzaguinha | Foto: Divulgação

Fagner - Comemorando 50 Anos de Carreira - Tokio Marine Hall em São Paulo

O icônico Fagner, uma das vozes mais emblemáticas da música brasileira, celebra seus 50 anos de carreira com um show especial que promete emocionar o público. Com décadas de sucessos e canções que marcaram gerações, Fagner é sinônimo de talento e paixão pela música.

O espetáculo acontecerá no renomado Tokio Marine Hall em São Paulo, local conhecido por sua infraestrutura de ponta e acústica impecável, garantindo uma experiência musical inigualável para os fãs.

Fagner | Foto: Divulgação
Comentários
Assista ao vídeo