Cultura - Teatro

Grupo Gattu, Vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura comemora seus 23 anos com nova montagem

22 de Outubro de 2023

Estreia dia 20 de outubro, às 21h, no Teatro do Sol

Créditos: Cuca Nakasone

A comédia conta a divertida história dos moradores de uma pacata cidade do interior que veem suas

vidas mudarem com a chegada de uma palestra que questiona: afinal de contas o que é a Graça?

“Este projeto foi contemplado pela 39ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo — Secretaria Municipal de Cultura”

Vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura, o Grupo Gattu estreia uma nova montagem do espetáculo “GRAÇA”, com texto e direção de Eloisa Vitz, após sua 2ª participação no Fringe – maior festival de artes do mundo ocorrido em Edimburgo/Escócia. Também vencedor do Prêmio Arcanjo de Cultura, o Grupo Gattu foi indicado ao 30º Prêmio Shell na categoria Inovação por seu constante diálogo com a plateia na Zona Norte de São Paulo. E assim, comemora seus 23 anos de trabalho contemplado pela 39ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura, com o projeto A GRAÇA E A GLÓRIA, que teve início com temporada da peça de repertório do Grupo Gattu “Glória”, e conta com ciclo de palestras gratuitas e também Curso livre de teatro para crianças e adolescentes gratuito.

As apresentações da peça “Graça” acontecem de sexta a domingos no Teatro do Sol, até o dia 19 de novembro. Entrada Franca.

“Seguindo nossa pesquisa filosófica, depois do “Amor” veio a “Fortuna” e agora é a vez da “GRAÇA”, um tema instigante, poético e cheio de significados: o engraçado, o sublime, o divino, o que é absurdo, o sutil, o delicado, o gracioso e muitos outros. Assim como Aristóteles, acreditamos que a felicidade está no caminho e nas pequenas coisas. Nós amamos o público e se alcançarmos, de alguma forma, seus corações teremos sido grandemente agraciados” brinca Eloisa Vitz que assina  o texto e a direção do espetáculo, assim como nas outras montagens desta tetralogia filosófica (“AMOR”,  “FORTUNA” “GRAÇA” e “GLÓRIA”).

Cheio de humor, “GRAÇA” é um espetáculo instigante e poético,  que flerta com o Teatro do Absurdo. A peça conta a divertida história dos moradores de uma pacata cidade do interior que veem suas vidas mudarem com a chegada de uma palestra da cidade grande que questiona: afinal de contas o que é a Graça? 

A nova montagem do espetáculo “GRAÇA” estreia no dia 20 de outubro, às 21h, no Teatro do Sol, em Santana. As apresentações acontecem até 19 de novembro, sextas e sábados às 21h e domingos às 19h, com entrada franca.

Serviço

GRAÇA

Texto: Eloisa Vitz

Direção: Eloisa Vitz

Assistente de Direção: Miriam Jardim

Elenco: Eloisa Vitz, Miriam Jardim, Daniel Gonzales, Mariana Fidelis, Lilian Peres, Paulo de Almeida e Isaque Patrício.

Estreia: 20 de outubro de 2023

Temporada: 20 de outubro a 19 de novembro. sexta e sábados às 21h e domingos às 19h.

Recomendação: 12 anos

Duração: 60 minutos

Capacidade: 60 lugares

Temporada gratuita

Bilheteria abre uma hora antes do espetáculo.

Local: Teatro do Sol

Rua Damiana da Cunha, 413 - Santana.

Telefone: 11. 3791.2023

Whatsapp: 11 95679.2526

Sobre o Grupo Gattu

Reconhecidos pelos Prêmio Arcanjo de Cultura, Prêmio Shell de Teatro, Prêmio Aplauso Brasil, Prêmio Femsa Coca Cola, Prêmio Melhores do Ano do Portal R7, Prêmio Zescar Melhor Acolhimento, entre muitos outros, o Grupo Gattu completa em 2023, vinte e três anos de carreira sólida e consolidada no cenário teatral. Tem como alicerce os pilares: Formação de Plateia, Excelência Artística, Acessibilidade e Desenvolvimento Humano. Por essas qualidades o Grupo Gattu, representado por Eloisa Vitz, foi selecionado e participou em 2022 e em 2023 do Edinburgh Fringe Festival, maior festival de artes do mundo, ocorrido na Escócia.

Fundado pela atriz, diretora e dramaturga Eloisa Vitz com o compromisso do fazer artístico de alta qualidade e rigor estético, temos uma rotina diária de ensaios e trabalho de caráter continuado de pesquisa constante. Tudo para trazer o que há de melhor em arte, cultura e entretenimento para a população que tanto precisa e merece de forma gratuita.

Mais de 250 mil pessoas já se divertiram, emocionaram e tiveram suas vidas transformadas após assistirem nossos espetáculos. São adultos, jovens e crianças do mais variado perfil econômico que, muitas vezes, tem a oportunidade de assistir, pela primeira vez, uma peça de teatro.

Sabemos que o teatro promove uma experiência artística completa, por isso desde à recepção ao aplauso nosso público é acolhido como um visitante querido. Com linguagem inovadora, gratuidade de ingressos, ações de acessibilidade e pedagógicas o Grupo Gattu incentiva os indivíduos a exercitar seu direito de acesso à cultura valorizando e respeitando a diversidade e a pluralidade da população.

Leia mais: http://www.gattu.com.br/

Sobre Eloisa Vitz

Eloisa Vitz fundou e é diretora do Grupo Gattu há 23 anos. Atriz e dramaturga, tem 11 livros publicados. Cursou a EAD – Escola de Artes Dramáticas da USP. É Bacharel em Direito e Letras e Pós- Graduada em História da Arte. Também é a mulher que mais dirigiu espetáculos de Nelson Rodrigues no Brasil. Foi indicada ao VI Prêmio Aplauso Brasil como melhor atriz por seu trabalho no espetáculo “A Falecida” de Nelson Rodrigues (2017).

À frente do Grupo Gattu realizou entre outros, os espetáculos: “Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente (2008), “Viúva porém Honesta” de Nelson Rodrigues (2008/ 2009/2011), “Dorotéia” de Nelson Rodrigues (2008/2009/2010/2011),“Boca de Ouro” de Nelson Rodrigues (2010/2011/2012); “Serpente” de Nelson Rodrigues (2011/2012), e “A Falecida” de Nelson Rodrigues (2017/2018) e ”A Todo Vapor” de Artur Azevedo (2023).

São de sua autoria os textos das peças “Rapunzel” (2012/2013/2014) – indicado ao Prêmio Femsa de melhor texto adaptado para teatro infantil, “Frisante” (2013), “Reino” (2014) – vencedor do prêmio de melhor texto do Portal R7, “Reino 2” (2015), “Amor” (2015/2016) , “Cinderela” (2016),[ “Fortuna”(2016/2017), “Graça” (2017), “ Bela e a Fera” (2018), “Glória” (2019) e “A Roupa Nova do Rei” (2019), “Chapeuzinho Vermelho”(2021), “Verão”(2022) e “Inverno”(2023).

Comentários
Assista ao vídeo