Cultura - Educação

Livro "Só Pálavras" e álbum "Sem Palavras" ganham lançamento simultâneo no Brasil

23 de Outubro de 2023

Qual seria o ponto de intersecção entre nomes tão poderosos da música como Lionel Richie, Shakira, Gwen Stefani, Luis Fonsi, k.d.lang, Sergio Mendes, , Roberto Carlos, P!nk, Marc Anthony, Dionne Warwick, Earth Wind and Fire, George Duke, Kelis, Backstreet Boys, Joss Stone, Flora Purim, Airto Moreira, Anastacia, a banda World Without Sundays, Enrique Iglesias, JJ.Lin, Leehom Wang Jeff Chang e Jason Zhang, Gustavo Santaolalla, Snatam Kaur, Claudia Brant, Camilo, Mayra Andrade e Armandinho?

A resposta é: o toque do músico, compositor, produtor musical e poeta Grecco Buratto, que participou em turnês e álbuns de todos eles. Buratto ainda marcou presença em trilhas para filmes e seriados, como Dawnson’s Creek, Everwood, A Filha do Presidente, Férias no Trailer e Miami Vice. 

Em meados de 2016 Buratto começou a flertar com a ideia de um disco com as canções instrumentais em que vinha trabalhando desde 1997 e outras compostas durante a pandemia. Surge então Sem Palavras, seu novo álbum, com dez faixas baseadas apenas no violão. “Musicalmente, as canções sempre tiveram uma estética muito bem definida e, para mim, se sustentam por si mesmas, sem a necessidade de uma instrumentação mais elaborada ou até mesmo letra. São como poemas tocados em uma voz só, o violão. E como nasceram assim, acho que isso também honra a natureza delas”, conta Grecco.

“Tive um sonho onde tomava um café com José Saramago e Gabriel Garcia Marques. No sonho sentia que tinha algo a dizer. Acordei sentindo uma necessidade de escrever e usei isso como forma de terapia. Aos poucos, o que escrevia foi tomando forma de versos, poesias ou letras”, diz. Entendeu então que estava percorrendo o outro lado na estrada da composição, ou seja, escrevendo somente palavras, sem música que as acompanhasse. “Segui usando essa forma e em 2020, com tudo parado, resolvi selecionar os textos que mais ressonavam comigo”. Paralelamente, surgiu o livro Só Palavras, escrito sob o impacto da pandemia pelo qual o mundo passou e seu primeiro livro de poesias.

Enquanto aguarda o lançamento de Sem Palavras e Só Palavras, álbum instrumental e livro de poesias, Grecco Buratto participa da turnê da cantora norte americana Laura Pergolizzi, mais conhecida por seu nome artístico LP, na Europa, e acompanhando a artista Snatam Kaur em uma turnê pela América do Norte, tocando música para meditação. Além disso, participa de duas feiras de música – acompanhando sua parceira Caro Pierotto na divulgação de Sambalismo, seu disco mais recente, produzido por ele.

Em outubro, Grecco Buratto vem ao Brasil para cuidar pessoalmente deste duplo lançamento, que acontecerá em 29 de outubro, no Artsy Club, na Vila Madalena, SP, onde mostrará suas composições, tanto escritas quanto musicais, em evento único.  Grecco passa também por seu estado Natal, onde fará o lançamento e pockets shows: Feira Literária de Taquara, em 18 de outubro, Porto Alegre (25/10), na Casa Luz, e São Leopoldo, na Livraria No Pátio (31/10).

O álbum Sem Palavras estará disponível nas plataformas digitais de música, a partir de 16 de outubro e o livro Só Palavras, na Amazon e no site da Versiprosa. Ambos serão vendidos fisicamente no evento de lançamento. Sem Palavras é seu segundo álbum solo e Só palavras, seu livro de estreia como poeta. 

Atualmente morando em Los Angeles, Califórnia – para onde mudou-se, aos 18 anos, para estudar no Guitar Institute of Technology, parte do conceituado Musicians Institute –, lançou em 2014 o álbum Essas coisas todas – seu primeiro disco solo, considerado um dos dez melhores discos latinos do ano pelo crítico Ernesto Lechner do Los Angeles Times, que rendeu ao artista uma indicação para o Prêmio Açorianos na categoria “Melhor Instrumentista”.     

Sobre Grecco Buratto

Grecco Buratto é músico, compositor, produtor musical e poeta. Nascido em Caxias do Sul e criado em Taquara (Rio Grande do Sul), começou a estudar violão aos sete anos de idade e, aos 18, mudou-se para Los Angeles (Califórnia) para cursar o Guitar Institute of Technology no conceituado Musicians Institute. Desde então, acompanhou diversos artistas em palcos, turnês e gravações, incluindo: Lionel Richie, k. d. lang, LP, Gwen Stefani, Shakira, Roberto Carlos, Gustavo Santaolalla, Earth Wind and Fire, George Duke, Sergio Mendes, Airto Moreira e Flora Purim. Escreveu e gravou em trilhas para filmes e seriados de televisão como Dawnson’s Creek, Everwood, A Filha do Presidente, Férias no Trailer e Miami Vice. 

Essas coisas todas – seu primeiro disco solo, lançado em 2014 – foi considerado um dos dez melhores discos latinos do ano pelo crítico Ernesto Lechner do Los Angeles Times e rendeu ao artista uma indicação para o Prêmio Açorianos na categoria “Melhor Instrumentista”. O disco está disponível em todas as plataformas digitais pelo selo YB Music.

Ficha Técnica (livro)

Título: Só Palavras

Autor: Grecco Buratto

Edição: 1ª

Editora: Versiprosa em parceria com Editora Primata.

Páginas: 99

Formato: 14x21 cm

ISBN: 978-65-84920-29-3

Índice para catálogo sistemático: 1. Poesia brasileira; 2. Literatura brasileira. I. Buratto, Grecco. II. Fonte, Bruna Ramos da (Prefácio). III. Título

Valor de Capa: R$ 40

Serviço lançamento Sem Palavras e Só Palavras

Taquara, RS

18 de outubro

Feira Literária de Taquara

Rua Coberta

Pocket Show: 19h

Entrada gratuita

Porto Alegre, RS

25 de outubro

Casa Luz

Av. São Pedro, 1153 - São Geraldo

Abertura da casa: 19h

Show: 20h

Entrada gratuita, com confirmação por DM no Instagram @greccoburatto

São Paulo, SP

29 de outubro

Artsy Club

Rua Simpatia, 301 – Vila Madalena

Abertura da casa: 17h

Pocket show: 18h

Entrada gratuita, com confirmação por DM no Instagram @vnassessoria

São Leopoldo, RS

31 de outubro

Livraria No Pátio

Av. São Borja, 97

A partir das 17h30, com pocket show

Entrada gratuita, com confirmação por DM no Instagram @greccoburatto

Comentários
Assista ao vídeo