Cultura - Teatro

A Mulher do Buraco

25 de Outubro de 2023

Em curta temporada no Teatro Itália Bandeirantes

Créditos: Danilo Ferrara

 

A “Cia eu + 1” apresenta o espetáculo “A Mulher do Buraco”, criado a partir do texto da autora Nanna de Castro.

Esta é a história de uma mulher chamada Alice, uma mulher comum dos nossos tempos. Alice é madura, batalhadora, determinada, e vive correndo feito louca e respondendo a demandas e pressões do cotidiano de microempresária. Alice não é feliz. Administra, entre milhares de outras coisas, sua carreira profissional, a relação com a filha, com o ex-marido e a atual namorada.

Um dia, essa correria é subitamente interrompida por um acidente. Distraída de si mesma, falando ao celular, a caminho de uma reunião de trabalho, Alice cai no buraco de uma obra. O que começa como um simples incidente urbano vai desencadeando uma série de eventos, à medida que Alice se perde da realidade dentro do buraco, percebe outra presença dentro do buraco.

A outra mulher é Alma, que cuidadosamente vai conduzi-la a uma viagem intensa de autoconhecimento e transformação. Enquanto isso, fora do buraco, um homem surge com a promessa de salvá-la: o Capitão Nascimento do corpo de bombeiros. Porém, quanto mais Alice mergulha em si mesma dentro do buraco, mais ela questiona a necessidade de ser salva.

Através de recursos audiovisuais Alice irá interagir com o mundo exterior, enquanto dentro do buraco a atriz Lidiane Rosa irá interpretar as duas personagens, Alice e Alma, seu subconsciente.

O buraco existe na peça como espaço do real: a obra pública que nunca fica pronta. Este é o buraco feito no corpo do planeta. Ele simboliza para nós o buraco social da desconexão com os valores humanos e com a natureza. Nele a protagonista encontra personagens atropelados pelo sistema, desumanizados, exaustos, atuando como engrenagens e lidando com o ecossistema como se fosse um objeto.

Mas o buraco existe, sobretudo, como espaço imaginário dentro da protagonista. É o lugar da eterna busca de si. Lugar da sombra, do que não pode ser assumido e dos demônios de cada um. Mas também lugar da iluminação, das descobertas que nos libertam da angústia e das enormes revoluções que somos capazes de fazer em nossas odisseias pessoais. 

Ao final, talvez o público perceba que todos os personagens são Alice e o buraco é uma grande ilusão. Talvez não.

A peça está sendo realizada por meio do Proac 01/2022 - TEATRO/ PRODUÇÃO DE ESPETÁCULO INÉDITO.

SINOPSE

O espetáculo apresenta Alice, roteirista de cinema, workaholic, mulher contemporânea.

Após uma longa espera, finalmente uma grande produtora de cinema demonstra interesse por seu roteiro. Alice então é chamada para a reunião que pode mudar sua vida.

Apressada como sempre, ao se encaminhar para o seu grande momento, distraída falando ao celular, Alice cai em um buraco de obra, dentro do buraco Alice tem um inesperado encontro.

O que inicialmente era um infeliz incidente pode desencadear uma série de novos encontros que podem mudar a vida de Alice, ali, sem ter para onde correr, com o que se distrair, pela primeira vez terá que enfrentar o que nunca quis.

FICHA TÉCNICA

Texto: Nanna de Castro

Direção: Jairo Rodrigues

Elenco: Lidiane Rosa

Vozes off: André Garolli, Isadora Castro, Livia La Gatto, Valdir Rivaben.

Cenário e Figurino: Cia Eu + 1

Trilha Sonora: João Rocha

Caracterizador: Beto França

Preparação Vocal: Gilberto Chaves

Preparação Corporal: Bruna Longo

Fotografia e Material Gráfico: Danilo Ferrara

Iluminação: Luciana Silva

Produção: Jéssica Rezende

SERVIÇO

Teatro Itália Bandeirantes

Av. Ipiranga, nº 344 – República – São Paulo /SP

01 de novembro à 06 de dezembro

Quarta às 20h

Gênero: Comédia Dramática

Duração: 50 minutos

R$ 30,00 / R$ 15,00

Classificação: 12 Anos

CIA EU + 1

A Cia Eu + 1, idealizada e fundada pela atriz Lidiane Rosa, tem como propósito três conceitos: Compartilhar histórias, transmitir ensinamento e cultura através do lúdico e emocionar todos aqueles que se permitam viver momentos inspiradores através do nosso trabalho.

Formada pela Universidade Anhembi Morumbi, Lidiane Rosa já trabalhou em diversas Cias, realizando espetáculos, contações de histórias, e assim, como um grande mosaico surge a Cia Eu + 1, junção de cada experiência vivida, cada história contada em cada um desses trabalhos.

A Cia Eu + 1 possui uma grande variedade de trabalhos, além de estar em constante criação, proporcionando assim projetos que contemplem os mais variados públicos, desde os mais pequeninos até aqueles que já são jovens há bastante tempo.

Comentários
Assista ao vídeo