Viver - Saúde

Especialista lista cuidados com idosos no período de férias

27 de Dezembro de 2023

Maria Zenaide explica como atender às necessidades especiais nesta época do ano.

Foto: Freepik

Pesquisa recente do Instituto Qualibest dá conta que 6 em cada 10 brasileiros pretendem viajar nos próximos 12 meses. E o corrente período de férias lança luz sobre a questão dos cuidados com pessoas idosas que demandam atenção especial.

A empresária e especialista em cuidadores, Maria Zenaide, destaca cuidados essenciais para garantir o bem-estar dos idosos. Ela ressalta a resistência dos idosos a mudanças e a necessidade de manter a tranquilidade nesse período.

"O idoso não gosta de mudanças na rotina, ambiente ou temperatura. Temos que ter cuidado para que as férias não afetem negativamente a vida deles, tanto física quanto emocionalmente", alerta Maria Zenaide.

A especialista aconselha atenção especial à preparação da mala: "Leve as roupas, cobertor e sapatos favoritos do idoso. Não esqueça dos medicamentos e informações de contato médico. Mantenha a rotina de hidratação e alimentação."

Identificar quando um idoso precisa de cuidador pode ser desafiador: "Eles tendem a esconder suas necessidades. Chame um profissional de saúde para avaliação, evitando problemas futuros", aconselha a especialista.

Em viagens de avião, Zenaide destaca a importância de consultar especialistas em saúde, por conta da diferença de pressão. Ela indica procurar um geriatra, cardiologista ou gerontologista para orientar sobre a questão.

Maria Zenaide alerta sobre a atenção redobrada com o sol, os calçados adequados e o ambiente em que o idoso irá se instalar. “Deixar sempre uma luz ligada. Às vezes, a pessoa acorda à noite, não sabe que está num lugar diferente e aí pode tropeçar num tapete, cair, causar acidente”, destaca.

Quando a família viaja e o idoso fica sozinho, Zenaide destaca a importância do cuidador: "É crucial ter um cuidador dinâmico. Ele mantém a rotina, lida com imprevistos e garante o bem-estar do idoso, tanto físico quanto emocional”.

Fonte: Maria Zenaide - CEO Cuidador 360 | Instagram: @cuidador360

Comentários
Assista ao vídeo