Cultura - Teatro

Meu Amigo Extraterrestre: musical infantil aborda tema do bullying no ambiente escolar

11 de Janeiro de 2024

Com estreia marcada para o dia 13 de janeiro, no Teatro Del'Art, no Shopping Barra Point, espetáculo tem proposta imersiva: crianças do público participam da história

Estreia no próximo dia 13 de janeiro, no Rio, o musical infantil Meu Amigo Extraterrestre. A peça fica em cartaz até o dia 04 de fevereiro, sempre aos sábados e domingos, às 16h, no Teatro Del’Art, no Shopping Barra Point, na Barra da Tijuca. A história gira em torno de Zion, um menino extraterrestre que se muda com sua família para o Planeta Terra. Ele então é matriculado numa escola de crianças humanas. Mas Zion é diferente. Tem um jeito próprio de se comunicar e andar. Difere em cor, em forma física, e logo começa a viver experiências de deboche e implicância por parte dos seus amiguinhos de turma. A peça traz a proposta de um teatro imersivo, em que as crianças da plateia participam do espetáculo através de dinâmicas interativas e brincadeiras.

“É uma peça que, de forma lúdica, se propõe a abordar com bastante franqueza o tema do bullying no ambiente escolar, um local que tem tanta importância na nossa formação como ser humano, e que, às vezes, pode ser extremamente tóxico às emoções de uma criança”, explica a criadora e diretora do espetáculo, Betina Peppe Diniz.

Ela conta que viveu experiências intensas de bullying na infância. “É incrível que, com tantas ressignificações e revisões que o mundo atual tem se proposto a fazer, essas experiências ainda sejam tão presentes. Agora com requintes perigosos, como a exposição à Internet e aos recursos da inteligência artificial. Acredito que é papel também da arte discutir o componente humano na edução. A gente passa a infância e a adolescência ouvindo a pergunta 'o que você quer ser quando crescer?' A resposta é sempre o nome de uma profissão. E se fosse: 'em primeiro lugar, um ser humano com noções de cidadania básica, o que inclui saber respeitar a si mesmo e ao próximo?’”, comenta ela.

O universo MAET

Meu Amigo Extraterrestre foi construído em cima de um universo imaginário de pluralidade de mundos, em que criaturas mais evoluídas vêm à Terra ajudar os terráqueos a amar e respeitar as diferenças. Zion é uma criança que nasceu num planeta chamado Topázio. E ao chegar à escolhida Plural, localizada no Rio de Janeiro, ele incentiva seus coleguinhas a encontrarem seus talentos, valores, a gostar de si pelo que eles são, sem comparações.

“Tudo de uma maneira muito leve, colorida, engraçada, com música, dança e brincadeiras”, explica Betina Peppe Diniz

Teatro imersivo

Meu Amigo Extraterrestre se propõe a colocar o público dentro da história. O cenário é uma sala de aula e as carteiras escolares são a plateia, onde, inclusive, os atores que integram o elenco se sentam. As crianças que entram com o público têm seus nomes colocados na chamada feita pela professora Judite no início da peça e recebem um saquinho de objetos que serão usados ao longo do espetáculo.

“É interativo e imersivo. A gente quer que cada criança sinta que faz parte da história e divida essa responsabilidade de ‘salvar o planeta Terra’’, finaliza a diretora e autora. 

Sinopse

Zion é um menino extraterrestre que se muda com sua família para o planeta Terra e é matriculado numa escola de crianças humanas. Mas Zion é diferente. Tem outra cor. Outra forma. Tem seu próprio jeito de andar e falar. E logo começa a sofrer brincadeiras debochadas de seus amiguinhos.

Mas a Terra está correndo perigo, e Zion possui um segredo que pode mudar nosso destino e ensinar seus coleguinhas a amarem e respeitarem as diferenças. Para isso, ele conta com sua turma, com a professora Judite, com o Sol, a Lua e com todas as crianças da plateia, que vão ajudar a salvar o planeta!

Serviço

Temporada: de 13 de janeiro a 04 de fevereiro, sábados e domingos.

Horário: às 16h.

Local: Teatro Del’ Art, no Shopping Barra Point.

Endereço: Avenida Armando Lombardi 350, 3º andar, Barra da Tijuca (na saída Lagoa da estação de metrô Jardim Oceânico).

Vendas: pelo Sympla ou diretamente na bilheteria do teatro.

Elenco

Alê Sohtnas, Ana Rita, Anielly Suares, Betina Peppe Diniz, Danielo Calixto, Gabriel Coutinho, Priscila Koppe, Thaís Molisani, Vera Rodrigues.

Texto, direção e músicas

Betina Pepe Diniz

Produção musical

Ricardo Gnecco Falco

Legenda para as fotos

Priscila Koppe vive a Lua, que é guitarrista e faz tutoriais de guitarra nas redes sociais. Alê Sohtnas vive Carlinhos, um menino que sonha em ter um canal onde ensina matemática na Internet, mas gagueja toda vez que tenta falar a palavra “matemática”.

Representação digital do Zion. A concepção geral do personagem é de Betina Peppe Diniz e a ilustração é de Diogo Torres.

Comentários
Assista ao vídeo