Viver - Beber e Comer

Grupo Meraki une cultura e gastronomia em novo empreendimento à Beira do Atlântico em Portugal

16 de Janeiro de 2024

Cidade de Sines, no litoral alentejano, foi o local escolhido para receber o “No Quintal”, empreendimento que traz um novo conceito de lifestyle e gastronomia.

Diogo Oliveira e Alyne Oliveira | Foto: Carlos Fumo
 

Em Portugal, nas terras do Alentejo, na cidade de Sines, onde o sol se encontra com o mar e a história se mistura com a inovação, o casal de brasileiros Diogo Oliveira e Alyne Oliveira, de Curitiba/PR, trilharam um caminho extraordinário de superação das dificuldades e conquistas, que os levou à fundação e consolidação do Grupo Meraki, que agrega em si empresas que impactam a economia local e gera dezenas de empregos para portugueses e imigrantes.

Há seis anos o casal deixou o Brasil rumo a Portugal em busca de um sonho maior: viver e empreender na Europa. Hoje, acumulando realizações que se destacam no litoral alentejano e atuando em iniciativas de lifestyle, gastronomia e cultura, que criam e fortalecem laços fraternos entre estrangeiros e a população local, os visionários Diogo e Alyne desbravam outros horizontes em uma terra de oportunidades. Sines hoje possui o principal porto de águas profundas na fachada atlântica europeia e é a cidade portuguesa com o maior PIB per capita: um solo fértil para a inovação e o empreendedorismo e que deve atrair ainda mais investimentos até 2030 com o hidrogênio verde e o novo corredor ferroviário ibérico. 

Foto: Divulgação

Papo Furado: A Arte de Conversar com o Paladar

O primeiro empreendimento de Diogo e Alyne foi o Papo Furado Portugal, que é um restaurante especializado em comida brasileira, situado no alto de uma colina com vista privilegiada para o mar, na baía de Sines. O restaurante, com seu nome irreverente, reflete a personalidade vibrante do povo brasileiro e oferece desde petiscos tradicionais do Brasil, como coxinhas e asinhas de frango, até cortes nobres de carnes bovinas importadas das melhores regiões da América do Sul. 

O empreendimento já se tornou uma referência na região, estando sempre entre os estabelecimentos com melhor avaliação em vários quesitos (preparação dos pratos, atendimento, custo-benefício, experiência geral do cliente) segundo os usuários de plataformas relevantes como o Google Guides, Yelp!, The Fork e Trip Advisor, assim como a crítica gastronômica especializada local e internacional. 
 

No Quintal: Sabor à Beira-Mar

O “No Quintal”, que foi inaugurado na segunda quinzena de dezembro do ano passado, proporciona uma experiência única em ambiente, gastronomia e lifestyle. Situado em um nível mais próximo da praia Vasco da Gama, na baía de Sines, o local abraça a descontração brasileira com uma vibe "pé na areia, caipirinha”, como um convite para celebrar a vida à beira do Atlântico, mas tendo também a proposta de ser referência em experiência do cliente, inspirado naquilo que o Brasil tem de melhor (na opinião dos europeus): praias, clima tropical, música e a gentileza do povo brasileiro.

Além dos tradicionais cocktails e bebidas diversas, o No Quintal introduziu uma novidade gastronômica: as finger foods. Esse conceito prático e informal, de pequenos quitutes que se comem com a mão sem o uso de talheres, proporciona uma experiência culinária única, perfeita para ocasiões desde um brunch, encontro de amigos ou até mesmo eventos corporativos.

O empreendimento é dotado da maior esplanada (espaço externo com mesas e cadeiras) da Baía de Sines, podendo acolher ao mesmo tempo centenas de pessoas, em uma configuração versátil que proporciona conforto e segurança, seja em dias de chuva de inverno, contando com uma cobertura e ambiente aquecido, ou proporcionando aos frequentadores estarem ao ar livre nos dias ensolarados do verão alentejano, com música ao vivo e uma paisagem deslumbrante. “Queremos oferecer para toda a população local e para os turistas, a princípio a nível regional, uma opção diferenciada e descontraída de espaço, que seja um lugar ideal para relaxar, ouvir boa música ao vivo de vários estilos, encontrar os amigos e se divertir. Todos são bem vindos”, declaram os empreendedores. 

Foto: Divulgação
 

Dogão 

Como parte dessa expansão gastronômica, o Grupo Meraki trouxe mais um novo empreendimento com uma proposta diferenciada, o Dogão, que conta com um estabelecimento fixo em Porto Côvo (a 20km de Sines) e um food truck, atendendo ao público de alguns dos maiores eventos de Portugal, como o Primavera Sound e o FMM (Festival de Músicas do Mundo). 

O Dogão inspira-se na junção da tradição da comida de rua brasileira e nos food trucks norte-americanos e ingleses, que existem em cidades como Londres e Nova York. Contudo, a proposta de Alyne e Diogo, juntamente com o sócio Jeferson Silva, consiste em oferecer ao público além da receita tradicional do hot dog, mais quatro receitas originais gourmet e uma opção vegetariana, de modo a atender aos mais variados gostos e preferências alimentares, trazendo em cada prato elementos da culinária portuguesa, brasileira e norte-americana. 

“Autenticidade, diversidade e qualidade. Acreditamos que a comida também é uma forma de integração e inclusão social e, como tal, deve abordar a diversidade cultural do ambiente em que estamos inseridos”, conclui Diogo.

Comentários
Assista ao vídeo