Viver - Esporte

Cartão azul será testado no futebol; entenda a nova regra e a partir de quando será utilizado

8 de Fevereiro de 2024

International Football Association Board estuda outras medidas para diminuir ações indisciplinares durante as partidas

Foto: Lance!

A era moderna no esporte está em constante atualização. A International Football Association Board (IFAB), órgão responsável pelas regras, vai implementar um novo cartão no futebol. Segundo o jornal inglês Telegraph Sports, além do amarelo e vermelho, terá também o azul, para evitar reclamações e diminuir as faltas durante as partidas.

A publicação informa que a punição da nova regra será ficar de fora do jogo por 10 minutos. Em caso de duas aplicações, resultará em expulsão de campo, como acontece com o cartão vermelho. Um amarelo e um azul também resultam em ficar de fora do duelo por completo.

O novo cartão azul será testado no futebol profissional a partir de junho deste ano, nas edições da FA Cup masculina e feminina.

Outra novidade que pode ser inserida no futebol é uma medida estilo ao que acontece no Rugby. O IFAB estuda testar permitir que somente os capitães das equipes possam falar com os árbitros, para evitar confusões, como tem sido rotina nos dias atuais.

As novas medidas são um passo à frente rumo ao progresso do futebol. Em 1970, na Copa do Mundo do México, os cartões amarelo e vermelho foram implementados como forma de punição aos atos indisciplinares dentro de campo.

Comentários
Assista ao vídeo