Viver - Saúde

É Carnaval: cuidado com os adereços aplicados na pele para curtir a folia com tranquilidade

9 de Fevereiro de 2024

A médica especialista em Dermatologia Flávia Villela traz dicas do que pode ser aplicado na pele e como retirar maquiagem e adereços corretamente para não agredir a pele

Dra. FláviaVillela, médica especialista em dermatologia | Foto: Divulgação

O Carnaval chegou e com ele a alegria em fantasias, adereços e maquiagem para entrar no clima da maior festa popular do Brasil. No entanto, é importante lembrar que, mesmo em meio à diversão, não se pode descuidar da saúde e bem-estar, especialmente da saúde da pele.

Para desfrutar das festividades carnavalescas com tranquilidade, é essencial manter uma rotina de cuidados com a pele, principalmente no que aplicar e como retirar do corpo. A médica especialista em Dermatologia, Flávia Villela, separou algumas dicas desses cuidados.

A primeira e mais crucial dica é manter o seu skincare habitual, seguindo sua rotina de cuidados já estabelecida. “Mantenha o seu skincare, mantenha a sua rotina de pele igual ao que você já faz”, reforça a especialista.

Durante os dias de folia, mesmo que seja em ambiente fechado ou aberto nublado ou com chuva, não se pode esquecer do uso do protetor solar. “Mantenha o sabonete, o hidratante e jamais se esqueça do filtro solar, e, ao chegar em casa, lembre-se de sempre remover a maquiagem, glitter e tudo aquilo que a gente adora no Carnaval com um bom removedor próprio para a pele”, completa Flávia Villela.

Dra. FláviaVillela, médica especialista em dermatologia | Foto: Divulgação

Produtos errados e remoção adequada

Ao cair na folia cuidado com o que vai aplicar no corpo. Qualquer produto precisa ser próprio para a pele. “É fundamental ler as instruções de uso do produto que que queira aplicar na pele para não correr o risco de alergia ou até mesmo queimaduras”, explica a Flávia Villela.

E ao chegar em casa, depois de um dia de festa, não durma sem retirar tudo do corpo. Segundo a médica, é fundamental remover completamente o filtro solar, a maquiagem e tudo o que foi usado na pele, como glitter e outros adereços. “Um bom produto é a água micelar que não vai agredir a pele e deixará ela bem limpinha e não se esqueça de caprichar um pouco mais na hidratação e reaplicar sempre o filtro solar.”

O que levar na necessaire de Carnaval?

Cada pessoas tem a sua preferência, mas na hora de preparar o kit para a viagem festiva, a médica especialista em Dermatologia Flávia Villela recomendada levar esses cinco itens:

- Hidratante labial com FPS

- Filtro solar em pó para reaplicação

- Água termal para refrescar

- Filtro solar em spray para reaplicar no corpo

- Solução micelar para remoção, caso algum componente incomode durante o Carnaval

Aproveite o Carnaval com todo o entusiasmo, mas sempre lembrando de cuidar de si mesmo, especialmente da sua pele, para poder celebrar com segurança e vitalidade.

Comentários
Assista ao vídeo