Colaboradores - Tô Na Fama

Advogado especialista explica como ajudar brasileiros a conquistarem seus direitos em concursos

29 de Fevereiro de 2024

Ricardo Fernandes atua na área desde os anos 2000 e já ajudou milhares de concurseiros por todo o Brasil

Ricardo Fernandes, Sócio Diretor do Fernandes Advogados | Foto: Divulgação

Passar em concursos públicos é o sonho para muitas pessoas no Brasil. Recentemente, foi lançado o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), e mais de 2 milhões de pessoas se inscreveram para as vagas em órgãos no Governo Federal. O número deixa claro o grande interesse em cargos públicos pelos brasileiros.

Especialista em direito relacionado a concurso público, o advogado Ricardo Fernandes, Sócio Diretor do Fernandes Advogados, já ajudou diversos concurseiros a buscarem seus direitos. Principalmente, aqueles candidatos que se sentiram injustiçados em suas eliminações. 

Analisamos os motivos de sua eliminação, defendendo direitos e criando teses jurídicas com o objetivo de reverter eliminações e levar o candidato, eliminado ou não, a posse”, explica Ricardo.

Atendendo clientes por todo o Brasil, o advogado possui mais de 15 anos na área, e afirma que sua história é igual a de todos os concurseiros.

Fui concurseiro. No ano de 2002,após pedir demissão da empresa para estudar, passei na prova objetiva, mas fui injustamente eliminado em uma das fases do CFSD PM-PB 2002. Vendi o único bem que tinha, uma moto, para pagar o advogado. Por decisão judicial, entrei no Curso de Formação Militar. Ainda por determinação judicial, sai do curso quando restava apenas um mês para a conclusão. Retornei no ano de 2003 e conclui o curso, passando a servir a Sociedade, trabalhando em vários setores de Corporação Militar (presídio, comissão disciplinar, ministrando aulas para alunos do colégio da polícia, nos cursos militares, etc)”, conta o advogado.

Com diversos clientes satisfeitos e histórias que terminaram com final feliz, Ricardo Fernandes é um dos destaques na sua área de atuação. Através do seu Instagram, @fernandesadvogados, o profissional dá dicas e informações sobre o ramo dos concurseiros.

Uma cliente, desempregada, mãe de família, separada, com depressão, foi ilegalmente eliminada de um concurso. Me procurou e narrou o fato. Eu esclareci seu direito, mas, diante da situação, ela não tinha condições para acionar, seja devido a problemas financeiros, seja em virtude de sua depressão. Eu acreditei no seu direito, acionei o Poder Judiciário, ganhei a ação. O tema é, atualmente, um dos mais difíceis de se conquistar no Judiciário (eliminação no TAF). Ela retornou ao concurso, concluiu o curso de formação e atualmente, é sargento da polícia, casada com um oficial de alta patente”, conta com orgulho o advogado.

Há mais de 20 anos no ramo de concursos públicos, Dr Ricardo Fernandes dá dicas para quem deseja ter sucesso no ramo de concursos públicos.

Para o candidato que deseja começar na área do concurso, é preciso construir uma metodologia própria de estudo, partindo do entendimento dos próprios limites relativos ao tempo disponível que se tem para estudar. É preciso entender e elencar as prioridades, por exemplo, entender que o lazer representa uma moeda extremamente cara nesse cenário de disputa. É importante, por isso, ter disciplina militar e coragem para deixar de lado tudo que possa interferir na conquista do objetivo e saber que estudar não é a única tarefa nessa caminhada”, conclui.

Comentários
Assista ao vídeo