Colaboradores - Tô Na Fama

O Cirurgião Dentista Dr. Heros Marques, Idealizador do Podcast Hofin, fala sobre o uso de PMMA

29 de Fevereiro de 2024
Foto: Divulgação

No dinâmico cenário dos procedimentos estéticos, onde o desejo por rejuvenescimento e realce facial é constante, as opções de preenchimento facial oferecem uma gama de soluções. Contudo, o polimetilmetacrilato (PMMA) tem sido objeto de crescentes preocupações devido aos seus riscos. O debate sobre a segurança desses procedimentos foi tema do podcast Hofin, onde o cirurgião dentista Dr. Heros Marques esmiuçou o assunto.

Recentemente, um caso de preenchimento labial, que resultou em complicações graves para a influenciadora Mariana Michelini, trouxe à tona as preocupações em relação ao uso do PMMA. Mariana, que se submeteu ao preenchimento labial em troca de divulgação, enfrentou sérios efeitos colaterais, incluindo deformação facial.

O Dr. Heros Marques, em suas considerações, ressaltou que o uso do PMMA não impede o uso de ácido hialurônico em procedimentos estéticos. "mesmo após complicações cirúrgicas, como afundamento de crânio por exemplo, o PMMA pode ser uma opção viável, desde que indicado corretamente. Além disso, vale ressaltar que próteses faciais confeccionadas com PMMA, como aquelas utilizadas no mento (queixo) e ângulo da mandíbula, são seguras quando aplicadas corretamente." introduz o especialista.

Observando a importância do acompanhamento pós-procedimento, o Dr. Heros salientou que, em caso de intercorrências, é essencial agir rapidamente. "Seja por meio de medicações ou, se necessário, procedimentos cirúrgicos, mas sempre adotando uma abordagem conservadora. Atualmente, os cirurgiões estão mais preparados para lidar com complicações decorrentes de procedimentos estéticos, evitando soluções drásticas." explicou o idealizador do Hofin podcast.

Foto: Divulgação

Ao discutir sobre possíveis soluções para intercorrências, o Dr. Heros mencionou no episódio 34 do hofin podcast, com o Dr. Leonardo Rezende, o uso de câmaras hiperbáricas como uma opção valiosa não apenas para casos envolvendo PMMA, mas também para outros materiais. Ele ressaltou que as câmaras hiperbáricas têm se mostrado eficazes no tratamento de intercorrências em estágios iniciais, preparando o paciente para possíveis procedimentos cirúrgicos.

Por fim, o Dr. Heros reiterou a importância de uma escolha consciente entre pacientes e profissionais de saúde, destacando que uma compreensão clara dos riscos e benefícios é fundamental para garantir resultados seguros e satisfatórios em procedimentos estéticos.

Comentários
Assista ao vídeo