Viver - Saúde

Benefícios da Fisioterapia integrada ao Pilates para bem-estar e reabilitação

25 de Março de 2024

Dra. Grace Calabrão Graton fala sobre sua trajetória com atendimento integrativo para o bem-estar dos pacientes e é referência na Zona Leste de São Paulo

Dra. Grace Calabrão Graton | Foto: Divulgação

No mundo dinâmico da saúde e do bem-estar, as abordagens complementares ganham destaque pela eficácia em promover reabilitação física, prevenção de lesões e a melhoria da qualidade de vida. Essas disciplinas, quando combinadas em um atendimento integrado, oferecem uma abordagem sistêmica para o tratamento de uma variedade de condições físicas. Dra. Grace Calabrão Graton fisioterapeuta, fundadora do estúdio Moment Fisioterapia Pilates e Bem-Estar, fala sobre os benefícios da Fisioterapia integrada ao Pilates e outras técnicas, para bem-estar e reabilitação completa dos pacientes. Entenda mais!

A fisioterapia associada à técnica de Pilates proporciona diversos benefícios ao paciente:

Gerenciamento da Dor: A fisioterapia tem como seu primeiro objetivo o alívio da dor através de diversas técnicas, como eletrotermofototerapia e terapias manuais., possibilitando o avanço do tratamento. Já o PIlates, através da ergonomia dos aparelhos, sua técnica de centralização, respiração, controle, fluidez, precisão e concentração irão manter a recuperação da lesão, aliviar as estruturas envolvidas em casos de dor crônica além do bem-estar nesses pacientes, uma vez que promove a gestão da dor e diminuição de suas limitações.

Melhoria da Flexibilidade e Mobilidade: A Fisioterapia através de suas técnicas de mobilização articular, alongamento terapêutico, entre outros recursos, auxiliam na restauração da amplitude de movimento. Enquanto o alongamento e os exercícios de mobilidade do Pilates ajudam na manutenção da flexibilidade muscular e articular.

Fortalecimento e Estabilização: Fisioterapia atuará no fortalecimento das musculaturas referentes à região tratada para para promover a recuperação de lesões e disfunções. O Pilates oferece exercícios que visam a manutenção do fortalecimento dos músculos da região tratada e também promove o fortalecimento das musculaturas do corpo todo, evitando compensações posturais e novas lesões.

Prevenção de Lesões Recorrentes: Através da fisioterapia o paciente será orientado sobre técnicas de movimento seguro e prevenção de lesões, e o Pilates oferece uma função importantíssima ao fortalecer as musculaturas estabilizadoras e corrigir padrões de movimento disfuncionais, diminuindo  o risco de recorrência de lesões. 

Promoção do Bem-Estar Geral: A Fisioterapia aborda não apenas a reabilitação física, mas também aspectos psicossociais do processo de recuperação. As orientações, encaminhamentos e principalmente o entendimento do paciente sobre seu quadro proporcionam uma evolução mais rápida e eficaz. E a prática do Pilates proporciona alívio da tensão muscular, do estresse, melhora a consciência corporal e superação de seus movimentos, promovendo uma sensação geral de bem-estar. 

"Me formei como Fisioterapeuta no Centro Universitário São Camilo em 2010, fiz Pós Graduação em Fisioterapia do Trabalho pela Unicid (Universidade Cidade São Paulo) e ao longo dos anos me especializei em Pilates, RPG, Diagnóstico por Imagem, Reabilitação Vestibular e Gestão. Trabalhei em algumas empresas e estúdios, além dos atendimentos domiciliares. Foi em 2019 que comecei a ter uma visão mais administrativa e tive a oportunidade de montar meu primeiro estúdio, na Zona Leste de São Paulo, para oferecer mais recursos aos meus pacientes domiciliares e também prestar um atendimento diferenciado e de qualidade em fisioterapia e pilates. Com 1 ano da inauguração começou a pandemia e foi uma fase de importantes decisões e oportunidades como a expansão do meu espaço para uma nova sede, mais ampla. Crescemos e devido a demanda de atendimento, a equipe multiplicou e ampliou o espaço. Hoje possuímos três salas completas de pilates com equipamentos, aéreo e acessórios, além de parcerias com outros profissionais a fim de oferecer atendimento multiprofissional aos nossos pacientes em um mesmo local. Seguimos ampliando e atendendo muitas pessoas de maneira integrada para o bem-estar dos pacientes. Hoje realizamos atendimentos de Fisioterapia, Pilates, Psicologia , RPG , Reabilitação Vestibular, Liberação Miofascial, Massagem, Dry Needling, Acupuntura e Nutrição."

A especialista ressalta a importância de procurar um profissional para um atendimento personalizado, de acordo com as suas necessidades. 

Saiba mais!

@moment_fisioterapia

Comentários
Assista ao vídeo