Cultura - Cinema

Festival italiano de cinema traz o renomado ator Antonio Catania para a abertura oficial do evento

22 de Outubro de 2025

Sua presença simboliza a ponte entre o cinema italiano de ontem e de hoje, sempre marcada pelo humor refinado, talento versátil e uma trajetória de respeito no panorama cultural italiano

Antonio Catania

A 20ª edição do Festival de Cinema Italiano chega ao Brasil em 29 de outubro de 2025 celebrando duas décadas de exibição e difusão da cinematografia italiana. Neste marco histórico, o evento reúne uma seleção especial que mescla estreias inéditas no país e uma retrospectiva de obras fundamentais, oferecendo ao público um panorama abrangente da riqueza e da diversidade do cinema da Itália.

Desta vez, o Festival traz para a abertura oficial do evento, o renomado ator Antonio Catania. Ele, que já esteve no Festival em 2007, quando o evento ainda dava seus primeiros passos, retorna em grande estilo para a 20ª edição do Festival, agora consolidada como a maior mostra de cinema italiano da América Latina.

Catania está presente em dois grandes filmes da programação: o inédito "De Nápoles a New York”, de Gabriele Salvatores, que será exibido na abertura do Festival, e o clássico “O Jantar”, de Ettore Scola, incluído na Retrospectiva dos mestres do cinema italiano.

Sua presença simboliza a ponte entre o cinema italiano de ontem e de hoje, sempre marcada pelo humor refinado, talento versátil e uma trajetória de respeito no panorama cultural italiano.

O ator nasceu em 22 de fevereiro de 1952, em Acireale (Sicília), e cresceu em Milão. Estudou Filosofia na Universidade Estadual de Milão e se formou na escola do Piccolo Teatro, iniciando uma carreira sólida no teatro, cinema e televisão.

No cinema, estreou em Kamikazen – Ontem à Noite em Milão (1987), dirigido por Gabriele Salvatores, com quem manteve uma longa colaboração, incluindo o premiado Mediterrâneo (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, 1992), Sul (1993), Puerto Escondido (1992) e, mais recentemente, O Retorno de Casanova (2023) e De Nápoles à Nova York (2024).

Seu reconhecimento internacional veio com Pão e Tulipas (2000), de Silvio Soldini, que se tornou um clássico moderno do cinema italiano. Também trabalhou com grandes nomes como Carlo Verdone (Ma che colpa abbiamo noi, 2002), Nanni Moretti (O Crocodilo, 2006) e Ettore Scola (O Jantar, 1998). Foi indicado ao David di Donatello como Melhor Ator Coadjuvante e ao Nastro d’Argento em mais de uma ocasião.

Na televisão, é amplamente lembrado pelo papel de Diego Lopez na série cult Boris (2007–2010, 2022), além de participações em produções como Squadra Mobile e Don Matteo. No teatro, consolidou-se em comédias de grande sucesso, como Se devi dire una bugia dilla ancora più grossa.

O Festival é um projeto organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, em colaboração com a Embaixada da Itália e com o Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Pirelli.

Saiba mais detalhes da programação do Festival em: 

https://festivalcinemaitaliano.com/

“Napoli-New York”, de Gabriele Salvatores

Elenco: Pierfrancesco Favino, Dea Lanzaro, Antonio Guerra, Anna Ammirati, Antonio Catania

País: Itália

Ano: 2024

Duração: 124 min

Gênero: Drama

Trailer: Assista aqui

No imediato pós-guerra, entre as ruínas de uma Nápoles devastada pela miséria, os pequenos Carmine e Celestina tentam sobreviver como podem, sempre se ajudando mutuamente. Numa noite, embarcam como clandestinos em um navio rumo a Nova York, com o sonho de viver com a irmã de Celestina, que emigrara anos antes. Ao lado de tantos outros italianos em busca de uma vida melhor, os dois chegam a uma metrópole estranha, que após muitos desafios e descobertas, aprenderão a chamar de lar.

Comentários
Assista ao vídeo