Cultura - Música

Sleaford Mods colabora com Sue Tompkins, do Life Without Buildings, no novo single “No Touch”

18 de Dezembro de 2025

Parte do próximo álbum The Demise Of Planet X, previsto para 16 de janeiro

Créditos: Nick Waplington

Ouça à “No Touch” aqui

Assista ao vídeo de “No Touch” aqui

Sleaford Mods lança seu novo single “No Touch” em 16 de dezembro, com vocais convidados de Sue Tompkins, cantora da influente banda Life Without Buildings.

Gravada no Invada Studios, em Bristol, Jason e Sue trocaram ideias líricas por meio de mensagens de voz, que depois foram aplicadas às batidas minimalistas de Andrew e a um motivo quase de caixinha de música, revelando uma qualidade charmosa e surpreendentemente lúdica na música da dupla.

“Sue me mandou alguns áudios bem crus, com ideias que ela gravou na cozinha dela, e eu achei aquilo brilhante”, explica Williamson, que foi apresentado à vocalista do Life Without Buildings por Jeannette Lee e Geoff Travis, da Rough Trade Records.

Hoje casa do Mods, o selo lançou em 2001 o aclamado álbum de estreia da banda de Glasgow, Any Other City, que inclui “The Leanover”, faixa que posteriormente ganhou enorme popularidade orgânica no TikTok depois que a cantora e compositora Beabadoobee se filmou fazendo lip-sync da música em 2020.

“Sue veio ao estúdio em Bristol por dois dias para gravar com a gente. Ela estava resfriada na época, mas isso acabou somando à faixa”, continua Williamson. “Ela tinha várias frases curtas e peculiares que colocamos no começo e no fim da música. Eu escrevi o refrão, mas ela expandiu um pouco com letras próprias, então foi uma colaboradora incrível. A música explora os aspectos obscuros do uso de drogas, esse tipo de exibicionismo que vem junto com isso.”

Para Tompkins, que desde o fim do Life Without Buildings em 2002 realizou uma série de exposições de arte bem-sucedidas, a oportunidade de entrar no universo do Sleaford Mods foi impossível de recusar.

“Quando fui convidada para gravar com o Sleaford Mods, tive uma vontade imediata, um impulso enorme de dizer sim!”, declara. “Só de ouvir o que o Jason me enviou inicialmente, senti uma espécie de tristeza, anseio, intimidade ou arrependimento — algo muito emotivo para mim. Então respondi de uma forma que espero que enfatize essa vulnerabilidade.”

O vídeo do single foi filmado em Dartford, perto da cidade natal da diretora Andrea Arnold. A vencedora do Oscar, responsável por filmes como American HoneyBird e Wuthering Heights, empresta sua visão a “No Touch”, criando um vídeo de performance singular que mistura a banda e Tompkins com figurantes e moradores locais do condado de Kent.

“Tive um dia adorável gravando o vídeo com o Sleafords e a Sue Tompkins”, explica Arnold. “A filmagem me lembrou passeios a Margate com minha família. Foi caótico, maluco e engraçado — e ainda comemos fish and chips na volta! Foi muito bom trabalhar com todos eles. Apesar de fazermos coisas diferentes, estávamos todos conectados de alguma forma. Nosso trabalho e nossas vidas se entrelaçaram. Lindo.”

Para a banda, o vídeo representa uma tradução perfeita das sensações que atravessam a canção: “‘No Touch’ não poderia ter sido capturado por mais ninguém – Andrea Arnold se encaixa perfeitamente nesse tema de pesadelo suave”, afirma Williamson. “‘No Touch’ é colorida e cheia de realismo pesado, um drama ‘kitchen sink’. É uma música sobre isolamento, solidão e a autodestruição esmagadora que todos tentamos navegar, eu acho, sob as estruturas rígidas da conformidade. Andrea nos levou de volta ao bairro onde cresceu, o que também me pareceu muito familiar. O vídeo, como os filmes dela, não termina em apagão total — ele também carrega esperança.”

Mantendo a aspereza característica do Sleaford Mods, mas lapidando-a em algo verdadeiramente romântico, “No Touch” é indicativa do novo álbum The Demise Of Planet X, que canaliza tanto a habitual fúria precisa e o antagonismo eletrônico da dupla quanto revela novas camadas e nuances.

“Megaton”, lançado anteriormente como single em apoio à Ward Child, explode como um verdadeiro banger, enquanto o single anterior, “The Good Life”, contou com vocais da banda Big Special e da atriz de Severance, Gwendoline Christie, que fez ali sua estreia musical, evocando um psicodrama eletrônico.

A soturna “Bad Santa” mergulha nas raízes hip hop do Sleaford Mods para colocar Donald Trump firmemente na “lista dos mal comportados”, enquanto ainda há muitos outros presentes musicais a serem desembrulhados em 2026, incluindo colaborações com Liam Bailey, o rapper Snowy e Aldous Harding, tornando The Demise Of Planet X o álbum mais ambicioso – e ainda assim ferozmente coeso – de Fearn e Williamson até hoje.

O álbum estará disponível em uma edição limitada fosforescente, com LP luminoso e capa gatefold, vendida exclusivamente nas lojas online da banda e da Rough Trade Records, enquanto lojas independentes comercializarão uma versão marmorizada em verde neon. The Demise Of Planet X também estará disponível em vinil preto, CD e cassete — este último em um chamativo tom de verde tóxico.

Para celebrar o lançamento do álbum, o Sleaford Mods será entrevistado ao vivo pelo comediante, autor e radialista Stewart Lee na Rough Trade Nottingham em 13 de janeiro de 2026 e na Rough Trade East, em Londres, em 20 de janeiro de 2026. Devido à alta demanda, em ambas as datas haverá sessões de Q&A à tarde e à noite, diante do público.

A banda também embarcará em uma turnê global na primavera de 2026. A turnê pelo Reino Unido e Irlanda começa no Barrowland Ballroom, em Glasgow, no dia 6 de fevereiro, além de passagens confirmadas pela Europa, Nova Zelândia e Austrália, com mais datas a serem anunciadas em breve.

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