![]() |
| Foto: Divulgação |
Além de consolidar reputação e presença na mídia, a assessoria de imprensa tem se destacado como um importante facilitador para o aumento de vendas e influência sobre decisões de consumo. Ao gerar visibilidade orgânica e credibilidade editorial, a comunicação espontânea em veículos confiáveis atua como um reforço no processo de decisão de compra, influenciando a percepção do público de forma mais contundente do que simples publicidade paga.
Estudos sobre comportamento do consumidor apontam que a confiança é um fator determinante na escolha de marcas e produtos — e esse é um terreno em que a mídia espontânea pode fazer diferença. Uma pesquisa mostrou que 87% dos consumidores confiam mais em anúncios veiculados em mídias tradicionais do que em recomendações de influenciadores digitais, evidenciando a importância da credibilidade dos meios tradicionais no estímulo à confiança do público.
Para Eduardo Matos, consultor de comunicação estratégica da PressWorks, a relação entre imprensa e vendas é mais direta do que parece:
“Quando uma empresa conquista espaço na mídia de forma orgânica, ela ganha algo que o marketing pago não oferece: legitimidade. Essa validação editorial influencia diretamente o comportamento do consumidor e cria uma conexão emocional que muitas vezes resulta em conversão.”
A literatura acadêmica também destaca que estratégias de relações públicas influenciam o comportamento de compra. Pesquisas indicam que a percepção positiva decorrente de ações de comunicação contribui para a intenção de compra, sobretudo quando a assessoria é combinada com outras ferramentas de marketing, reforçando a imagem da marca e facilitando a conversão de interesse em transação efetiva.
Além de impactar o consumidor final, o trabalho da assessoria reforça a confiança de parceiros comerciais, investidores e canais de distribuição — fatores que também refletem no desempenho comercial das empresas. Em um mercado cada vez mais competitivo, a assessoria de imprensa se posiciona não apenas como instrumento de reputação, mas como ativo estratégico capaz de impulsionar resultados concretos de negócio.