No primeiro volume da duologia "Sleepless", a premiada autora Jen Williams mostra que amar pode ser tão perigoso quanto enfrentar deuses, monstros e o próprio destino
![]() |
Em um mundo dominado por deuses antigos, seres malignos e magias poderosas, a órfã Elver tem o destino selado ainda criança ao ser escolhida como sacrifício. A oferta, feita pelos acólitos do deus Garra Sangrenta, busca livrar a cidade de uma infestação mortal de serpentes. O ritual, porém, não termina como esperado: em vez de morrer, a menina é salva pela Rainha das Serpentes e retorna transformada, com a pele envenenada e letal para qualquer humano que se aproxime.
Essa perigosa jornada é retratada na romantasia sombria Sleepless, escrita pela premiada autora britânica Jen Williams e publicada no Brasil pela Plataforma21. Criada longe da civilização, a protagonista cresce protegendo uma floresta selvagem, onde monstros e espíritos vivem sob leis cruéis. O corpo de Elver se torna uma arma, e o veneno que corre em suas veias mantém invasores afastados do território que ela defende com a própria vida. Mas o equilíbrio desse mundo se rompe quando um homem invade a floresta para roubar um artefato escondido da Rainha, ameaçando tudo o que a jovem jurou proteger.
Em meio a alianças frágeis e escolhas difíceis, o caminho dela se cruza com o de Artair, um jovem insone marcado por uma maldição que o obriga a dividir o próprio corpo com outra consciência maléfica. O rapaz carrega dentro de si Lucian, que desperta sempre que ele dorme — uma presença perigosa, sedutora e movida por desejos próprios. O encontro entre Elver e Artair dá início a uma relação marcada por desconfiança, tensão constante e sentimentos proibidos que nenhum dos dois pode controlar.
- Você não me conhece - disse Elver. - Não conhece nem a mim
nem a qualquer das criaturas que escolhe odiar tanto. Lembre-se de que eu, um monstro, poderia ter matado você esta noite, e escolhi não fazer isso.
(Sleepless, p. 233)
Narrada a partir de três pontos de vista — Elver, Artair e Lucian —, a história explora emoções, traumas e a importância do companheirismo em tempos difíceis. Em ritmo slow burn, a dinâmica entre eles dá vida a um triângulo amoroso que foge dos clichês tradicionais das romantasias, em que a personagem se vê dividida entre duas paixões proibidas no mesmo homem.
Primeiro volume de uma dulogia sombria, Sleepless provoca reflexões sobre identidade, pertencimento e a linha tênue entre bem e mal. Por meio de mocinhos e vilões que vivem à margem da sociedade, carregam culpas que não escolheram e lutam para não se tornarem aquilo que o mundo espera deles, Jen Williams convida o leitor a questionar o que define um monstro — e até onde alguém é capaz de ir quando amar pode ser fatal.
Ficha Técnica:
Título: Sleepless
Duologia: Sleepless
Volume: 01
Autora: Jen Williams
Editora: Plataforma21
Tradução: Carolina Candido
Edição/ano: 1ª ed.,2026
ISBN do livro físico: 978-65-5008-064-8
ISBN do e-book: 978-65-5008-
Gênero: romantasia
Idade recomendada: A partir de 14 anos
Número de páginas: 304
Preço: R$ 89,90
Onde encontrar: Amazon | E-commerce VR Editora | Principais livrarias do Brasil
Sobre a autora: Jen Williams é natural de Londres e mora em Bristol, Inglaterra. Fã de bruxas e de contos sombrios desde a infância, hoje cria histórias fantásticas recheadas de diálogos afiados, além de suspenses policiais com toques de horror e protagonistas femininas poderosas. Foi indicada ao prêmio de Melhor Autora Estreante no British Fantasy Awards, e venceu por três vezes o prêmio de Melhor Romance de Fantasia. Sleepless é seu primeiro romance para o público jovem adulto.
Site: sennydreadful.co.uk
Instagram: @sennydreadful19
Sobre a editora: A Plataforma21 é o resultado do carinho da VR Editora pelos jovens leitores. E tudo começou com a publicação do best-seller Maze Runner. São 9 anos oferecendo o que há de melhor em aventura, romance, fantasia e cultura pop na literatura de entretenimento.
Instagram: @plataforma21_ e @VReditorabr | TikTok: @plataforma21_