Notícias -

Instituto Avon e Hospital Hélio Angotti firmam parceria para Centro de Referência para câncer de mam

23 de Julho de 2014

O Instituto Avon e a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central - Hospital Dr. Hélio Angotti assinaram hoje parceria para a ampliação do Centro de Referência para Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, que vai estender o atendimento à saúde da mulher do Triângulo Mineiro. O hospital, que já é referência na região, passará a atender 110 mil mulheres a partir de 40 anos, provenientes de 75 municípios.

Elas poderão realizar todos os exames diagnósticos e, caso necessário, iniciar o tratamento no mesmo local pelo SUS. O projeto recebeu R$ 1,5 milhão do Instituto Avon, como parte da campanha Avon Contra o Câncer de Mama, que tem sido liderada pela companhia no Brasil há mais de 10 anos.

A estrutura financiada pelo Instituto Avon vai funcionar em imóvel com área de 647 metros quadrados, localizado em frente ao Hospital Dr. Hélio Angotti, no centro de Uberaba. No local as pacientes encaminhadas pelo SUS poderão realizar diversos procedimentos médicos, por exemplo a mamografia diagnóstica, a ultrassonografia das mamas, a punção aspirativa por agulha fina ou por agulha grossa, diagnósticos de lesões palpáveis ou impalpáveis, biópsia cirúrgica de mama. Poderão ser feitos o diagnóstico e tratamento de alta complexidade, incluindo a cirurgia oncológica, radioterapia e quimioterapia.

A legislação brasileira hoje prevê que o tratamento seja iniciado em até 60 dias após o diagnóstico, e sendo o Hospital Dr. Hélio Angotti uma referência na região do Triângulo Mineiro, tem como padrão o prazo máximo de 20 dias para esse atendimento, que será mantido ou reduzido. "O nosso principal foco é a parceria com instituições de referência no diagnóstico e tratamento de câncer nas cinco regiões do Brasil, levando a tecnologia mais avançada pelo atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS, e dessa forma contribuir para a redução da mortalidade entre mulheres por causa dessa doença", afirma o diretor executivo do Instituto Avon, Lírio Cipriani.

Com o novo centro, o Hospital Dr. Hélio Angotti aumentará a capacidade de atendimento e muitas pacientes que hoje procuram o Hospital de Câncer de Barretos, distante aproximadamente 140 quilômetros, poderão ser atendidas em Uberaba. Hoje o hospital tem 4 mil pacientes, dos quais 1.100 são mulheres em tratamento do câncer de mama. Com a ampliação, a capacidade será aumentada para 110 mil mulheres a partir de 40 anos, de 75 municípios da região, em um período de até quatro anos.
Entre outros benefícios, será possível aumentar a capacidade de realização de mamografias, que hoje é de 1.200 mamografias por mês e que passará a ser de 2.312 por mês. Anualmente, isso representa hoje 14.400 o total e com o novo centro de diagnóstico serão 27.750/ano - ou seja, um aumento de 92,7%.

O principal diferencial, no entanto, é que tudo isso poderá ser feito com um atendimento humanizado, com uma equipe multiprofissional incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, além de equipamentos adequados, como mamógrafo digital. "É um grande sonho nosso aqui no Hospital Dr. Hélio Angotti termos um serviço mais adequado nesta área de diagnóstico e tratamento do câncer de mama. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres, mas quando detectado precocemente tem grande chance de ser curado", afirma o presidente da ACCBC/Hospital Dr. Hélio Angotti, oncologista e mastologista Délcio Scandiuzzi.

Além de quatro médicos especialistas em mastologia atuam hoje no Hospital, o novo centro terá equipe multiprofissional formado por enfermeiras, técnicos em enfermagem, assistente social, psicólogo e fisioterapeuta. É um serviço que já funciona hoje em piloto, porém, os consultórios ficam distantes das salas de exames e em instalações mais modestas. No Centro de Mama, a atendimento será concentrado num só imóvel, com espaço planejado e adequado, proporcionando conforto às pacientes e, sobretudo, apoio psicossocial.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer - INCA, a incidência do câncer de mama no Estado de Minas Gerais é de 49,17 casos para cada 100 mil mulheres. Além do investimento em Uberaba, o Instituto Avon também está presente no Estado de Minas Gerais com outras iniciativas da Campanha Avon Contra o Câncer de Mama, por exemplo na cidade de Passos, onde entregará amanhã uma unidade móvel de diagnóstico em parceria com a Santa Casa de Misericórdia. "Os dois projetos tem como ponto em comum incluir maior parcela da população no acesso aos exames e tratamento precoce de alta qualidade, sempre em parceria com instituições que tem experiência e compromisso com a saúde da mulher. Somando as duas parcerias, nosso investimento em Minas Gerais nesse momento é de R$ 2,1 milhão, como parte de uma causa que a Avon abraçou internacionalmente há 20 anos, em todos os países onde atua.", afirma o presidente da Avon Brasil, David Legher.

Comentários
Assista ao vídeo