Cultura - Educação

Editora Peirópolis lança Rimas de Lá e de Cá de José Jorge Letria & José Santos

24 de Julho de 2014

 

A Editora Peirópolis lança, este mês, “Rimas de Lá e de Cá” de autoria do português José Jorge Letria e do brasileiro José Santos. O livro de poesia apresenta dois amigos, dois Josés, que se encontraram para falar sobre seus países. Juntos, os personagens abordam paisagens, elementos da história e cultura do Brasil e de Portugal com  a admiração  de quem vê tudo pela primeira vez, como o olhar de uma criança. 

Fruto de um processo de criação pra lá de particular, a publicação reúne dezenove poemas feitos a partir de e-mails trocados entre os dois Josés ao longo de dois meses, nos quais os autores, com o lirismo encantatório das palavras, fazem a ponte entre as culturas portuguesa e brasileira. Um poema perguntava uma coisa e logo surgia o outro com uma resposta, em um desafio poético que, ao seu final, constituiu um rico panorama da cultura da infância dos dois países. Com rimas cativantes e instrutivas, os textos falam de jogos, brincadeiras, festas populares, animais da floresta e do mar, culinária, arquitetura, história e, como não poderia faltar, de livros.

Esse livro conta ainda com ricas ilustrações da premiada ilustradora Yara Kono. A obra é traduzida em imagens de tons fortes e figuras recorrentes ao universo infantil que tornam ainda mais viva a poesia em cada uma das rimas, através das figuras como avião, cachorros, peão, amarelinha e pássaros.

Em um delicioso jogo de palavras as rimas esbanjamcriatividade, sensibilidade e é traduzido em ilustrações divertidas e coloridas, que estimulam a imaginação e agradam os leitores de todas as idades. O livro “Rimas de Lá e de Cá” instiga a curiosidade de descobrir a diversidade cultural dos lugares. 

 

Comentários
Assista ao vídeo