Viver - Beleza

Fashion Weekend Plus Size Verão 2015 marca comemoração de cinco anos do evento

31 de Julho de 2014

 

Para comemorar os cinco anos de sua realização, o “Fashion Weekend Plus Size”, maior evento de moda Plus Size do país, realiza sua décima edição no dia 23 de agosto, sábado, apresentando os lançamentos para o Verão 2015. Em clima de festa, o ensaio fotográfico com as fotos conceito do evento foi clicado pela fotógrafa Kátia Ricomini na praia, em Cambury, com dez das mais conceituadas modelos Plus Size do mercado trajando maiôs brancos com detalhes dourados da marca Belle Plage, que participará pela primeira vez do FWPS. Os looks do ensaio fotográfico foram complementados por acessórios Marcielli Rodrigues. A 10ª edição do evento retorna ao Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista, que está apoiando o evento. 

A cada edição do FWPS, a diretora do evento, Renata Poskus Vaz, utiliza um critério diferente para escolher as modelos que participam da foto conceito para a divulgação pré-evento. Para a 10ª edição, foram escolhidas algumas das principais modelos Plus Size do país por suas trajetórias e pela história delas com o evento. A 10ª edição é um momento muito importante para o evento, pois representa cinco anos contribuindo para o desenvolvimento do mercado Plus Size brasileiro. Por tudo isto, ganhou o tema “Celebração”, no melhor clima do verão tropical.

Renata Poskus Vaz declara: “Na décima edição do FWPS, vamos celebrar cinco anos de sucesso de um evento pioneiro no mercado brasileiro, que rompeu paradigmas e resgatou a autoestima de milhares de mulheres e homens que vestem tamanhos grandes”. E completa: “A cada edição, o FWPS contribui para o desenvolvimento do segmento, ao lançar novas modelos, apresentar aos lojistas novas marcas, proporcionando o intercâmbio entre indústria, varejistas e consumidores”. “Neste contexto, nada melhor que escolher um cenário que é a cara do Brasil para o nosso ensaio fotográfico”.

 

Conheça um pouco mais sobre as modelos que fazem parte do ensaio fotográfico do FWPS Verão 2015:

 

Aline Zattar – A empresária catarinense de 29 anos veste manequim 48 e atua como modelo Plus Size há dois anos, além de ter sido eleita Miss Brasil Plus Size 2013. Aline começou a carreira por insistência das amigas para que procurasse uma agência. Assim que tomou coragem e procurou uma agência em Joinville. Logo os primeiros trabalhos foram surgindo e o mundo Plus Size a conquistou. Aline acredita que o mercado está em expansão e as oportunidades crescendo, resultando em um aprimoramento do mercado, que será cada vez mais aceito e conhecido por um maior número de pessoas. A modelo diz que sua inspiração vem de poder ajudar outras pessoas a mudar de vida ao se aceitarem como são. “Em minha opinião, o FWPS é o evento de maior relevância no mercado. Um dos sonhos de toda modelo Plus Size é poder desfilar neste evento grandioso! Pois, além da valorização do mercado mostrando que é uma vertente que veio para ficar e precisa receber a merecida atenção, traz uma nova perspectiva para a vida de tantas mulheres frustradas, que viveram anos à margem de uma sociedade com um padrão imposto”.

 

Bianca Raya – A jornalista paulistana de 32 anos veste manequim 46 e atua como modelo há sete anos, tendo participado de todas as edições do FWPS. Já participou de um curta-metragem exibido no Festival de Cannes e do comercial de operadora de celular. O que a inspira é o amor  pela profissão, mesmo com todas as dificuldades iniciais. Bianca declara: “O FWPS é uma verdadeira vitrine para o mundo! É de grande importância para o mercado
Plus Size, pois, além de muito bem organizado, é belo e está sempre trazendo novidades, seja com o salão de negócios, com as marcas ou com as modelos. O evento é referência”.

 

Cléo Fernandes – A modelo goiana começou a carreira por incentivo da mãe. Ela diz que o contato com modelos Plus Size profissionais por meio das redes sociais da internet foi essencial para entrar de cabeça no mundo da moda, no qual todos se encantam com o charme e a beleza brejeira da jovem, formada em Educação Física. Sua carreira deslanchou após desfilar no ‘FWPS Verão 2012’, quando começou a fazer catálogos para grifes de todo o Brasil. O sonho de Cléo, que veste manequim 46, é realizar trabalhos no exterior, mas está feliz com o rumo de sua carreira no Brasil: “Trabalhar como modelo e receber elogios ainda é algo surreal para mim. Amo o que faço, estou feliz e meu conceito de beleza mudou”, declara a jovem que sofreu de bulimia dos 11 aos 17 anos e agora esbanja autoestima.

 

Marcia Ornellas – A administradora de empresas paulistana, de 41 anos, veste manequim 46, atua como modelo há cinco anos e já participou de oito edições do FWPS. Marcia acredita que ser modelo é uma oportunidade de mostrar ao mundo que, apesar de não ter um manequim considerado “dentro dos padrões exigidos pela sociedade”, toda mulher Plus Size pode se vestir bem, valorizando suas curvas e principalmente elevando sua autoestima, afinal toda mulher se sente mais segura e elegante quando está bem vestida. “Nestes cinco anos de profissão, tenho acompanhado a expansão da moda Plus Size e este nicho de mercado, até então esquecido, ganhou nova dimensão e, a cada ano, novos empresários apostam no segmento, investindo em grifes e certamente este ciclo promissor abrirá novas portas.” E completa: “Sem dúvida alguma, o FWPS é um marco importante na expansão do segmento no Brasil na medida em que novas grifes vão surgindo e participam do evento, que tem grande repercussão tanto na mídia nacional quanto na internacional, demonstrando claramente a tendência acentuada de fortalecimento e valorização da moda Plus Size”.

 

Márcia Saad – A paulistana de 41 anos veste manequim 48 e atua como modelo Plus Size há 3,5 anos. Ela conta que o sonho de viver no mundo da moda vem desde os 15 anos, mas ela não era tão gorda e nem magra e esguia como o mercado convencional exige. Então, desistiu e levou outros objetivos adiante, mas, quando conheceu o mundo Plus Size pelas redes sociais, resgatou o sonho de adolescência. “Sempre fui uma mulher vaidosa e gosto de ousar e estar no meu melhor, independente do meu peso. Mas sei que, para muitas mulheres que estão acima do peso, manter a autoestima e estar antenada nem sempre é fácil. Quando percebo que sou exemplo para que elas se amem e se descubram, tenho a certeza que estou no lugar certo. Eu as inspiro a viver a moda e elas me motivam a continuar”. Márcia acredita que o segmento Plus Size crescerá mais e se tornará realmente fashion e ela pretende, além de continuar modelando, dividir sua experiência e bagagem como modelo com outras meninas ajudando a formar profissionais cada vez mais preparadas. Sobre o FWPS, a modelo declara: “É o principal evento de moda Plus Size do Brasil. Um acontecimento esperado por todos, onde, a cada edição, podemos conhecer os principais lançamentos deste segmento. Além disso, é o momento ápice dos estilistas que expõem suas criações na passarela. Estive presente em várias edições doFWPS e fico muito feliz por fazer parte desta história. Torço para que, a cada edição, o sucesso seja dobrado”.

 

Mayara Russi – Conhecida como a “Ana Paula Arósio GG” devido à sua semelhança com a atriz, a paulistana é uma das top models do segmento Plus Size e, em 2008, chegou a fotografar para 20 catálogos de moda. Mayara começou a modelar em 2005, quando foi descoberta por dois olheiros, fez um curso de manequim e, semanas depois, já estava fotografando para uma rede de lojas de departamento.

 

Rita Carreira – A maquiadora paulistana de 21 anos veste manequim 46 e atua como modelo Plus Size há cinco anos. Rita sempre sonhou em ser modelo, mas suas medidas não permitiam que entrasse no mercado de moda convencional e, logo no primeiro contato com o segmento Plus Size, decidiu se arriscar e está sempre buscando aperfeiçoamento e evolução profissional. A modelo, que é uma das referências do segmento, conta que sofre bastante preconceito, pois muitas pessoas não a consideram gorda e, para o mercado convencional, ela é gorda. Além disso, é negra e assume seu cabelo black power com orgulho. Rita sonha em trabalhar fora do Brasil, pois acredita que será mais valorizada. Sobre o FWPS, ela declara: “O evento é o que tem mais visibilidade no mercado nacional de moda segmentada Plus Size. Pude acompanhar de perto desde a primeira edição e vejo sua evolução a cada ano”.

 

Sílvia Neves – A mineira de 40 anos veste manequim 46 e trabalha como modelo Plus Size há cinco anos. Silvia conta que sempre quis ser modelo, mas não conseguia entrar no segmento convencional por ser mais gordinha, até que viu a oportunidade de trabalhar no segmento Plus Size. A partir daí, investiu em cursos, procurou uma boa agência e se profissionalizou. A modelo diz que os trabalhos ainda são poucos, principalmente em Belo Horizonte, cidade onde vive, e que muitas vezes as modelos Plus Size não são encaradas de forma realmente profissional e os cachês ainda estão bem abaixo do convencional. No entanto, ela espera ver o segmento crescer e se profissionalizar a cada dia, deseja que cada vez mais as revistas de moda abram espaço para a moda GG e almeja também trabalhar no exterior. Sobre o FWPS, Sílvia declara: “Tenho um carinho especial pelo evento, pois foi nele que praticamente ‘debutei’ no mercado. Só não participei da primeira edição, pois coincidiu com minha formatura da faculdade. Vi toda a evolução do evento e tenho orgulho de participar a cada nova edição. Com certeza, o FWPS é um divisor de águas da moda no Brasil. Através dele, as pessoas tiveram conhecimento deste novo segmento e puderam comprovar que existe, sim, moda bonita e com qualidade para mulheres grandes, além de chamar a atenção da sociedade para o preconceito na moda. Sem o FWPS acredito que ainda estaríamos sendo obrigadas a vestir qualquer coisa que nos coubesse, sem conceito de moda ou investimento em modelagem”.

 

Simone Fiuza – A jornalista paulistana de 29 anos veste manequim 48 e começou como modelo em março de 2005. Ela conta que era muito infeliz com seu peso, trabalhava em uma multinacional na época e estava bastante insatisfeita com o trabalho também. Foi demitida e, ao assistir na TV uma matéria sobre moda Plus Size nos Estados Unidos, decidiu que era aquilo que queria para sua vida. Procurou uma fotógrafa que trabalhasse com moda Plus Size e chegou a Kátia Ricomini, que ,  coincidentemente,  assina as fotos conceito desta edição do FWPS. Logo fechou o primeiro trabalho e nunca mais parou. Questionada sobre o que a inspira a ser modelo Plus Size, Simone responde: “Recebo diariamente mensagens que me emocionam de meninas, mulheres e até homens me elogiando e dizendo que se inspiram em mim, que passaram a se aceitar e se amar quando me viram na TV, em fotos, desfiles, entrevistas. Isto realmente faz tudo valer a pena. Amo o meu trabalho, faço com muita dedicação e ainda ajudo, indiretamente, as pessoas a se amarem como realmente são. Isto não tem preço!”. Sobre o FWPS, ela declara: “Participo desde a primeira edição, acompanhei o crescimento deste evento e como ele impulsionou o mercado Plus Size no Brasil, não só com o surgimento de novas grifes, mas também de novas modelos, produtores, estilistas. É uma grande expansão. Creio que a cada edição o evento atinge mais e mais pessoas e mídia. Sem o FWPS a moda Plus Size no Brasil ainda estaria engatinhando”.

 

Tatiana Gaião – A enfermeira carioca de 33 anos veste manequim 48 e trabalha como modelo Plus Size há quatro anos. Tudo começou em 2010 quando foi eleita Miss Plus Size Rio de Janeiro. Ela atua como modelo porque gosta e por acreditar que com isto pode mostrar para outras mulheres Plus uma imagem de autoestima. Tatiana considera o FWPS o maior e mais importante evento Plus Size do país inclusive por divulgar a moda Plus Size para o público em geral. “É um evento bem feito, com muito bom gosto, e não deixa a desejar em relação a outros eventos de moda em geral”, completa a modelo.

Ficha Técnica Fotos Conceito “FWPS Verão 2015”

 

Fotógrafa: Kátia Ricomini

Make: Renata Albaneja e Raquel Chaves

Cabelo: Mayke Pavani

Modelos: Aline Zattar, Bianca Raya, Cléo Fernandes, Marcia Ornellas, Márcia Saad, Mayara Russi, Rita Carrera, Silvia Neves, Simone Fiuza e Tatiana Gaião.

Maiôs: Belle Plage

Acessórios: Marcielli Rodrigues

Produção e direção: Renata Poskus Vaz

 

Serviço:

“Fashion Weekend Plus Size Verão 2015”

Data: 23.08.2014 (sábado)

Desfiles: a partir das 17 horas

 Salão de Negócios: a partir de 11 horas

Local: Centro de Convenções Frei Caneca

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 – Consolação - São Paulo - SP

Classificação: Livre

 
Comentários
Assista ao vídeo