Cultura - Música

Projeto Crossover completa 10 anos de trajetória e faz turnê comemorativa

20 de Agosto de 2014

 

Por Letícia Andrade

Vontade de revolucionar os padrões musicais. Foi com este estímulo que os conhecidos e consagrados artistas Amon Lima, violinista da Família Lima, e o DJ Júlio Torres criaram o Projeto Crossover. O trabalho que mescla a sonoridade orgânica do violino com as batidas sintéticas da música eletrônica completa 10 anos de história nos palcos das principais casas noturnas do país, agitando e garantindo a diversão, e a festa de multidões de jovens.

O Projeto Crossover nasceu da vontade de fazer algo novo e desde o início da trajetória de trabalho, a dupla já foi convidada a subir no palco do Skol Beats, em 2006. Este acontecimento foi um dos indícios de que o trabalho viria a ser um sucesso no futuro. “Tocar em um festival grande, onde além de nós existem outras tantas atrações, dos mais diferentes estilos, é sempre um desafio tentador. É o momento de ganhar novos fãs que podem estar ali. Uma tenda lotada envolve muita energia. Tem muita gente ali nos vendo”, diz Julio Torres. “O nosso público é quem faz as honras da pista, é o nosso cartão de visitas num festival desse porte”, acrescenta Amon Lima.

O palco do Skol Beats seria o primeiro passo para a escalada do reconhecimento e sucesso neste novo estilo de música. No mesmo ano, a dupla conquistou o Prêmio de Destaque na apresentação da Orquestra Sinfônica. “Foi como se no meio da apresentação padrão de uma orquestra surgissem batidas eletrônicas. Ou o contrário, como se o Crossover tivesse não somente um violino, mas sim uma orquestra completa”, explica Amon.

As apresentações em festivais de grande porte como foi o Skol Beats e a premiação de destaque da Orquestra Sinfônica marcaram a trajetória do Crossover, mas não foi somente de premiações e apresentações que selaram o sucesso da dupla. Amom Lima e Júlio Torres revelam quais foram às referências musicais para compor o estilo inovador e único que agita o público.

 

“Comecei tocando Hip-hop, que tem uma grande influência de funk e soul. Sou fã de rock, e posso citar The Smiths com uma referência. Na música eletrônica, os precursores que vieram do techno de Detroit e a house music de Chicago e São Francisco. Derrick Carte e “Derrick May.”, declara Torres. Amon Lima comenta sobre as suas referências. “Eu ouço muito música clássica, Bach e Bethoven são meus favoritos. Os grandes violinistas como Jascha Heifetz, Isaac Perelman e David Oistrakh; os violinistas mais atuais como Stéphane Grappelli e Giulio Plontino, e entra também nessa lista muitos músicos de Jazz como Miles Davis, Herbie Hancock, Wayne Shorter, Hermeto Pascoal, como referência nacional, Ivan Lins. no Rock, Van Hallen e Jimmy Hendrix, e no eletrônico minhas referências estão nomes que vão além de música para pista como Massive Attack, The Chemical Brothers e Daft Punk.

Neste ano, o Projeto Crossover completa 10 anos de trajetória. A dupla de artistas montou a turnê “Thank You” na finalidade de homenagear e demonstrar toda a gratidão que possui pela sua equipe e pelos fãs. “Nós buscamos sempre apresentar nosso melhor, mas, além disso, temos o nosso público, existem nossos contratantes, parceiros, e os que nos apoiam desde o início. Foi para todos estes que pensamos em batizar a nossa turnê comemorativa de 10 anos de "Thank U Tour". Criamos um CD mixado que compila as músicas que mais marcaram nossas apresentações durante estes 10 anos”, conclui Júlio Torres.

 

Confira o "bate-bola" do Cartão de Visita e Crossover

 

Cartão de Visita/R7--> Vocês já fizeram parcerias com a cantora Sandy, com a Orquestra Symphonica e outros músicos. Há planos para uma nova parceria?

No momento estamos focados no Crossover. São 10 anos de estrada. Hora de pensar em novas possibilidades para o projeto, inclusive para nossas apresentações. A ideia é que 2015 seja um ano cheio de novidades, que possam ir além da experiência sonora.

Cartão de Visita/R7 --> Vocês conseguiram unir a música clássica com a eletrônica, é possível mesclar outros estilos musicais, até mesmo um sertanejo? Já surgiram convites?

Julio Torres: Fizemos um remix de uma música da Gabi Amarantos para o programa "Legendários", na Rede Record. Remixamos Roberto Carlos, que nos levou a participar do programa especial de final de ano na Rede Globo, e para o Jota Quest também remixamos uma faixa, à convite do grande amigo Rogério Flausino.

Cartão de Visita/R7--> Nós fazemos esta pergunta para todos os entrevistados. Queremos saber para quem vocês entregariam o “Cartão de Visita”?

Julio Torres: Thom Yorke, do Radiohead é um cara que eu gostaria de entregar meu cartão de visitas e trabalhar junto. Produzir uma faixa, uma base e ele cantar. 


Amon Lima: Não digo somente fazer a trilha sonora de seus filmes, mas fazer qualquer coisa com esse cara seria demais.

Thank U!

Amon Lima & Julio Torres

#crossover10anos #thankUtour

 

Comentários
Assista ao vídeo