Cultura - Educação

O Lado Sujo do Futebol - Editora Planeta

28 de Agosto de 2014

 

No dia 31 de agosto, a partir das 11h, dentro da programação da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, a Editora Planeta o autor Luiz Carlos Azenha e goleiro Fernando Prass para uma sessão de autógrafos e bate-papo no estande, para falar sobre o livro O Lado Sujo do Futebol. As senhas serão retiradas no caixa do estande, mediante a compra do livro, a partir do dia 22/8, no estande da editora, localizado na Rua H, nº 300 (entre as ruas G e I).

O Lado Sujo do Futebol  é um convite para o leitor deixar a arquibancada e acompanhar de perto as negociatas realizadas nas tribunas. Uma obra polêmica e corajosa, repleta de informações e documentos, que vão mostrar ao leitor a face obscura do esporte mais popular do mundo.

A obra chega às livrarias recheado de traições, contratos suspeitos, amizades de interesses, cartel, subornos, enriquecimento ilícito, coações, jogo político e muita sujeira. No prefácio, Romário define bem a importância do livro: “Agora, mais do que nunca, tenho certeza de que a CBF é mesmo o câncer do futebol!”.

Para mostrar ao torcedor o que acontece, de fato, além das quatro linhas, a Editora Planeta montou um forte time de jornalistas investigativos. Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastinet trazem à tona fatos amparados em documentos oficiais retirados de cartórios do Brasil e do exterior, transcrição de conversas gravadas, informações rigorosamente apuradas e criteriosa pesquisa em arquivos de revistas e jornais.

O Lado Sujo do Futebol é o retrato definitivo do que é feito com a paixão do torcedor. Mostra como João Havelange e Ricardo Teixeira desenvolveram um esquema mafioso de fraudes e conchavos, beneficiando a si e seus amigos. Fifa e CBF se tornaram um grande balcão de negócios, no qual são firmados acordos bilionários, que envolvem direitos de transmissão e multinacionais de material esportivo. Um grande jogo de bolas marcadas, cujo palco principal são as Copas do Mundo.

Os autores advertem: “Se você não quer perder a ingenuidade em torno do esporte mais apaixonante do mundo, pare por aqui”.

Portanto, prepare-se. Começa agora o jogo de verdade.

 

OS AUTORES

Esse trabalho primoroso de apuração não aconteceu por acaso e não foi uma tarefa fácil. Somente profissionais experientes e com veia investigativa poderiam montar um quebra-cabeça tão intricado e repleto de labirintos. Os autores Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastinet são vencedores dos principais prêmios da categoria, entre eles o Esso.

Autor do best-seller A Privataria Tucana, Ribeiro Jr., de 50 anos, atuou na Isto É, O Globo, Correio Braziliense e Estado de Minas, sendo premiado em todos eles. 

Cipoloni, de 36 anos, também foi repórter em jornais impressos nos primeiros anos de carreira e, há 10 anos, está na TV Record, onde ocupa o cargo de Chefe de Redação.

Um dos grandes nomes do jornalismo da televisão, Azenha trabalhou na TV Manchete, no SBT e na Globo, antes de se transferir para o time de repórteres especiais da Record. Tem 56 anos e cobriu duas Copas do Mundo.

Completa o time Tony Chastinet, de 43 anos. Jornalista que tem passagens pelos principais jornais, rádios e emissoras de televisão de São Paulo, sempre na função de repórter investigativo.

 

SERVIÇO:

O Lado Sujo do Futebol

Amaury Ribeiro Jr., Leandro Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e Tony Chastinet

Editora Planeta

ISBN: 978-85-422-0333-2

Não-Ficção / Brochura / 16x23 / 400 páginas

R$ 39,90 

 

23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

De 22 a 31 de Agosto de 2014
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - CEP 02012-021 São Paulo – SP

Editora Planeta

Estande: Rua H, nº 300 (entre as ruas G e I)

 

Horário de Visitação:
Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até as 21h)
Sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até as 21h)
Dia 31 de agosto, das 10h às 21h (com entrada até as 19h)

 

Comentários
Assista ao vídeo