Cultura - Música

Gean Ramos - Uma voz indígena na música brasileira dia 20, na Sala Baden Powell

17 de Setembro de 2014

O que dizer de Altay Veloso? O gosto pela diversidade, o espírito aberto às mais diversas influências musicais contribuem decisivamente para as criações desse mago, que escreve com maestria para intérpretes da MPB de tendências distintas, são mais de 450 músicas. Gean tem a hora de fazer sua estreia ao lado dessa fera

?

?ltay sobe ao palco pra cantar as músicas "Interfone" e Apesar de Cigano". 

Gean Ramos - Do Sertão, precisamente de Jatobá, descendente do povo Pankararu, uma voz suave, uma figura marcante, um trabalho diferente, esse é Gean Ramos, que mistura ritmos e influências, apresenta o DVD Trajetória. Cantor, compositor e violonista, Gean é uma revelação da música nordestina e da nova geração da música popular brasileira.

Sua música atravessou os limites da aldeia Pankararu, da Mesorregião do São Francisco, onde nasceu e foi criado. Preste a comemorar 15 anos de carreira, com um violão nas costas e diversas composições na bagagem, só agora realiza o sonho de lançar o primeiro DVD no Rio, com repertório repleto de gritos de liberdade e atenção em favor dos povos tradicionais, principalmente indígenas.

“Que ainda tombam nas barreiras da discriminação”, segundo ele.

Músico autodidata, já percorreu os quatro cantos do País levando suas composições com a versatilidade da MPB, ele não esconde suas afinidades com o baião, xote, samba, bossa nova, chorinho e até mesmo o tradicional toré dançado nos rituais de sua aldeia, que abre a gravação do DVD. Gean, talvez seja o primeiro índio no interior do Nordeste a lançar um DVD independente, que batizou de Trajetória.

“Quero sair mapeando estradas até o cais. Minha música é viajante, com mensagens para todas as etnias em busca da união dos povos”, diz o artista.

Aos oito anos de idade aprendeu a dar os seus primeiros acordes no violão. Em 1998 acreditou em seu dom e foi embora para Brasília. Em 2001, para Florianópolis onde gravou seu primeiro EP com músicas autorais. Depois de passar pelo Rio de Janeiro, retornou ao nordeste, e entre 2004 e 2007 gravou seu primeiro CD ‘’Por um Segundo’’, tocando a bordo de um transatlântico internacional. Em 2008, realiza o lançamento do seu disco em São Paulo, tendo as canções "Filho de Pankararu" e "Cartão Postal de Pankararu" na trilha do documentário "Do São Francisco ao Pinheiros" desenvolvido pela USP - Universidade de São Paulo. Apresentou-se no ‘’Explorer South África’'. Entre 2010 e 2011, participou de Festivais pelo nordeste e no encerramento da II Conferência Nacional de Cultura em Brasília.

Em 2012 monta o álbum ‘’Trajetória’’ onde faz um registro de sua obra em um DVD Gravado ao vivo e circula com shows pelo Brasil. Em 2013 sua música Joanas, Marias, Terezas (Saia florida) é selecionada para o São Paulo Exposamba e leva dois prêmios.

O DVD “Trajetória” tem 15 canções em vários estilos e letras que falam de política, de natureza e do seu povo. A maioria das músicas, segundo o compositor, diz muito dos sonhos dos povos tradicionais.

“Retrata a vida moderna povo indígena e quilombola, que fala ao celular, dirige carro, faz faculdade e continua mantendo sua tradição respeitando os mais velhos e as crenças”, resume o cantor.

Gean Ramos desponta no cenário musical com o potencial e uma obra digna. Seguindo os passos daqueles que o influenciaram trilhar no caminho que faz história. Seu trabalho é fruto de várias situações sociológicas e culturais, a começar pela miscigenação da sua própria família. A mãe é índia. O pai, já falecido, era filho de uma negra com um branco. Na infância, a música dominava o ambiente familiar com os acordes do violão do pai e o canto do avô. Sua música canta a alma e encanta quem traça seu caminho.

O show do dia 20, Gean Ramos, na voz e violão, ganha reforço da banda com Paulinho Criança na bateria, Person Tupinambá, no baixo acústico e elétrico e Flavio Paiva, no Teclado. E mega participação de Altay Veloso.

 

Sala Baden Powell

Dia: 20 - sábado – de setembro

Hora: 20h

Av. N.S. de Copacabana, 360 – Copacabana

Telefone: 2255 1067

Ingresso: R$ 20,00 / R$ 10,00 meia

Formas de pagamento: dinheiro

Capacidade: 470

Faixa etária: Livre 

Fotos de Gean: Bruno Gonçalves

Fotos Altay Veloso: Geremias Photography 

 

Comentários
Assista ao vídeo