Cultura - Teatro

Cia Humblada estreia a margem da represa Billings

23 de Setembro de 2014

Um barco chega às margens da represa Billings trazendo três nômades. São viajantes que chegam a terras novas e possuem muitas histórias para contar. Esse é o ponto de partida do espetáculo itinerante À MARGEM, da Cia Humbalada, que estreia dia 26 de setembro, sexta-feira, às 16 horas, na represa Billings, na zona sul de São Paulo.

Com direção, encenação e dramaturgia coletiva À MARGEM é resultado do projeto À margem: nossa morada poética, parte da pesquisa O Ator Marginal, que a Cia Humbalada realiza desde 2013 com apoio da Lei de Fomento ao Teatro de São Paulo. Para os atores Bruno César Lopes, Tatiana Monte e Vanessa Rosa, que dão vida aos três nômades da montagem, a criação do espetáculo aconteceu de maneira sensível e aberta. “A peça foi construída a partir da relação da Cia. com o bairro Jardim Gaivotas, a represa e as palavras de Guimarães Rosa”, conta Bruno.

Em À MARGEM três nômades chegam de canoa para narrar as “caminhanças” de um lugar inventado. O público, além de acompanhar a chegada em plena represa, parte rumo a uma experiência de travessia entre as ruas e locais do bairro, como o galpão de barcos e uma casinha, onde sobem na laje e avistam toda a Billings. “Nossa encenação é permeada pelo local, que é uma parte da dramaturgia, pois também traz informações importantes”, explica Tatiana.

A montagem conta com trilha original, além disso, cada ator aprendeu a tocar um instrumento tendo aulas com músicos profissionais. Bruno César Lopes toca clarineta, Tatiana Monte, piano e Vanessa Rosa, sanfona.

Marginal

O processo de pesquisa foi revelando escolhas e caminhos para a Cia. “As ruas, os muros, as cercas de madeira, a rua de terra, o quintal compartilhado, a bola, as crianças, os pescadores e as águas represadas já nos apresentavam um universo fantástico. Estávamos em uma quase instalação”, diz Vanessa.

Para os atores da Cia Humbalada, que em africano significa barulho, a atuação no extremo da zona sul da capital paulista é fazer dos pedaços da cidade, uma morada poética e revelar para todos uma geografia excludente. “Estamos à margem das linhas do mercado, à margem do centro da cidade e à margem de nossas certezas, mas fazemos da marginalidade uma potência de existência”, acredita Bruno.

Transporte gratuito

Nas sessões de sábado e domingo, a Cia Humbalada disponibiliza transporte gratuito para o público da sede do grupo, que fica próxima a estação Primavera-Interlagos da CPTM (Rua Jequirituba, 83), até o local do espetáculo. A saída acontece às 14h30 e tem capacidade para 20 pessoas.

Sobre a Cia Humbalada

Grupo de Teatro formado por inquietos artistas que vem traçando seu caminho desde o ano de 2003 tem como pesquisa a região do extremo da zona sul da cidade de São Paulo. Com uma sede localizada próxima a estação de trem Primavera-Interlagos, a Cia. desenvolve treinamentos, oficinas, debates, festivais e ações culturais na vizinhança. A Cia. criou diversos espetáculos, como Antígona, a mulher marginal (2013), Tudo está organizado para que nada aconteça (2012), Não tem ninguém com esse nome (2011), A Vinda da Família Real(2009-10), O Menino Sem Imaginação (2008), O Cidadão Perfeito (2007) e Em Busca da Felicidade (2005). A Cia já foi premiada três vezes com a Lei do Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo, além de conquistarem importantes apoios públicos como o Programa VAI, ProAC, Teatros Distritais, PROART e participações em festivais. O grupo também já em cidades como Atibaia, Serra Negra, São Vicente, Sumaré, Birigui, Araçatuba e Cidade do México.

Para roteiro:

À MARGEM – Estreia dia 26 de setembro, sexta-feira, às 16 horas, na Represa Billings. Direção, Encenação e Dramaturgia – Cia Humbalada. Elenco – Bruno César Lopes, Tatiana Monte e Vanessa Rosa. Cenografia – CasadaLapa (Julio Dojcsar) e Coletivo Imargem (Tim e Mauro Neri). Cenotécnica – Michel Castro e Ricardo Madeira. Figurino – CasadaLapa (Silvana Marcondes). Composições – Carlos Lourenço e Felippe Peneluc. Iluminador e Supervisor Técnico – Diego F.F.Soares. Produção – Cristiane Rosa. Assistente de Produção – Malu Chrisostomo. Temporada – Sexta-feira a domingo às 16 horas. Duração – 120 minutos. Indicação livre (não recomendado para menores de 10 anos desacompanhados). Lotação – 60 lugares. Grátis. Até 26 de outubro.

*Em caso de chuva o espetáculo não será apresentado.

REPRESA BILLINGS – Rua 9 de Setembro, 88 – Jardim Gaivotas. Telefone: (11) 5661-6534/ 98858-1717. Transporte gratuito aos sábados e domingos às 14h30 no Espaço Cultural Humbalada – Rua Jequirituba, 83 – Jardim Primavera.

 

 

Comentários
Assista ao vídeo