Cultura - Cinema

Cia das Artes apresenta Lugar Onde o Peixe Para, montagem que retrata dificuldades dos boias-frias

7 de Outubro de 2014

A peça Lugar Onde o Peixe Para, montagem da Cia das Artes, reestreia no Teatro Commune no dia 8 de outubro, quarta-feira, às 21 horas. No palco, 27 artistas interpretam boias-frias que buscam melhorar de vida. A “lenda da mulher do rio” e diversas outras histórias conhecidas do interior de São Paulo são o plano de fundo que sintetizam o anseio dos jovens pela perspectiva de mudança da classe social.

O diretor Jair Aguiar ressalta a importância de abordar por meio do teatro a rotina dos boias-frias: “São Paulo tem uma relação muito distante com a vida no campo e principalmente com as dificuldades que essa vida representa”, comenta.

Na Cia das Artes, a marca registrada na montagem é a importância dada ao trabalho dos atores.  A cenografia e figurinos sóbrios deMárcio Tadeu aliados à iluminação pontual de Will Damas molduram os atores cômicos e expressivos, que também cantam em coro.

O texto original é da autoria de Carlos ABC, que por meio de pesquisas e exercícios cênicos feitos pelo núcleo teatral da UNIMEP de Piracicaba (Grupo Andaime), chegaram à temática do Rio Piracicaba e sua degradação. Com o objetivo de aproximar a temática da realidade dos atores e da localização da companhia, foram feitas as mudanças dramatúrgicas que enfocam os boias-frias.

“A poesia vem intrínseca a esta montagem. Como diretor do espetáculo, tenho uma visão bastante romantizada da linguagem do ‘Brasil afora’, distante dos grandes centros. Existe uma inocência, uma verdade não construída por uma imposição da mídia e da modernidade. As lendas, as formas de explicar as adversidades e encarar a vida e são muito peculiares. Temos muito que aprender com o Brasil interior”, declara Jair.

Serviço:

Lugar Onde o Peixe Para - Reestreia: dia 8 de outubro, quarta-feira, às 21h, no Teatro Commune. Rua da Consolação, 1218. Telefone (11) 3476 – 0792. Capacidade: 84 lugares e 1 lugar para portadores de necessidades especiais. Temporada: Quartas e Quintas às 21h - Até 06 de novembro. Classificação etária: Livre Duração: 60 minutos. Ingresso: PROMOÇÃO PREÇO ÚNICO: R$25,00.

 

Comentários
Assista ao vídeo