Cultura - Música

Instituto de Apoio à Cultura inaugura estúdios musicais nas periferias de São Paulo

21 de Outubro de 2014
 

 

A POIESIS - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura - inaugurou no último mês, 5 estúdios musicais nas principais periferias da cidade de São Paulo, são elas, Brasilândia, Jardim São Luís, Capão Redondo, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha. O projeto faz parte do programa Fábricas de Cultura, que foi criado com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural do jovem, por meio da interação com a sua própria comunidade e da participação em oficinas e atividades artísticas diversificadas. 

O projeto de arquitetura dirigido por Fábio Marins, da Marins Arquitetura, escritório referência em projetos de construção de estúdios de produções audiovisuais, foi inspirado nos principais estúdios construídos no mundo. “Criamos um espaço para a comunidade com produtos de alta tecnologia e com um cuidado especial nos acabamentos. A estrutura dos estúdios seguiu os mesmos moldes construtivos dos melhores estúdios desenvolvidos no mundo”.

Os estúdios possuem paredes duplas de isolamento acústico, painéis acústicos de alto desempenho, rede elétrica com sistema dedicado, design luminotécnico flexível, rede de vídeo, áudio e dados individualizados e sistema de refrigeração de baixo nível de ruído, “Tudo desenvolvido especialmente para se obter as melhores condições de qualidade sonora e ambiente de trabalho" explica Marins.  

O projeto das Fábricas de Cultura vai além da utilização do espaço como um estúdio profissional de gravação, pois cada unidade poderá promover cursos profissionalizantes e workshops de áudio e vídeo. A sala técnica chamada de multimeios possui vários módulos de computadores e periféricos para os alunos e mesa de som e edição de vídeo para professores e técnicos. Foi construída também uma segunda sala, chamada de sala de gravação, onde foi desenvolvido um sistema especial para garantir a máxima qualidade na captação de som.

Comentários
Assista ao vídeo