Colaboradores - Tamara Almeida

Paris, nosso primeiro destino

27 de Outubro de 2014

 

Sejam muito bem vindos! Toda semana estarei aqui compartilhando com vocês minhas experiências de viagens por este vasto mundo repleto de beleza e cultura... Espero que gostem, mas que, principalmente, sintam como se estivessem viajando comigo!

Quando comecei a pensar no destino de estreia da minha coluna aqui no Portal Cartão de Vistas/R7, surgiram mil possibilidades, já que foram tantos os lugares onde tive o privilégio de conhecer e desfrutar nesses últimos anos, mas nem um deles foi tão marcante e significativo como Paris! Já estive na Cidade Luz por duas vezes. A primeira porque ela é lista certa das primeiras cinco viagens que você deve fazer e a segunda foi só para ter a certeza de que a primeira não foi apenas um sonho.

La Belle...

Paris...

Ela Fascina! Ela é Exuberante!

Tudo o que contaram sobre Paris é a mais pura verdade! Poucos lugares do Mundo tem a capacidade de ser uma experiência tão única, que divida nossas vidas em antes e depois de conhecer Paris. 

Seu conjunto arquitetônico deslumbrante, o charme de suas ruas e avenidas e seus imponentes monumentos te lembram a todo momento que você está diante de parte do melhor que o ser humano foi capaz de construir e preservar. Com 200 museus e monumentos, Paris abriga um patrimônio artístico, histórico e cultural sem igual.

Seja caminhando, de metrô ou bicicleta, o que não falta é local bonito para conhecer. Muita informação em cada esquina, cada pequeno café, cada impecável bulevar. São muitos os atrativos! Paris é uma festa... De luzes e cores. A bela capital da França é sinônimo de charme e bom gosto na culinária, nos perfumes, na moda e no modo de viver.

As longas avenidas rodeadas de árvores, as pontes, a Torre Eiffel iluminada, os museus e os monumentos mais conhecidos do mundo, sem deixar de falar dos deliciosos crepes de chocolate na rua. Uma palavra que define a aura de Paris é: Elegância! E eu acho que por isso é quase impossível não se apaixonar à primeira vista! Capital da moda, da criação e das compras... Já deu até vontade de começar a fazer as malas, né!?

Os imperdíveis:

Torre Eiffel: O símbolo incontestável de Paris. Oferece um visual simplesmente estonteante da cidade do alto dos seus 324 metros. Ao cair da noite até 1h da madrugada ela cintila nos cinco primeiros minutos de cada hora. Um show a parte!

Champs-Élysées: A avenida mais emblemática de Paris. Onde você vai encontrar luxo e moda, grandes restaurantes, teatros e museus: Do Arco do Triunfo a Praça da Concórdia se acha de tudo.

Arco do Triunfo: Construído entre 1806 e 1836, o arco celebra as vitórias da Grande Armada de Napolão. Fica no centro da maior rotunda de Paris, a Praça Charlles de Gaulle ou Etóile (estrela), que faz a ligação entre 12 avenidas da cidade. Parada certa para uma foto!

Musée du Louvre: Antigo palácio dos reis da França, o Louvre expõe 35.000 obras de arte. Para visitar o maior museu do Mundo você vai precisar de mais do que um dia, tendo de ir para a fila bem cedo. Mais vale a espera!

Catedral de Notre-Dame: A igreja catedral de Paris inspirou filmes e romances. Símbolo da arquitetura gótica francesa, é conhecida pelas suas rosáceas e vitrais e também pelas estátuas dos terríveis gárgulas que “guardam” a cidade do topo do monumento.

Jardim do Luxemburgo: O Jardim e o Palácio do Luxemburgo, hoje sede do Senado francês, são um dos locais preferidos dos parisienses para descansar, ler, passear ou apenas tomar sol. Lindo e muito agradável para caminhar!

Palais Garnier – Ópera Nacional de Paris: Vale a vista ao teatro-obra prima de Charles Garnier, inaugurado em 1875, os seus suntuosos espaços públicos e suas exposições temporárias.

Museu d’Orsay: Museu instalado na antiga Gare d’Orsay (1900), consagrado à produção artística – pintura, escultura, fotografia, arte decorativa. Imperdível de verdade!

Em Paris existe um “Culto da beleza” - A capital e berço da moda, é uma cidade bonita, cheia de pessoas elegantes, com um sentido estético naturalmente apurado, que não as deixa sair de casa de qualquer forma. Cidade onde nasceu a moda, como é conhecida hoje, e mãe das grandes casas de alta costura. São inúmeras as Butiques e grandes lojas com suas decorações de grande estilo e sua seleção de artigos do mais alto nível, as grandes lojas são uma etapa inevitável nas compras em Paris.

Uma opção bacana são os flagships das grandes marcas. Estes brilhantes pontos de venda florescem dos Champs-Élysées à Rue de Rivoli. As galerias comerciais reúnem sob um mesmo teto, num ambiente requintado, várias marcas para as suas compras de moda, cosméticos, decoração…

Desejos de luxo são realizados em Paris! Perfumistas, joalheiros, criadores de alta costura, antiquários de prestígio, artesãos do luxo.

 

Mas existem também as compras deliciosas! Que são as compras de gastronomia refinada com seus grandes nomes de lojas de comestíveis finos e especialistas famosos. Em cada bairro, especialistas em adegas, em frios, confeiteiros, doceiros, chocolatarias, oferecem suas delícias para levar ou para dar de presente. Que são os coloridos macarrons, os croissants, os vinhos, como os de Champagne, o Bourgogne ou o Bordeaux e queijos roquefort ou camembert. Sabores elegantes, muito ao estilo francês, que fazem as delícias dos apreciadores gastronômicos de todo o Mundo.

Comer e beber bem é próprio dos franceses e comer bem é fazê-lo com requinte, qualidade e apresentação. Por isso vou selecionar aqui para vocês uma lista dos “Clássicos Bistrôs Parisienses”, com a ajuda da minha amiga a Super Chef de cozinha - Fernanda Gomes que hoje tem sua residência em Paris. Na próxima matéria, vou trazer para vocês essa lista imperdível dos melhores restaurantes em primeiríssima mão! Como dizem por lá: “La Creme de la Creme”. Não dá para perder, heim! Até a próxima semana!

Comentários
Assista ao vídeo