Business -

Brasil afirma-se como o maior mercado consumidor de perfumaria do mundo

28 de Outubro de 2014

 

No mundo, o setor de perfumaria representa o segundo maior mercado em CFT (Cosmetics, Fragrances and Toilletes). Com o aquecimento da economia há alguns anos, o consumo de fragrâncias aumentou, e hoje o Brasil é o mercado mais ávido por perfumes no mundo, representando 15,6% do mix global da categoria (fontes: ABIHPEC e Euromonitor). Os brasileiros têm o conhecido hábito de se perfumar e cuidar da higiene pessoal, com vários banhos ao dia e usar muito perfume. Tudo isso ocasionou também um aumento no desenvolvimento de produtos de perfumaria, disponibilizando várias opções de fragrâncias para os consumidores. Somente a linha de perfumaria da Natura, única multinacional brasileira com uma perfumista in house, dispõe de aproximadamente 76 opções em seu portfólio, que passam pelos caminhos olfativos florais, frutais, orientais, entre outros. 

 

A gerente de marketing de desenvolvimento de produto da Natura, Isabela Massola, comenta sobre algumas características desse mercado no Brasil, além do papel da empresa como protagonista do setor. Confira a entrevista:

 

Como você vê o mercado de perfumes hoje no Brasil?

Isabela: O Brasil é o maior mercado consumidor de perfumaria do mundo. E é um mercado que deve crescer quando levamos em consideração a cultura do brasileiro, no qual a importância de estar limpo e bem apresentável é muito importante. As fragrâncias e o “cheiro bom” que elas proporcionam têm muito a ver com isto.

 

Qual o diferencial do Brasil para outros países?

Isabela: O brasileiro, devido ao atual momento econômico e o aumento do poder aquisitivo das classes, tem aumentado o consumo de perfumes, inclusive os de maior valor, substituindo o uso de uma única fragrância para várias outras diferentes. Pelo clima e cultura dos brasileiros, fragrâncias mais frescas têm um espaço grande no mercado, independentemente da marca e seu status. Isso não está relacionado a preço, mas sim, a gosto pessoal.  

 

Qual a preferência da mulher e homem brasileiros com relação a fragrâncias? Qual o perfil dos consumidores em cada região?

Isabela: A preferência é por cheiros mais frescos, mas o Brasil já tem muitas opções de fragrâncias que se enquadram a vários caminhos olfativos, sejam eles frutais ou florais, como também os mais adocicados, que têm um espaço grande no mercado brasileiro. Todas as regiões do país consomem perfumes, e o perfil olfativo desses consumidores não é muito diferente. O que realmente difere é a frequência de uso: os nordestinos aplicam maior quantidade de perfume, mais vezes ao dia; enquanto os consumidores do sul fazem esse uso em menor frequência e quantidade.

 

O que representa o setor de perfumaria para a Natura? Quais investimentos são feitos anualmente nessa área?

Isabela: Hoje, a Natura conta com 15 óleos essenciais e aromáticos exclusivos e investe no desenvolvimento de novos para trazer a diversidade da natureza às suas fragrâncias, tornando-as mais ricas e inéditas olfativamente. Cada novo óleo essencial é como se pudéssemos descobrir uma nova cor que seria colocada à disposição de um pintor em sua paleta. Cheiros praticamente desconhecidos ou conhecidos apenas por quem vive em contato mais próximo à natureza. Com conhecimento especializado, tecnologia e maestria, estes óleos essenciais são transformados em fragrâncias exclusivas da Natura pela perfumista da marca, Verônica Kato – única perfumista in house do Brasil. Com esta profissional exclusiva, a Natura resgata a alquimia, a arte de criar perfumes, que reúne conhecimento técnico específico, sensibilidade e inspiração, construindo uma assinatura olfativa única aos perfumes da marca.

A Natura tem o compromisso com a sociedade de sempre utilizar as melhores opções de matérias-primas, prezando pela sustentabilidade, o que envolve as dimensões: econômica, ambiental e social. Por isso, 100% do nosso portfólio utiliza o álcool orgânico em sua formulação, produzido de forma sustentável e socialmente responsável, proveniente da cana-de-açúcar cultivada sem agrotóxicos e colhida sem queimadas.

 

Qual o diferencial da Natura para se destacar nesse concorrido mercado? Quais as expectativas para o futuro do segmento?

Isabela: Temos o nosso jeito de fazer perfumes, que é diferente do que se encontra no mercado atual. Partimos de convites que promovem a identidade e ajudam cada pessoa a expressar sua beleza única, autêntica e genuína. Temos a arte de perfumistas, óleos essenciais exclusivos e belos frascos, além do compromisso com a sustentabilidade, mesmo na perfumaria – mercado ainda tão distante dos conceitos sustentáveis. Este é o jeito Natura de fazer perfumes. Dentro desta nossa forma de pensar e agir, renovamos nossas marcas clássicas e trazemos sempre novas propostas para continuar a encantar o mercado brasileiro.

 

Comentários
Assista ao vídeo