Cultura - Educação

Exposição Multimídia Memorial Carlos Queiroz Telles

29 de Outubro de 2014

 

Um dos principais autores teatrais brasileiro da segunda metade do século XX, com importantes obras como “Muro de Arrimo” e“A Bolsinha Mágica de Marly Emboaba”, o dramaturgo Carlos Queiroz Telles terá sua vida e obra lembrada em uma exposição multimídia no Teatro Aliança Francesa.

A Exposição Multimídia ficará em cartaz durante o mês de Novembro no hall do Teatro, através de diversos televisores em que o público poderá assistir a vários depoimentos, entrevistas e debates sobre sua vida e obra.

Entre os entrevistados estão Antônio Fagundes (ator), Alcides Nogueira (dramaturgo e autor de telenovelas), Alexandre Borges (ator e diretor), Renato Borghi (ator), Jorge da Cunha Lima (ex-secretário de Cultura do Estado de São Paulo e presidente da TV Cultura), Mario Masetti (diretor), Renata Pallotini (dramaturga), Ety Freiser (atriz) entre outros.

Todos os depoimentos são de amigos e pessoas que trabalharam com ele. Destaque para os de Ety Fraser que atuou em “A Ponte”, texto inaugural do Teatro Oficina, Jorge da Cunha Lima que o conheceu na Faculdade São Francisco e Renata Pallotini que escreveu com Carlos Queiroz Telles “O Julgamento”. Uma telenovela brasileira produzida pela extinta TV Tupi e exibida às 20h, entre 04 de outubro de 1976 a 30 de abril de 1977, com 178 capítulos.

Paralelo à exposição estará em cartaz no Teatro Aliança Francesa, o espetáculo Muro de Arrimo de Carlos Queiroz Telles, com direção de Alexandre Borges e protagonizado por Fioravante Almeida.

A trama baseada numa notícia de jornal traz o momento do Brasil e da seleção brasileira, por meio do personagem Lucas. Ele está no alto de um arranha céu ouvindo ansiosamente no seu radinho de pilha o locutor falar sobre o pré-jogo, enquanto tenta concentrar-se em sua tarefa de construir um muro no alto de um prédio. Durante o trabalho, Lucas revela seus sonhos, desejos, vontades e suas desilusões. Ele contrasta momentos de euforia e meditação, já que apostou meio salário na vitória do Brasil.

O espetáculo teve uma montagem clássica em 1975, no Teatro Aliança Francesa, com Antônio Fagundes fazendo o pedreiro e direção de Antônio Abujanra, que renderam a peça diversos prêmios como Molière e Anchieta de melhor autor e APCA para a direção.

 

SERVIÇO:

LOCAL: Teatro Aliança Francesa, Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque. 226 lugares+ 04 PNE. (Estacionamento conveniado em frente)

DATA: 31/10 até 30/11, (Segunda à Sábado das 09h às 21h, Domingos 16h às 19h e horários especiais nos feriados, conferir no site da Aliança.)

INFORMAÇÕES: 3017 5699 - r. 5602 e www.teatroaliancafrancesa.com.br

INGRESSOS: Gratuito

CLASSIFICAÇÃO: Livre

 

Comentários
Assista ao vídeo