Cultura - Teatro

Performance com textos de Caco Galhardo acontece de madrugada na Casa das Rosas

30 de Outubro de 2014

Em LISTENING TO THE SHEEP SLEEPING, ação performativa criada por Alexandre D’Angeli, o público é convidado a se deitar ao lado de Félix, um homem com cabeça de carneiro e escolher entre quatro textos que dizem respeito à vida da figura híbrida. Escritos por Caco Galhardo, os textos narram situações cotidianas que resvalam em “grandes questões” a respeito de Félix. A performance acontece de 7 a 28 de novembro, sextas-feiras, das 23h59 às 3 horas, na Casa das Rosas.

Para interagir com a obra, foi criada uma instalação que traz uma cama de casal, onde o público pode se deitar ao lado do performer e escolher entre os quatros textos que foram gravados e disponibilizados em áudio por meio de aparelhos de mp3 e fones de ouvido. Não há um tempo determinado para cada contato, apenas a regra de que se escute um texto por vez, sendo necessário sair e voltar para a escuta dos demais.

Com um humor mais calcado na ironia e acidez, os textos de Caco Galhardo – Infância, Adolescência, Sonho e Tosa –, com duração de cinco minutos cada, têm como tema comum a violência e são recortes de quatro momentos da vida de Félix, o homem carneiro, com início na infância, passando pela adolescência até a vida adulta. Na última fase o autor escreve dois textos, um deles convida o público a entrar no sonho deste sujeito que dorme. “Não queria escrever os textos para tratar de algo épico, grandioso, mas dos tipos de neuroses urbanas”, completa Caco.

A proposta, na medida em que possibilita aos visitantes deitarem-se ao lado do performer e integrar a obra, afirma seu caráter participativo e vivencial em novas concepções de arte, bem como seu caráter processual. “Na linguagem performativa o público articula como criador de significantes e atua como elemento colaborador para a existência da ação. A performance depende necessariamente da interação física e sensorial do público para que seja o que ela é. O público, que integra, é peça ‘construtiva’ da instalação, sem essa imersão a performance não se faz como performance”, explica Alexandre.

A cabeça de carneiro

LISTENING TO THE SHEEP SLEEPING teve início durante um curso que o performer Alexandre D’Angeli participou em Paris (França) chamado Les métamorphoses du Corps – Les animaux, que previa desenvolver uma dramaturgia corporal a partir da relação homem/animal, onde a figura do carneiro foi escolhida para a pesquisa. No encerramento do processo, o artista desenvolveu uma série de microperformances acompanhada de um texto, uma espécie de gênese que serviu de leitura para a mostra. De volta ao Brasil, o projeto foi sendo amadurecido até o encontro com Caco Galhardo, que motivado pelo diálogo possível com o universo dos quadrinhos, aceitou o convite para a escrita dos textos que configuram a proposta atual.

Parte importante da obra é a caracterização de Félix e para isso o performer convidou o escultor e designer de criaturas Glauco Longhi para a criação de uma máscara realista que reproduz a cabeça de um carneiro. Confeccionada em silicone e pelagem sintética, a peça foi especialmente modelada para a performance de forma que pudesse unir a animalidade e humanidade na figura criada pelo artista Alexandre D’Angeli. Além da realidade necessária, era importante que o adereço não ficasse caricato e possibilitasse movimentos sutis e naturais como a abertura das pálpebras, que é uma reação de extrema importância no contato visual e mediação entre o performer e a pessoa que participa da ação.

Diálogo com o público

Alexandre D’Angeli vem experimentando diversas linguagens desde o espetáculo Molloy – O fim está no começo e no entanto continua-se, solo de teatro gestual inspirado no romance de Samuel Beckett, que também agregava elementos da performance e, sobretudo, do teatro de formas animadas – o que fez com que participasse de vários projetos que investigam novas práticas dentro das Artes Cênicas (Reflexos de Cena – SESC Consolação, Cena Aberta – SESC Rio Preto, Experimento Cênico – SESC Araraquara e Palco Giratório na Mostra Cariri das Artes, entre outros). O artista também foi responsável pela série de intervenções na Virada Cultural dentro do Terminal Rodoviário do Tietê.

LISTENING TO THE SHEEP SLEEPING faz uso dos conceitos da Live Art, que constitui essencialmente obras artísticas temporárias que cobrem diversas áreas e discursos, envolvendo, de alguma maneira, corpo, espaço e tempo. “É fato que as artes, cada vez mais, se abrem para experiências culturais díspares. Nesse contexto, instalações, performances e intervenções são amplamente realizadas, sinalizando a ampliação das camadas de produção, sem, no entanto, deixar de reafirmar a criação artística às coisas do mundo, à natureza e, sobretudo, sua realidade urbana”, acredita Alexandre.

Neste contexto e com o propósito de investigar além da performance, elementos da arte ambiente é que o artista criou LISTENING TO THE SHEEP SLEEPING, apostando em novas possibilidades de diálogo com o público fora do espaço habitual das salas dos teatros.

Sobre Alexandre D’Angeli

Alexandre D’Angeli é ator, bonequeiro, performer e figurinista. Em 2006 e 2007 estudou mímica corporal dramática e acrobacia teatral pelo Ateliê de Belleville, em Paris (França), sob orientação do mestre Ivan Bacciocchi. É fundador e diretor artístico do ânima Dois núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro, nome dado a sua pesquisa solo e de onde resultou o espetáculo Molloy – O fim está no começo e no entanto continua-se, inspirado no romance de Samuel Beckett. Participou da VII Mostra Cariri das Artes – Palco Giratório do SESC Ceará e da mostra Samuel Beckett - 100 anos, no SESC Santana. Esteve na inauguração da nova unidade do SESC São José dos Campos como artista convidado para abertura da Sala Corpo e Arte, apresentando Esboço para my Adult World, do espetáculo Nenhuma Saudade de Nada. Em 2010 foi responsável pelas intervenções e performances realizadas no Terminal Rodoviário do Tietê durante a Virada Cultural. Com a intervenção Objetos de Valor participou da Paralela da Bienal de São Paulo no SESC Campinas. Recentemente esteve na 8ª Cena Breve Curitiba com Esboço para My Adult World. No segundo semestre estreia o espetáculo para criançasSilêncio, assinando a direção para a Companhia dos Três. Entre os dias 19 e 25 de outubro realiza a performance 436 na Estação Pinacoteca – Museu da Resistência a respeito dos 50 anos do Golpe Militar.

Para roteiro:

LISTENING TO THE SHEEP SLEEPING – De 7 a 28 de novembro, sextas-feiras, das 23h5

9 às 3 horas. Idealização e Performance – Alexandre D’Angeli. Texto – Caco Galhardo. Orientação – David Limaverde. Confecção da Máscara – Glauco Longhi. Trilha Sonora e Locução – Alexandre D’Angeli. Recomendável para maiores de 14 anos. GRÁTIS.

CASA DAS ROSAS – Avenida Paulista, 37 – Bela Vista. Telefone – (11) 3285-6986. Acesso para deficientes físicos.Capacidade – 30 lugares. Convênio com o estacionamento Patropi – Alameda Santos, 74. www.casadasrosas.org.br

 

Comentários
Assista ao vídeo